SóProvas


ID
2858287
Banca
UFTM
Órgão
UFTM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

São considerados como cuidados relacionados à transfusão de sangue ou hemocomponentes, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  •  

    Hemotransfusão e cuidados de Enfermagem

     

    Intraprocedimento

     

    Confirmar, novamente, a identificação do receptor, confrontando com a identificação na pulseira e o rótulo do insumo a ser infundido.

     

    Verificar duas vezes o rótulo da bolsa de sangue ou hemoderivado para se assegurar de que o grupo e o tipo Rh estão de acordo com o registro de compatibilidade.

     

    Verificar se o número e o tipo – indicados no rótulo do sangue, ou do hemoderivado, e no prontuário do paciente – estão corretos, confirmando-se, mais uma vez e em voz alta, o nome completo do paciente.

     

    Verificar o conteúdo da bolsa quanto a bolhas de ar e qualquer alteração no aspecto e na cor do sangue ou do hemoderivado (as bolhas de ar podem indicar crescimento bacteriano; a coloração anormal ou a turvação podem ser sinais de hemólise).

     

    Assegurar que a transfusão seja iniciada nos 30 minutos após a remoção da bolsa do refrigerador do banco de sangue.

     

    A transfusão deve ser monitorada durante todo seu transcurso, e o tempo máximo de infusão não deve ultrapassar 4 (quatro) horas.

     

    Durante os 10 (dez) primeiros minutos da transfusão, o profissional que a instalou deve permanecer à beira do leito do paciente, acompanhando o procedimento.

     

    Nos primeiros 15 (quinze) minutos, deve-se infundir o insumo lentamente, sem ultrapassar a 5 ml/min.

     

    Observar, rigorosamente, o paciente quanto aos efeitos adversos da transfusão e, na negativa, aumentar a velocidade do fluxo.

     

    Garantir o monitoramento dos sinais vitais em intervalos regulares, comparando-os.

     

    Deve-se interromper a transfusão imediatamente e comunicar ao médico caso haja qualquer sinal de reação adversa, tais como: inquietação, urticária, náuseas, vômitos, dor nas costas ou no tronco, falta de ar, hematúria, febre ou calafrios.

     

    Nos casos de intercorrência com interrupção da infusão, encaminhar a bolsa para análise.

     

    Recomenda-se a prescrição da troca do equipo de sangue a cada duas unidades transfundidas, a fim de minimizar riscos de contaminação bacteriana.

     

    https://saude.grancursosonline.com.br/hemotransfusao-e-cuidados-de-enfermagem/

     

    DEUS É TEU GUIA!

  • Transfundir no máximo 4 horas.