-
tão óbvia que dá medo de marcar
2015
De acordo com a definição do NIST indique em qual modelo de serviço a capacidade entregue ao consumidor é o fornecimento de capacidade de processamento, armazenamento, redes e outros recursos de computação fundamentais, nos quais o consumidor é capaz de implantar e executar software arbitrário, que pode incluir sistemas operacionais e aplicações. O consumidor não gerencia ou controla a infraestrutura da nuvem subjacente, mas tem controle sobre sistemas operacionais, armazenamento e aplicativos implantados; e, possivelmente, controle limitado de componentes de rede selecionados.
Resposta: IaaS
-
Fiquei na dúvida quanto ao termo "elasticidade", mas depois de pesquisar, achei uma boa definição: "Bem, elasticidade é a capacidade do ambiente computacional da nuvem aumentar ou diminuir de forma automática os recursos computacionais demandados e provisionados para cada usuário. É a escalabilidade em duas direções: tanto cresce quanto diminui a capacidade ofertada."
fonte: https://www.ibm.com/developerworks/community/blogs/ctaurion/entry/o_que__c3_a9_elasticidade_em_cloud_computing?lang=en
-
O termo elasticidade é tão velho quanto o proprio conceito de cloud computing em si...quando eu fazia Pos Doutorado, há 19 anos atrás, ele já era muito falado.
-
IaaS (Infrastructure as a Service) O IaaS é a camada básica e estrutural para o funcionamento da Cloud Computing. Ela representa toda a parte física como servidores, Data Centers, hardwares e equipamentos de energia e refrigeração, que possibilitam o armazenamento e a transmissão de dados e aplicações de forma rápida por meio da Internet. É ela que garante o funcionamento do serviço e permite que a plataforma trabalhe na criação do sistema a ser utilizado. A infraestrutura pode ser alocada tanto dentro da empresa, exigindo a implementação dos hardwares necessários para o processo, como fora dela, em provedores terceirizados que podem estar localizados até mesmo em outros países. Como a tecnologia funciona através do uso da Internet, o provedor fornece todo serviço remotamente, desde a Infraestrutura até a aplicação final usada na empresa. Toda essa atividade é coordenada por profissionais denominados arquitetos de infraestrutura, que organizam e dão manutenção para que o serviço funcione com qualidade e eficiência.
<!-- Este texto é de autoria do Canal Comstor. Pode ser divulgado apenas com as devidas menções de suas fontes originais. -->
Leia mais em <a href='https://blogbrasil.comstor.com/bid/294730/o-que-saas-paas-e-iaas'>https://blogbrasil.comstor.com/bid/294730/o-que-saas-paas-e-iaas</a>
Canal Comstor - O blog dos negócios de TI.
-
CORRETO
Flexibilidade
Um serviço do tipo IaaS é flexível pois permite cancelá-lo, aumentá-lo ou diminui-lo a qualquer momento.
Efetividade
É efetivo pois funciona de maneira eficaz, com baixos riscos de perda de dados, agregando valor ao seu negócio, diminuindo os custos e aumentando a segurança dos dados armazenados.
Escalabilidade
Em um mês você pode requerer alguns servidores virtuais onde armazenará poucos dados e terá pouco tráfego, enquanto pode pedir o dobro no próximo mês, ou seja, totalmente escalável.
Elasticidade
Na computação em nuvem, elasticidade é a capacidade de um sistema de se adaptar a uma variação na carga de trabalho quase instantaneamente e de forma automática.
Segurança
Quando não é feito um serviço na nuvem os arquivos estão sujeitos a: acessos não autorizados, perda por falhas em hardwares, desastres naturais. Com a nuvem os arquivos podem ter o acesso restrito a usuários autorizados, backup'a automáticos, tudo para aumentar a segurança dos dados armazenados.
-
Em um serviço do tipo IaaS, o provedor deve fornecer recursos com flexibilidade, efetividade, escalabilidade, elasticidade e segurança.
IaaS está ligada a hardwares e softwares para suportar as demandas do PaaS e SaaS, logo, ela precisa fornecer recursos como flexibilidade, efetividade, escalabilidade, elasticidade e segurança.
