A contagem detalhada é a contagem usual de pontos de função e é realizada da seguinte forma:
1. determina-se todas as funções de todos os tipos (ALI, AIE, EE, SE, CE) 2. determina-se a complexidade de cada função (Baixa, Média, Alta) 3. calcula-se o total de pontos de função não ajustados.
A contagem estimativa é realizada da seguinte forma:
1. determina-se todas as funções de todos os tipos (ALI, AIE, EE, SE, CE) 2. toda função do tipo dado (ALI, AIE) tem sua complexidade funcional avaliada como Baixa, e toda função transacional (EE, SE, CE) é avaliada como de complexidade média. 3. calcula-se o total de pontos de função não ajustados.
Logo, a única diferença em relação à contagem usual de pontos de função é que a complexidade funcional não é determinada individualmente para cada função, mas prédefinida para todas elas.
A contagem indicativa é realizada da seguinte forma:
1. determina-se a quantidade das funções do tipo dado (ALIs e AIEs) 2. calcula-se o total total de pontos de função não ajustados da aplicação da seguinte forma:
tamanho indicativo (pf) = 35 x número de ALIs + 15 x número de AIEs
Portanto esta estimativa é baseada somente na quantidade de arquivos lógicos existentes (ALIs e AIEs). A contagem indicativa é baseada na premissa de que existem aproximadamente três EEs (para adicionar, alterar, e excluir dados do ALI), duas SEs, e uma CE na média para cada ALI, e aproximadamente uma SE e uma CE para cada AIE.
http://fattocs.com/files/pt/artigos/contagem_antecipada_de_pf.pdf