SóProvas


ID
2857393
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEFAZ-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Na elaboração de um projeto de banco de dados, é função da normalização evitar

Alternativas
Comentários
  • Resposta: A



    Bancos de dados ou bases de dados são conjuntos de arquivos relacionados entre si com registros sobre pessoas, lugares ou coisas. São coleções organizadas de dados que se relacionam de forma a criar algum sentido (Informação) e dar mais eficiência durante uma pesquisa ou estudo. São de vital importância para empresas e há duas décadas se tornaram a principal peça dos sistemas de informação. Normalmente existem por vários anos sem alterações em sua estrutura.

    São operados pelos Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados (SGBD), que surgiram na década de 70. Antes destes, as aplicações usavam sistemas de arquivos do sistema operacional para armazenar suas informações. Na década de 80, a tecnologia de SGBD relacional passou a dominar o mercado, e atualmente utiliza-se praticamente apenas ela. Outro tipo notável é o SGBD Orientado a Objetos, para quando sua estrutura ou as aplicações que o utilizam mudam constantemente.

    A principal aplicação de Banco de Dados é controle de operações empresariais. Outra aplicação também importante é gerenciamento de informações de estudos, como fazem os Bancos de Dados Geográficos, que unem informações convencionais com espaciais, evitando a repetição dos dados inseridos.

  • Um dos objetivos da normalização de banco de dados é redução da redundância de dados.

    Ajuda também na garantia da consistência dos dados.

  • Normalização

    É um processo formal, passo a passo, que examina os atributos de uma entidade, com objetivo de evitar anomalias observadas na inclusão, exclusão e alteração de linhas específicas, tem como objetivos a preservação da integridade dos dados, gerar estabilidade para o modelo, eliminar redundância. Dados bem definidos, íntegros no seu significado, consistentes, confiáveis, seguros e compartilhados fazem com que cada novo sistema defina apenas os dados que são do seu escopo e compartilhe os demais dados com outros sistemas presentes na organização.

    Primeira Forma Normal: O objetivo é retirar os atributos ou grupos repetitivos. Representação de informações que se repetem para a mesma unidade, retratando ocorrências de um mesmo fato dentro de uma única entidade, vinculado a sua chave, onde para cada chave há a ocorrência de uma e somente uma informação de cada atributo. Desta forma, cada campo de uma tabela precisa conter somente um único tipo de dado, e cada parcela de dado deve ser armazenada em somente um lugar. Essa exigência é conhecida como atomicidade de dados.

    Segunda Forma Normal: O objetivo é separar as dependências parciais. É preciso que as tabelas estejam na primeira forma normal e que cada uma contenha dados sobre uma e somente uma entidade, onde as colunas que dependem parcialmente da PK, devem formar uma nova tabela, algumas entidades, para serem identificadas e individualizadas, necessitam conter em sua chave mais de um atributo, formando, portanto, uma chave concatenada, verificar se a mesma possui chave concatenada e, se for o caso, constatar se todos os tributos não chaves não apresentam dependência parcial com a referida chave. Isto é, quando os atributos não-chaves dependem parcialmente de chave concatenada.

    Terceira Forma Normal:: O objetivo é eliminar dependências transitivas. Quando alguns atributos não são dependentes diretos da chave da entidade, mas sim por transitividade, através de outros residentes na mesma entidade referenciada. Isto é dependência indireta de um atributo com a chave da entidade, através de outro atributo não-chave, do qual é diretamente dependente. É preciso que as tabelas estejam na segunda forma normal e que todos os campos não-chaves dependam diretamente da chave primária, ou seja, não pode ter colunas determinadas por outras colunas. Os campos calculados devem ser eliminados, desta forma é verificado se algumas tabelas precisam ser divididas em partes, pois todas as tabelas devem conter informações sobre somente uma coisa.

     

     

    GABARITO: LETRA "A''

     

    Referência Bibliográficas

    Paulo Cougo; Modelagem Conceitual e projeto de Banco de Dados

    Chris Gane, Trish Sarson; Análise Estruturada de Sistemas

    Fonte: devmedia.com

  • O processo de normalização visa evitar a repetição (redundância) de dados.

  • Um dos principais objetivos da normalização de dados é a eliminação de redundâncias, ou seja, de informações repetidas. 

    A normalização acaba por criar novas tabelas com poucas colunas, pois evita que dados não possuam relação com a totalidade da chave primária sejam armazenados na mesma tabela. Ex.: Dados a respeito do fabricante anteriormente contidos na tabela Produto passam a ser representados em uma tabela própria para os fabricantes.

    Também há a criação de novas tabelas ao impor a primeira forma normal, já que atributos multivalorados também passam a ser representados em tabelas separadas Ex.: Tabela Telefones associada à tabela Pessoa.

    Gabarito: A

  • GABARITO LETRA A)

    LETRA B) INCORRETA -> Não é função da normalização criar pequenas tabelas, porém muitas vezes após o processo de normalização, elas possam surgir.

    LETRA C) INCORRETA -> KKKKKKKKKKKKKKKKK(absurdo)

    LETRA D) INCORRETA -> A normalização ajuda a relacionar dados de diferentes fontes(dados relacionados em tabelas diferentes ou mesmo banco diferentes), porém esse não é o objetivo primário

    LETRA E) INCORRETA -> Não isso é função das restrições do banco(restrição de domínio por exemplo)

  • A normalização de dados pode ser considerada um processo de analisar os

    esquemas de relação dados com base em suas dependências funcionais e

    chaves primárias para conseguir as propriedades desejadas e a (1)

    minimização de redundância e (2) a minimização de anomalias de

    inserção, exclusão e atualização.

    Assim, evitar a redundância (repetição) de informações é uma das

    principais funções da normalização.

    Gabarito: Letra A.

  • Letra A

    Conceito: técnica que ORGANIZADA OS DADOS nas tabelas dos bancos de dados, eliminando redundâncias e anomalias.

    ·        Elimina a fragmentação dos dados (ocorrendo redução no espaço de armazenamento)

    objetivo: promover um armazenamento consistente.