SóProvas


ID
2852533
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BNB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Com relação a fundos de investimentos, depósitos de poupança e títulos de capitalização, julgue o item subsecutivo.

Os fundos de investimento que se destinam a clientes com perfil mais conservador e que invistam em ativos cuja rentabilidade acompanhe, direta ou indiretamente, indicador de desempenho predefinido qualificam-se como fundos referenciados.

Alternativas
Comentários
  • Renda Fixa - Referenciados

    Buscam acompanhar a variação de determinado indicador de referência (benchmark) definido em seu objetivo. Esse indicador pode ser um índice de mercado ou uma taxa de juros.


    Para isso, devem manter no mínimo 95% de seu patrimônio líquido investido em ativos que acompanhem o indicador e ter no mínimo 80% do patrimônio representado por títulos públicos federais, ativos de renda fixa considerados de baixo risco de crédito ou cotas de fundos de índice que invistam em ativos com essas características.


    O fundo referenciado mais popular é o chamado Fundo DI, cujo objetivo de investimento é acompanhar a variação diária das taxas de juros praticadas no mercado interbancário. São um pouco mais sensíveis às variações nas taxas de juros quando comparados aos de curto prazo, embora ainda sejam considerados de baixo risco.

  • São conhecidos atualmente por se chamarem fundos simples.

  • A questão trata de Fundos de Investimento: renda fixa e renda variável.

    Os de renda fixa podem ser referenciados, não referenciados e genéricos:

    1) Referenciados: administração passiva da carteira, tentam replicar o desempenho de um índice específico. Parâmetro de desempenho = indicador de referência benchmark (CDI, Selic, Ibovespa, câmbio...).

    2) Não referenciados: o contrário do referenciado (kkk), não precisam replicar o desempenho de um indicador.

    3) Genéricos: são mais agressivos que os outros, pois possuem maior liberdade de em selecionar os ativos para investimento.

    Fonte: ASSAF NETO, 2018, capítulo 19.

  • Os fundos de investimento que se destinam a clientes com perfil mais conservador e que invistam em ativos cuja rentabilidade acompanhe, direta ou indiretamente, indicador de desempenho predefinido qualificam-se como fundos referenciados.

    certo

  • Se são clientes mais conservadores, estamos falando da renda fixa. Nesse caso da questão, diz respeito ao fundo de renda fixa referenciado.

    Resposta: Certo

  • CERTO

    Fundos referenciados

    Buscam reproduzir, da forma mais fidedigna possível, as variações de determinado parâmetro de desempenho por eles especificado.

    Os fundos de investimento referenciados têm por objetivo reproduzir as variações do indicador de desempenho (benchmark) definido em seu regulamento, investindo, no mínimo, 95% de seus recursos em ativos que acompanhem a oscilação deste.

    A rentabilidade dos fundos de investimento referenciados está associada à variação do indicador de desempenho. Esses fundos podem utilizar derivativos apenas com o objetivo de proteção (hedge), sem permitir qualquer tipo de alavancagem.

    Os fundos de investimento referenciados mais conhecidos são os fundos DI, cujo objetivo de investimento é reproduzir a variação diária das taxas de juros SELIC / CDI. O crédito do resgate do valor parcial ou total investido pelo cotista deste fundo de investimento costuma ser executado no mesmo dia de sua solicitação.

  • A questão requer conhecimento de tipos de Fundos de Investimento.

     

    Fundo de Investimento é uma aplicação financeira, em que o total de dinheiro dos investidores (chamados de cotistas) é aplicado em diversos ativos financeiros com o objetivo de obter rendimentos e lucros. Esses ganhos são, então, distribuídos aos investidores.

     

    O Fundo Referenciado tem como sua principal característica a sua política de investimentos, que busca acompanhar, ou replicar, a performance de um  (benchmark). Pode ser classificado como Fundo de Renda Fixa. Ele recebe o nome de "Referenciado" justamente por conta da “referência” que ele deve seguir, que pode ser o CDI, o IGP-M ou o IPCA.

     

    Gabarito: Certo.