-
No sistema RKW além dos custos são apropriadas as despesas aos produtos.
-
Custeio Pleno ou RKW: são apropriados aos produtos todos os custos e despesas do período, inclusive as despesas financeiras, administrativas e de vendas. É utilizado para fins gerenciais
Custo padrão determina um "custo ideal" a ser perseguido pelo departamento de produção, cuja finalidade é fixar uma base de comparação entre o que ocorreu de custo e o que deveria ter ocorrido. Visa, por exemplo, avaliar o desempenho e a eficácia operacional.
Activity Based Costing (ABC): Aplica-se aos custos indiretos, pois tem como finalidade minimizar as distorções provocadas pelo rateio arbitrário deles. Nesse método, o operador se vale dos direcionadores de custo.
-
Fonte: Escola de Contas:
Custeio RKW (Reichskuratoriun fur Wirtschaftlichtkeit) é um processo de fixação de preço do produto com base na alocação dos custos fixos e variáveis, somados a eles também as despesas que a empresa apresenta. Surgiu na Alemanha ao redor de 1900. Este sistema de custeio foi utilizado antes da determinação atual da legislação fiscal (custo de absorção) brasileira, e sua principal vantagem era de que em qualquer aumento de um item (custo ou despesa) seria possível calcular o seu efeito no preço final do produto. No sistema RKW além dos custos são apropriadas as despesas aos produtos. O sistema é simples; distribuem-se aos produtos os custos diretos e indiretos, pelo custeio de absorção, e as despesas de vendas, administrativas, financeiras, etc. Com isso a empresa chega ao total gasto na produção e venda dos produtos, considerando os gastos antes, durante e depois da produção. Neste sistema os custos e despesas são primeiramente atribuídos aos setores/departamentos de produção e em seguida alocados nos produtos. Como ferramenta de gerenciamento de custo, este custeio serve como base para fixar o preço de venda do produto, uma vez que, calculados os custos e as despesas, basta adicionar a margem de lucro que a empresa espera alcançar. Com a evolução da importância do estudo de custos de produção, atualmente tem sido pouco utilizado, porém qualquer critério de fixação de preços de venda com base em custo de produção e despesa terá algo a ver com o sistema RKW.
-
Custeio por absorção: são apropriados aos produtos fabricados tanto os custos variáveis quanto os custos fixos. Os custos fixos são apropriados por meio de rateios.
Custeio direto (ou variável): só são apropriados aos produtos fabricados os custos variáveis. Os custos fixos são lançados diretamente ao resultado como despesas.
Custo padrão: é aquele estabelecido como meta para a sociedade. Existem três tipos: o ideal, o estimado e o corrente.
Custeio baseado em atividades: é efetuado por meio da análise das atividades desempenhadas dentro da indústria, estabelecendo-se uma relação destas atividades com os custos dos produtos. É utilizado, essencialmente para custos indiretos. Os custos são alocados a cada departamento de produção e, posteriormente, são distribuídos para as atividades desenvolvidas por meio dos direcionadores de atividades. Visa minimizar as distorções ocorridas no método de custeio por absorção.
Custeio RKW: são apropriados aos produtos os custos diretos, os custos indiretos e as despesas.
Fonte: Professor João Imbassahy.
-
Letra (e)
CUSTEIO RKW - CARACTERÍSTICA
Funda-se na técnica “que consiste no rateio não só dos custos de produção como também de todas as despesas da empresa, inclusive financeiras, a todos os produtos”. Tudo com base na alocação dos custos e despesas aos diversos departamentos da empresa para depois ir-se procedendo às várias séries de rateio de forma que, ao final, todos os custos e despesas estejam recaindo exclusivamente sobre os produtos”.
MARTINS, Eliseu – “Contabilidade de Custos” Ed. Atlas, 8a ed. P. 236
-
GABARITO: E
No RKW ou Custeio Pleno todos os custos e todas as despesas são contabilizados no processo de custeio, diferentemente do Custeio por Absorção que contabiliza apenas os custos.