Gab.: C
a) Rootkit é um software, na maioria das vezes malicioso, criado para esconder ou camuflar a existência de certos processos ou programas de métodos normais de detecção e permitir acesso exclusivo a um computador e suas informações.
b) Botnet, um tipo de malware que executa tarefas de maneira autônoma e automática. Tem sido empregado para realizar ataques distribuídos de negação de serviço (ataque DDoS). O proprietário de uma botnet pode controlá-la usando um software de comando e controle.
c) A fim de descobrir, em tempo real, as tentativas de acessos não autorizados a recursos de sistema, utiliza-se o serviço de segurança que monitora, analisa e informa os eventos ocorridos no próprio sistema denominado IDS (Intrusion detection system), que se refere aos meios técnicos de descobrir em uma rede acessos não autorizados que podem indicar a ação de um cracker ou até mesmo de funcionários mal intencionados.
d) NAT é um protocolo, localizado no Gateway da rede (o roteador, normalmente) que permite que vários computadores, com endereços IP válidos internamente, possam acessar a Internet por meio de um único endereço IP válido nela (esse endereço será do roteador).
e) ipconfig é um comando para visualizar o endereço IP do computador em linha de comando, no Windows.
Outra questão relacionada:
Q236103 Ano: 2012 Banca: CESPE Órgão: Polícia Federal Prova: CESPE - 2012 - Polícia Federal - Papiloscopista da Polícia Federal
Julgue os itens subsequentes, acerca de segurança da informação.
Os sistemas IDS e IPS (intrusion prevention system) utilizam metodologias similares na identificação de ataques, visto que ambos analisam o tráfego de rede em busca de assinaturas ou de conjunto de regras que possibilitem a identificação dos ataques. (CERTO)