SóProvas


ID
2852392
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BNB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Considerando as diversas temáticas que envolvem a região Nordeste do Brasil, julgue o item que se segue.

O Nordeste tornou-se um grande receptor de migrantes das outras regiões do Brasil, em razão de fatores como a crise do ciclo da cana-de-açúcar, a perda da capital federal para o Rio de Janeiro e os ciclos econômicos de grande acumulação de capital acontecidos fora da região nordestina.

Alternativas
Comentários
  • O Nordeste se tornou-se um grande "doador" de migrantes para outras regiões do Brasil, e não receptor.


    Migração nordestina refere-se a um processo migratório da região nordeste para outras partes do Brasil.


    A estagnação econômica, as constantes secas, em contraste com a prosperidade econômica de outras regiões do Brasil, foram fatores determinantes no início do processo migratório nordestino. 


    Com o início do "Ciclo da Borracha" em 1879, os nordestinos migraram para a região da Amazônia.


    Com o auge da industrialização do Brasil, a migração nordestina para a região Sudeste.


    Com o declínio do crescimento industrial do Sudeste, a migração nordestina para SP e RJ diminuiu.


    Entre as décadas de 80 e 90, a migração polinucleada, foi para a região do DF e a região amazônica



    wikipedia.org

  • A região nordestina foi, por muito tempo, doadora de migrantes, e não receptora, como afirma a questão. Um dos fatores foi o período de industrialização do país, responsável por esse processo de deslocamento. Atualmente, tem-se o processo de retorno, já que muitas indústrias passaram a instalar suas fábricas na região (principalmente industrias texteis).

    Saudades daquele programa do Gugu, "De Volta para Minha Terra". Rsrs

    Bons estudos!

  • GAB: E

    O Nordeste tornou-se um grande receptor de migrantes das outras regiões do Brasil, em razão de fatores como a crise do ciclo da cana-de-açúcar, a perda da capital federal para o Rio de Janeiro e os ciclos econômicos de grande acumulação de capital acontecidos fora da região nordestina.

     

  • Na verdade o nordeste foi doador , pois quando houve a crise da cana de açúcar muitos migraram para as regiões sudeste do país.

  • Analisando a questão:

    Nem precisamos de conhecimento do tema para responder esta questão

    Pensando da seguinte maneira:

    Cmo umaregião vai receber migrantes com fatores como a crise do ciclo da cana-de-açúca e os ciclos econômicos de grande acumulação de capital acontecidos fora da região nordestina?

    Os empregos ficariam escassos e as pessoas procurariam em outra região

    Logo vemos que o nordeste foi um doador de migrantes

  • GAB E

    CRISE NO NORDESTE---IDA PARA OUTRAS LOCALIDADES

  • Analisando a história brasileira, percebemos que desde o tempo da colonização os movimentos migratórios estão associados a fatores econômicos. Quando terminou o ciclo da cana-de-açúcar no Nordeste e se iniciou o do ouro em Minas Gerais, houve um grande deslocamento de pessoas e um intenso processo de urbanização no novo centro econômico do país. Mais tarde, com o ciclo do café e o processo de industrialização, o eixo São Paulo-Rio de Janeiro se tornou o grande polo de atração de migrantes, que saíam de sua região de origem em busca de emprego ou melhores salários. Somente a partir da década de 1970, com o processo de desconcentração da atividade industrial e a criação de políticas públicas de incentivo à ocupação das regiões Norte e Centro-Oeste, a migração em direção ao Sudeste começou a apresentar significativa queda.

  • Emigrante # Imigrante # Migrante

    EMIGRANTE > aquele que SAI

    IMIGRANTE > aquele que entra

    MIGRANTE > aquele que ESTÁ em constante movimento migratório (entra/sai)

    Na verdade a região nordeste, conhecidamente, teve autos índices de EMIGRAÇÃO !!!

  • O Nordeste tornou-se uma região de EVASÃO de migrantes PARA outras regiões do Brasil, em razão de fatores como a crise do ciclo da cana-de-açúcar, a perda da capital federal para o Rio de Janeiro e os ciclos econômicos de grande acumulação de capital acontecidos fora da região nordestina.

    Gabarito: Errado

  • Atualmente acontece a Migração de Retorno, Pessoas que estavam no Sudeste acabam voltando para seu estado.

    PMAL2021

  • DOADOR

  • Os ciclos econômicos de grande acumulação de capital acontecerem fora da região nordestina, com isso, o nordeste tornou-se um grande doador de migrantes para outras regiões do Brasil, em razão de fatores como a crise do ciclo da cana-de-açúcar, perda da capital federal para o Rio de Janeiro e a seca (escassez);

  • Povo guerreiro é o nordestino, é o único povo que você encontra praticamente em todos os cantos do Brasil, significa que onde tem trabalho eles estão lá pra lutar.

  • Nordeste se tornou um lugar de repulsão

    PMAL 2021

  • Na verdade, muita gente sai do Nordeste para outras regiões do Brasil, e não é um "receptor", tampouco um "grande receptor" kkkkk. Geralmente as pessoas de outras regiões que vem pra cá, são uma quantidade pequena, em sua maioria dono de empresas/indústrias devido a facilidade e incentivo que o próprio governo da a esses empresários.

