SóProvas


ID
2855830
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia a canção a seguir.


Pode ir armando o coreto

E preparando aquele feijão preto

Eu tô voltando (…)


Leva o chinelo pra sala de jantar

Que é lá mesmo que a mala eu vou largar

Quero te abraçar, pode se perfumar

Porque eu tô voltando (…)

(Tô Voltando. Maurício Tapajós/Paulo César Pinheiro)


Essa canção simbolizou um determinado momento da história brasileira, que foi

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra E


    É uma delícia conhecer a forma como essas canções foram criadas, algumas até sem maiores pretensões mas que acabaram se tornando verdadeiros hinos de resistência. Aconteceu, por exemplo, com “To Voltando” (1979), de Mauricio Tapajós e Paulo César Pinheiro, gravada inicialmente pela Simone. Franklin relata a intenção inicial do autor e o surpreendente rumo que o trabalho teve: escrevesse os versos de um samba sobre a saudade de casa e da mulher. A letra foi mais longe. Cantou não apenas a expectativa do reencontro com a mulher amada, mas também os pequenos prazeres da vida cotidiana, como o feijão preto, a cerveja e o perfume das flores. A canção fez sucesso imediato.

    Meses depois, Paulo César Pinheiro viu na televisão uma reportagem sobre a chegada ao país de alguns exilados políticos . No aeroporto, entre abraços, choros e entrevistas, todos cantavam “Tô voltando“. O compositor foi às lágrimas. O samba tinha virado um dos hits da anistia“.

    Fonte: https://marceloauler.com.br/a-historia-do-brasil-cantada-pela-musica-popular/

  • Governo Figueiredo > 1979-1985

    Concedeu anistia ampla, ou seja, geral e irrestrita a tds os exilados.

  • a) Realmente, é desse período, contudo o Brasil não é signatário.

    b) Datada de 79, e não 64.

    c) Levante? Não lembro nada a respeito nesse período. Caso alguém saiba, comente para sanar essa dúvida.

    d) Foi Figueiredo (1979)

  • luta pela democracia?? vivaa 64!!

  • Só acerta se esquerdar na prova rsrsr GABARITO E

  • Figueredo manteve o processo de abertura politica gradual, iniciada por Geisel, determinando a LEI DE ANISTIA que perdoou todos os pressos ou exilados de crimes políticos, com exceção dos acusados de terrorismo contra o governo.

  • Lei da Anistia, João Figueiredo, último Governante do Regime Militar. Nesse governo também extinguiu-se o bipartidarismo e restabeleceu-se o Multipartidarismo. Deu continuidade à política de redemocratização Lenta, Gradual e Segura de iniciada por Geisel.

  • Sim, essa gente lutava pela democracia sim, dona vunesp. "Quem controla o significado das palavras controla a sociedade".

  • A Lei da Anistia, quando assinou a histórica norma, em 28 de agosto de 1979, o presidente João Batista Figueiredo concedeu o perdão aos perseguidos políticos (que a ditadura militar chamava de subversivos) e, dessa forma, pavimentou o caminho para a redemocratização do Brasil.

    Foram anistiados tanto os que haviam pegado em armas contra o regime quanto os que simplesmente haviam feito críticas públicas aos militares. Graças à lei, exilados e banidos voltaram para o Brasil, clandestinos deixaram de se esconder da polícia, réus tiveram os processos nos tribunais militares anulados, presos foram libertados de presídios e delegacias.

    Fonte: Agência Senado Federal:

  • 1979= Lei de anistia criada por figueiredo.

  • Privilégio poder estudar , massa demais o comentário do colega Rafael

  • CAVEIRA!

  • Questão típica da banca, vejam questões que remetem a revolta, democracia, ditadura, que tenham respostas e pensamentos voltados ao esquerdismo, já que a banca Federais, gostam de um melodrama esquerdista, mas a canção é boa.

    obs: guardem as informações, luta pela democracia foi a transição do governo de Militar Figueiredo para Tancredo/Sarney, eleição indireta onde nasceu a CF/88, ou seja anos antes em 1979 O general e então presidente militar do Brasil concedeu a Anistia aos exilados.

    espero ter ajudado !

    Rumo a PMPR 2021

  • GAB E- a luta pela democracia e contra a ditadura, com o retorno dos exilados a partir do movimento pela anistia, nos anos de 1978 e 1979.

    GOVERNO JOÃO BATISTA FIGUEIREDO (1979/1985). 

    -Lei da anistia política A Lei nº 6.683, de 1979: anistia a todos, inclusive quem torturou 

    • permitiu a volta de muitos exilados políticos e perdoou crimes políticos cometidos durante os anos do período militar 
    • A lei de anistia aprovada pelo Congresso beneficiou presos políticos e exilados, e também agentes da repressão. 

  • GABARITO - LETRA E

    a luta pela democracia e contra a ditadura, com o retorno dos exilados a partir do movimento pela anistia, nos anos de 1978 e 1979

    LEI DE ANISTIA - 1979

  • E - a luta pela democracia e contra a ditadura, com o retorno dos exilados a partir do movimento pela anistia, nos anos de 1978 e 1979.

  • segundo grande mestre contrim: em contrapartida, a anistia foi ampla o suficiente para absolver os militares acusados de praticar torturas ou cometer assassinatos. mas não foi irrestrita. militares punidos por não terem se engajado no golpe e aqueles que haviam cometido atos considerados terroristas pelo regime militar não foram beneficiados com a anistia