A questão não estar mau formulada apenas o examinador tenta confundir com suas opções de reposta, essa questão para ser resolvida tem quer fazer o esquema sem ler as respostas (depois de fazer o esquema das chaves e cripitografias leremos as opções) ´só interpretar o enuciado (vamos lá) .
1- Passo Joao usou sua chave privada para assinar digitalmente 2-Para Maria abrir, ela vai ter que usar a chave pública de João para sertifica-se que foi João o REMETENTE. Aconteceu a (Autentcidade)
OBS ---> ESSA PRIMEIRA PARTE É SIMPLES MAS O EXAMINADOR QUER LE CONFUDIR. A SEGUNDA PARTE É MAIS SIMPLES AINDA, VEJA.
3 - (Passo) para João cripitografar ELE TEM QUE USAR A CHEVE PÚBLICA DE MARIA. 4- Para Maria descripitografar vai ter que usar SUA chave PRIVADA mantendo a (CONFIABILIDADE) o sigilo. ok
Só que Luís, detentor da chave pública de Maria, farejar todos os pacotes enviados por João ATENÇÃO isso aqui que confunde mas esta ai só para confundir (essa banca é esperta)
a) Luís pode alterar as mensagens enviadas a Maria, preservando a integridade. (Luis vai apenas olhar para a mensagem cripitografada e vai saber quem foi o remetente somente, pois, ele tem apenas a cheve pública de Maria , só que quebra a integridade).
b) Luís pode descriptografar a mensagem enviada a Maria. (NÃO, para descripitografar Luís tem que ter a chave privada de Maria )
d) João utilizou sua própria chave privada na encriptação da mensagem. (NÃO, utilizou sua própria chave privada na AUTENTIFICAÇÃO DIGITAL)
e) Maria confirmou a assinatura da mensagem a partir de sua própria chave privada. (NÃO, Maria confirmou a assinatura da mensagem a partir da chave pública de João).
Analisando cada acertiva
A) Luís pode alterar as mensagens enviadas a Maria, preservando a integridade. ERRADO
- Luiz detém a chave pública de Maria, então ele só pode criptograr a mensagem (criptografica assimétrica) para que Maria descriptografe a partir de sua chave privada ou confirmar uma possível assinatura de um documento assinado digitalmente por Maria, usando sua chave privada
B) Luís pode descriptografar a mensagem enviada a Maria. ERRADO
- Luiz não detém a chave privada de Maria para que possa descriptografá-la.
C) João utilizou a chave pública de Maria para criptografar a mensagem. CERTO
- Tenha algo em mente: a chave pública É PÚBLICA, então qualquer pessoa pode ter acesso a essa chave pública (para entendimento mais generalizado), pois as únicas funções da chave pública são criptografar uma mensagem para alguém descriptografe com sua chave privada (criptografia assimétrica - somente aquela pessoa em específico tem acesso a essa chave que descriptografa sua própria chave pública - remetente), e confirmar uma assinatura digital de alguém (irretratabilidade - destinatário).
D) João utilizou sua própria chave privada na encriptação da mensagem. ERRADO
- Pega a diga:
- Quando falamos de criptografia assimétrica, alguém encripta a mensagem com nossa chave pública e nós descriptografamos com nossa chave privada.
- Quando falamos de assinatura digital, nós assinamos digitalmente com nossa chave privada e alguém confirma a assinatura com nossa chave pública.
- Nessa alternativa, o comando foi invertido. Ela estaria certa se dissesse que: "João utilizou sua própria chave pública na encriptação da mensagem", o que também não faz muito sentido. Qual a lógica deu encriptogtafar uma mensagem para eu mesmo descriptografar, já que estamos falando de uma criptografia assimétrica?
E) Maria confirmou a assinatura da mensagem a partir de sua própria chave privada. ERRADO
- Para confirmar a assinatura digital deste documento, Maria precisará da chave pública de João, pois foi ele quem assinou a mensagem.
Caso ainda fique algo confuso, dá uma olhada nesse vídeo aqui:
https://www.youtube.com/watch?v=GeSnN8Tt04U