SóProvas


ID
2855056
Banca
IADES
Órgão
APEX Brasil
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Entende-se por inventário a contagem física das mercadorias existentes em um estoque. Acerca desse tema, a expressão quebra de inventário significa que o (a)

Alternativas
Comentários
  • Gabarito dado como A.

    DIAS (2005): Uma empresa organizada tem uma estrutura de Administração de Materiais com políticas e procedimentos claramente definidos. Assim sendo, uma das suas funções é a precisão nos registros de estoques; então, toda a movimentação do estoque deve ser registrada pelos documentos adequados. Considerando que o almoxarifado ou depósito tem como uma das funções principais o controle efetivo de todo o estoque, sua operação deve vir ao encontro dos objetivos de custo e de serviços pretendidos pela alta administração da empresa. Periodicamente, a empresa deve efetuar contagens físicas de seus itens de estoque e produtos em processo para verificar:


    a) Discrepâncias em valor, entre o estoque físico e o registro de estoque contábil.
    b) Discrepâncias em quantidade, entre o estoque físico e o registro de estoque contábil
    c) Apuração do valor total do estoque (contábil) para efeito de balanços ou balancetes. Neste caso, o inventário é realizado próximo ao encerramento
    do ano fiscal.

  • GAB: A

    De forma bem simples, a quebra de inventário é a ocorrência de erros, divergências....

    DIVERGÊNCIA ENTRE ESTOQUE FÍSICO E ESTOQUE REGISTRADO = QUEBRA DE INVENTÁRIO.

  • Se quebra de inventário é divergência, porque não pode ser a letra B?

  • As bancas cobram muito falando de ACURACIDADE, que é o contrário de quebra de inventário. Acuracidade é quando bate certinho o que foi colocado no inventário com o que tem realmente.

  • Lembrei da quebra de caixa

  • levantamento físico do estoque, no final do exercício, é menor que o estoque registrado nos controles da empresa.

    faça uma pequena reflexão se você tivesse uma empresa no inventario estiver menor que o registrado você iria chorar, ficar , louca kkkkkkkk lembre-se do seu desespero se faltar uma coisinha kkkkkkkkkkkkkkk

    boa prova migos

    Deus no comando

  • GABARITO: A

    QUEBRA DE INVENTÁRIO: Ocorre quando o levantamento físico do estoque, no final do exercício, é menor que o estoque registrado nos controles da empresa.

    ACURACIDADE: É a precisão e exatidão de dados e informações, quando há ausência de erros ou equívocos. A palavra acuracidade está relacionada com a acurácia, termo bastante utilizado na Física e na Matemática para definir a proximidade de um resultado experimental, com o seu valor real.

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre o conceito de inventário. Dentre as alternativas, marquemos a correta.

    Para Viana (2018, p. 43), "a atividade de inventário físico visa ao estabelecimento de auditoria permanente de estoques em poder do almoxarifado, objetivando garantir a plena confiabilidade e exatidão de registros contábeis e físicos, essencial para que o sistema funcione com a eficiência requerida".

    Ou ainda: inventário representa a contagem periódica dos materiais existentes para efeito de comparação com os estoques registrados e contabilizados em controle da empresa.

    Segundo Dias (1993), os objetivos de se realizar inventários são:

    • verificar discrepâncias entre registros de controle e a quantidade e as quantidades reais na prateleira;
    • verificar discrepâncias, em valor, entre o estoque físico e o estoque contábil;
    • apurar o valor total dos estoques (contábil) para efeitos de balanços.

    Na atividade de inventário pode ocorrer o que se chama de quebra de inventário, que é quando o levantamento físico do estoque (que ocorre no fim do exercício) se mostra abaixo daqueles registrados nos sistemas de controle de estoques da empresa.

    Outro conceito muito importante é o de indicadores de acuracidade, que são utilizados para trazer informações exatas sobre os produtos estocados, ou seja, ter uma equivalência entre o que está registrado no sistema e o que realmente consta no armazém físico.

    Logo, podemos concluir que a alternativa "A"

    GABARITO: A

    Fonte:

    DIAS, M. A. P. Administração de Materiais: uma abordagem logística. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1993.

    VIANA, J. J. Administração de Materiais: um enfoque prático. São Paulo: Atlas, 2018.