    Gab: ERRADO

    • O Nordeste tornou-se um grande receptor de migrantes das outras regiões do Brasil (Não = As recepções que ocorrem se devem às migrações de retorno, que nada mais é do que a volta dos que saíram antes)

    • Crise do ciclo da cana-de-açúcar (A única crise de cana de açúcar se deu lá no século XVII, quando a Holanda "descobriu" como o Brasil produzia tão bem e passou a competir com ele em exportações)

    • A perda da capital federal para o Rio de Janeiro (A Capital é Brasília)

    • Ciclos econômicos de grande acumulação de capital acontecidos fora da região nordestina. (Isso invalida a primeira alternativa, acumulação de capital é um atrativo)
  • quando você vir que no nordeste ocorre migração de RETORNO, marque sem medo. De outro modo, ainda não há intensos fluxos migratórios para essa região
  • é so lembrar das migraçoes

    PMAL 2021 PERTENCEREMOS

  • Errado,o nordeste tornou-se um grande doador de migrantes para outras regiões
  • Moro no nordeste e posso afirmar com toda segurança do mundo que essa questão é falsa. Uma grande parcela de pais de familia ou não, saem do nordeste em busca de emprego em outras regiões do país (especialmente na região sul e centro-oeste).

  •  A perda da capital federal para o Rio de Janeiro ? hãããã? Errada!

  • A cana acabou > Vou atrás do ouro. Tchau!

  • Tipos de migrações

    Migrações internacionais – as que ocorrem de um país para outro:

    Imigração – é caracterizada pela entrada de indivíduos ou grupos, em outro país. O imigrante é visto do ponto de vista do país que o acolheu O termo se aplica só às pessoas que pretendem fixar residência permanente no país adotivo, participando da sua vida social.

    Emigração – é caracterizada pela saída de indivíduos ou grupos, de seu país de origem, para se estabelecer em outro. Emigrante é aquele que mudou de seu país para residir em outro, visto do ponto de vista do país de origem.

    Migrações internas – são aquelas que ocorrem dentro do próprio país:

    Êxodo rural ou rural urbana – é o deslocamento da população rural para a cidade.

    Migração urbano-rural – é o deslocamento das pessoas da cidade para o campo.

    Migração urbano-urbana – é a mudança de indivíduos de uma cidade para outra.

    Migração pendular – típica das grandes cidades, onde centenas de pessoas saem de sua cidade para trabalhar em outra, retornando no final do dia.

    Migração sazonal – ligada às estações do ano, onde o migrante sai de sua cidade, em determinado período do ano, retornando posteriormente. Um exemplo são os trabalhadores que saem das regiões secas do Nordeste em busca de trabalho em outras regiões.

  • ERRADA.

    O nordeste continua a mandar gente pelo Brasil.

  • Eu venho lá do sertão, eu venho lá do sertão

    Eu venho lá do sertão e posso não lhe agradar

  • Além do Nordeste não ser receptor de imigrantes, não perdeu a capital federal para o Rio de Janeiro. Questão erradíssima!

  • Em toda historia vemos que o Nordeste sempre foi doador de pessoas para o sul, pessoas essas que buscavam melhores condições de vida, pela procura de empregos!

    PMAL2021☠

  • Pegadinha do maladroo

  • O Nordeste tornou-se um grande DOADOR de Emigrantes para outras regiões do Brasil, em razão de fatores como a crise do ciclo da cana-de-açúcar, a perda da capital federal (ANTES, SALVADOR) para o Rio de Janeiro e os ciclos econômicos de grande acumulação de capital acontecidos fora da região nordestina. (Ciclo do OURO em MG)

  • Movimentos populacionais é um dos temas mais abordados em provas e depende de conhecimentos de demografia, geografia da população e amplo acompanhamento do noticiário sobre as crises humanitárias relacionadas aos processos de migração em massa. Sobre os movimentos populacionais da região Nordeste julgamos o item a seguir.
    Análise do item:

    O Nordeste tradicionalmente perde população no saldo migratório. Isto significa que no geral mais gente sai do que chega. A crise do açúcar não produziu grandes movimentos populacionais, a transferência da capital que ficava na região, em Salvador foi durante o período colonial e nos ciclos econômicos que não envolveram a região como o da mineração e café as pessoas saíram de lá para se estabelecer em outras partes do país. Com a industrialização e urbanização no Sudeste, é que iniciou-se um fluxo maciço de pessoas, durante meados do século XX, que permanece em menor escala até os dias atuais. 

    GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO



  • ERRADO.

    O Nordeste tornou-se um grande receptor de migrantes das outras regiões do Brasil, em razão de fatores como a crise do ciclo da cana-de-açúcar...

    Isso não faz sentido, é ao contrário, o Nordeste foi uma região de saída.

  • Ao contrário o sul e sudeste receberam esses migrantes que fugiam do nordeste.
  • Grande doador, receptor foi o sul e o sudeste.