-
LETRA D
Reflexão: Ocorrerá reflexão sempre que uma onda atingir determinada superfície e voltar a propagar-se no meio de origem. A onda refletida manterá a velocidade, frequência e comprimento de onda iguais aos da onda incidente.
Refração: Ocorre refração quando a onda muda seu meio de propagação. A luz do Sol, por exemplo, vem da estrela através do vácuo e sofre refração ao entrar na atmosfera terrestre. Na refração, a velocidade de propagação da onda será alterada, pois a mudança de meio gera mudança no comprimento de onda. A frequência das ondas, por depender da fonte geradora, não é alterada na refração.
Difração: A difração trata da capacidade das ondas de contornar obstáculos.
-
Complementando:
RESSONÂNCIA ACÚSTICA
É gerada quando uma fonte emite um som de a igual à frequência de vibração natural de um receptor
É o fenômeno que acontece quando um sistema físico recebe energia por meio de excitações de frequência igual a uma de suas frequências naturais de vibração. Assim, o sistema físico passa a vibrar com amplitudes cada vez maiores.
-
Refração
A refração em uma onda ocorre quando ela passa de um meio para outro com índice de refração diferente, ocorrendo, dessa forma, a variação da velocidade de propagação e a variação do comprimento de onda, mas nunca a variação da frequência, pois se trata de uma característica da fonte que está emitindo a onda.
Quando uma onda que se propaga num dado meio encontra uma superfície que separa esse meio de outro (interface), essa onda pode retornar ao meio em que estava se propagando (reflexão) e/ou propagar-se no outro meio (refração).
-
Difração: A difração é a propriedade que as ondas têm de contornar obstáculos.
Ressonância: Todas as estruturas mecânicas têm uma ou mais frequências naturais de oscilação. Se a estrutura for submetida a uma força externa periódica cuja frequência coincida com uma das frequências naturais, a amplitude da oscilação atingirá valores elevados que podem levar ao colapso da estrutura. Este fenômeno é denominado ressonância.
Reflexão: olhar explicação abaixo.
Refração: ocorre em uma onda quando ela passa de um meio para outro com índice de refração diferente, ocorrendo, dessa forma, a variação da velocidade de propagação e a variação do comprimento de onda, mas nunca a variação da frequência, pois se trata de uma característica da fonte que está emitindo a onda. Quando uma onda que se propaga num dado meio encontra uma superfície que separa esse meio de outro (interface), essa onda pode retornar ao meio em que estava se propagando (reflexão) e/ou propagar-se no outro meio (refração).
Reverberação: No instante em que a fonte para de emitir, a energia sonora do ambiente começa a diminuir, absorvida pelos diversos materiais. O tempo que esta energia permanece audível, a partir do momento em que a fonte para de emitir, chama-se de tempo de reverberação (TR).