SóProvas


ID
2855044
Banca
IADES
Órgão
APEX Brasil
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia

Os arquivos que se destinam a receber os documentos correntes provenientes dos diversos órgãos são conhecidos como arquivos

Alternativas
Comentários
  • B

    ARQUIVO CENTRAL - unidade responsável pelo controle dos documentos acumulados pelos diversos setores e serviços de uma administração e pelos procedimentos técnicos a que devem ser submetidos, independentemente da centralização do armazenamento.

  • Familiares ou Pessoais.
    1.1.2. Extensão de sua atuação (abrangência)
    • Setoriais – são os localizados junto aos órgãos operacionais, devido ao grande número de consulta aos documentos armazenados pelos diversos setores. Esses arquivos setoriais são, como já foi dito no capítulo anterior, descentralizados. Pelo fato de os documentos serem muito consultados, tais arquivos são considerados correntes. Os arquivos setoriais podem descartar documentos que não possuem valor administrativo e jurídico para eles, considerados, por isso, documentos de guarda eventual.
    • Centrais ou Gerais – como o próprio nome sugere, esses arquivos centralizam as atividades dos arquivos correntes. Recebem os documentos oriundos dos vários setores integrantes de uma instituição.
    Eles servem para atenuar um pouco o problema de espaço existente nos órgãos que fazem parte dessa estrutura organizacional, pois sabemos que os documentos são produzidos e recebidos com bastante frequência na 1a idade, tendendo a se acumularem nos setores com o passar do tempo.
    Não se esqueça:
    Arquivos descentralizados – documentos em diversos locais.
    Exemplo: arquivos setoriais.
    Arquivos centralizados – documentos concentrados em um determinado local.
    Exemplo: arquivo central, arquivo intermediário.

     

    SYLVIO MOTTA

  • Arquivos Setoriais: são aqueles localizados nos próprios setores que produzem ou recebem os documentos (arquivos descentralizados), guardando documentos muito utilizados por estes, ou seja, são, essencialmente arquivos correntes.


    Arquivos Centrais: são arquivos que se destinam a receber os documentos correntes provenientes dos diversos setores que integram a estrutura de uma instituição, funcionando como extensão daqueles.


    Fonte: Professor Rodrigo Barbati

  • GABARITO: "B".

    CLASSIFICAÇÃO QUANTO A ABRANGÊNCIA (EXTENSÃO DE SUA ATUAÇÃO):

    Os arquivos DESCENTRALIZADOS realizam suas atividades de forma distribuída nos setores de trabalho, ou seja, cada setor é responsável por sua documentação corrente. Esses arquivos podem até descartar documentos sem valor administrativo ou jurídico. Um exemplo é o arquivo setorial.

    Os arquivos CENTRALIZADOS(centrais ou gerais) centralizam as atividades dos arquivos correntes. Eles recebem a produção de várias áreas dentro de uma organização. Exemplo: arquivo central ou arquivo intermediário.

    Fonte: Prof. Ronaldo Fonseca

  • ARQUIVOS CENTRAIS SÃO OS LOCALIZADOS NO ARQUIVO INTERMEDIÁRIO ?


  • ARQUIVOS  CENTRAIS :sao arquivos correntes q nao ficam no lugar que foi acumulado
    (produzido) ficam em outros orgaos (escritorios) sao chamados de arquivos
    (centralizados) recebem esses arquivos de diversos lugares (orgaos)

    Arquivos setoriais(descentralizados) = sao arquivos correntes que estao no mesmo lugar que foi
    produzido acumulado(mesmo orgao ou escritorio)

  • Arquivos centrais( também chamados de intermediário) é onde se encontram os arquivos pouco consultados de diversos setores.

    Arquivos descentralizados (corrente) se encontram geralmente no setor onde foram produzidos, e são referenciados como descentralizados pois tramitam 'constantemente'.

  • Arquivos setoriais – São os arquivos do seu setor de trabalho que você e seus colegas utilizarão no dia a dia. Ou seja, são aqueles formados a partir do arquivo corrente junto ao setor de trabalho. Observe que eles cumprem função de arquivo corrente. Esses arquivos setoriais são descentralizados, pois cada setor tem o seu.

    Arquivos gerais ou centrais – são aqueles que recebem documentos correntes provenientes de diversos órgãos que integram a estrutura de uma instituição. Seu objetivo é centralizar as atividades de arquivo corrente. 

    Fonte: Prof. Lincoln Barros

  • O correto seria diversos setores e não diversos órgãos!