Contra-plano: recurso de imagem para ser usado na edição. Contraplano do entrevistado: quando ele aparece calado, olhando para o repórter. Contraplano do repórter: quando ele aparece em close fazendo a pergunta para o entrevistado ou escutando-o atentamente.
Vera Íris Paternostro, em O Texto na TV
Contraplano/Contracampo - Plano filmado de um ponto de vista contrário ao ponto de vista da cena anterior. Campo e contracampo (plano de contraplano) são recursos de enquadramento utilizados comumente em cenas dialogadas: a câmera focaliza alternadamente um e outro ator. Assim, o personagem que, no campo (plano), está de frente para a câmera, é visto de costas no contracampo (contraplano), e vice-versa.
Dicionário Essencial de Comunicação (Rabaça e Barbosa), p. 57
GAB D
Ver Q945729
Deixa: Trecho da matéria ou da transmissão que indica ao profissional (operador, locutor, repórter) o momento de uma mudança do que entrará no ar. Pode ser “deixa inicial”, “deixa final” ou ambas. (Rádio)
Deadline: 1. Hora limite para a finalização da matéria. (Rádio). 2. Prazo para finalização de produtos para televisão (VTs, programas). (TV)
Cue: 1. Palavra inglesa com significado aproximado de “sugestão, palpite”. Escuta de um áudio antes de colocá-lo no ar. (Rádio). 2. Marcação destinada ao controle de início e término de uma gravação ou de trechos em videoteipe. (TV)
Retranca: 1. Matéria subordinada a outra matéria ou à manchete da página. (Agência/Jornal). 2. É o nome que se dá à reportagem para identificá-la internamente. Geralmente é criado usando de duas a três palavras do VT com uma barra separando as palavras-chave. Uma retranca nunca deve ser alterada desde a pauta até o arquivamento da matéria, sob o risco de nunca mais ser localizada. Exemplos: VT CCJ/Guerra Fiscal, VT CDH/Equidade, VT Plenário/Código Florestal. (TV)
Fonte: https://www12.senado.leg.br/manualdecomunicacao/glossario?search_text=retranca