-
São características essenciais da computação em nuvem: S E M A P
Serviço sob demanda (Mesma ideia de Self-service em restaurante. Tem tudo lá, serve o que precisa)
→ Consumir, unilateralmente, pode requerer/dispensar capacidade da computação sem precisar de interação humana
Elasticidade rápida; (Arquitetura em escalabilidade)
→ Recurso de alocação;
→ Tanto para mais, quanto para menos e em qualquer momento
Medição dos serviços
→ São controlados e otimizados automaticamente de forma transparente tanto para cliente quanto para fornecedor
Amplo acesso aos serviços;
→ Todas as funcionalidades estão disponíveis através da rede
→ São acessíveis por plataformas heterogêneas (Celular, PC, iPads, etc.)
→ Acesso ubíquo
Pool (reserva) de recursos;
→ Modelo multi-tenant (Vários inquilinos)
→ Intuito de servir vários clientes, com diferentes recursos físicos/virtuais
-
As características elencadas são da computação em nuvem como um todo, independente do modelo de implementação.
Em resumo, temos que:
▪ Flexibilidade: um serviço em nuvem permite o cancelamento, aumento ou redução a qualquer momento.
▪ Efetividade: atende ao propósito para o qual foi contratado.
▪ Escalabilidade: possibilidade de atender a novas demandas.
▪ Elasticidade: capacidade de um sistema de se adaptar a uma variação na carga de trabalho quase instantaneamente e de forma automática.
▪ Segurança: com a nuvem, os arquivos podem ter o acesso restrito a usuários autorizados, backup's automáticos e outros tratamentos de segurança.
Gabarito: Certo.
-
Estás são características básicas de todas as nuvens, todos os clouds services dispõem de :
- Flexibilidade
- Elasticidade
- Efetividade
- Escalabilidade
- Segurança
Tanto IAAS, PAAS, SAAS e as demais , precisam compor estes requisitos para prestarem seus serviços.
Gaba: CERTO
-
Esse "efetividade" está no NIST?
-
Gabarito: Certo.
Questão da prova da PF/2021 - ESCRIVÃO
72 - A PaaS (plataforma como um seviço) contém os componentes básicos da IT na nuvem e oferece o mais alto nível de flexibilidade e de controle de gerenciamento sobre os recursos de tecnologia da informação no que diz respeito a cloud computing.
ERRADO! O correto seria IaaS!
IaaS - Infraestrutura com Serviços --> As partes de um servidor são alugadas sob demanda. É a terceirização (Aluguel) de partes de uma infraestrutura, ou seja, o provedor fornece processamento, memória, armazenamento e outros recursos computacionais para o consumidor. Também pode ser chamado de Hardware as a Service (HaaS). O Consumidor não controla a parte física da infraestrutura, o controle se dar por meio de virtualização de máquinas.
E quais esses recursos oferecidos?
- Pool de Recursos (Resource pooling)
- Amplo acesso a rede
- Elasticidade rápida
- Serviços mensuráveis (Measured Services)
- Auto-atendimento sob demanda (On-Demand Self-Service)
DICA: QUANDO, DE ALGUM MODO, A QUESTÃO FALAR EM COMPONENTES (DRIVE, PEÇAS) É UM INDICATIVO DE IAAS.
-
nuvem:
Segura!
Elástica
Flexível
S = software = nós no icloud. = s.a.a.s
P = plataforma = desenvolvedores = p.a.a.s
I = infra = hardwares = i.a.a.s (impressora é hardware, impressora é i.a.a.s
-
Comentários do prof. Diego do Estratégia (@professordiegocarvalho):
Perfeito! O provedor de computação em nuvem deve fornecer recursos com flexibilidade, efetividade, escalabilidade, elasticidade e segurança.
Gabarito: Correto
-
Em um serviço do tipo IaaS, o provedor deve fornecer recursos com flexibilidade, efetividade, escalabilidade, elasticidade e segurança.
correto.
alem disso, o principais servicos IaaS sao compute, storage, rede e db