SóProvas


ID
2858515
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Sobre os agregados macroeconômicos, analise as afirmativas a seguir:

I. No cálculo do Produto Interno Bruto (PIB) pela ótica do dispêndio, computam-se os rendimentos do trabalho e do capital, tanto do setor urbano quanto do setor rural, mais os impostos indiretos, e deduzem-se, desse montante, os subsídios governamentais.

II. No cálculo do Produto Nacional Bruto (PNB), diferentemente do Produto Interno Bruto (PIB), não estão incluídos os bens e serviços intermediários utilizados como insumos. Isso explica o fato de o valor do PNB ser, geralmente, inferior ao do PIB, principalmente no caso dos países subdesenvolvidos ou daqueles considerados em desenvolvimento.

III. Para passar da avaliação do produto a preços de mercado para a avaliação do produto a custo dos fatores, basta subtrair da primeira as estimativas correspondentes aos impostos indiretos e somar os subsídios governamentais.

É CORRETO o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Pcf = Ppm – ii + subs

    Ppm = Pcf + ii – subs

  • I. Cálculo do PIB na ótica da despesa = Consumo + Investimento +Gasto/ Consumo Governo + (Export. - Import.)

    II. Na verdade, o PNB de países emergentes são menores que o PIB por causa da Renda Líquida Enviada ao Exterior.

    Acredito que é isso (Fonte: Material aqui do QConcursos)

  • I-Errada, pois a assertiva diz respeito ao cálculo do PIB sob a ótica do produto, e não do dispêndio (despesa), exposta acertadamente no comentário do colega Victor Vassalo.

    II-Errada. Realmente, se formos analisar o PIB pela ótica do produto, o valor dos bens e serviços intermediários não são considerados (subtrai-se no cálculo). E também, é verdade que em países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento, como o Brasil, por exemplo, o PNB é inferior ao PIB (já que diferente de países desenvolvidos, enviamos mais renda ao exterior do que recebemos, ocasionando aumento na Renda Líquida Enviada ao Exterior, e consequentemente, o aumento do Produto Interno Bruto. Fórmula: PIB = PNB + RLEE, logo, mais renda líquida enviada aumenta o valor do PIB e o torna maior que o PNB). Entretanto, o erro da assertiva é dizer que o PNB ser inferior ao PIB se relaciona ao fato de bens e serviços intermediários não serem considerados no cálculo do PIB. Uma coisa não tem relação com a outra.

    III-Correta, já que PRODUTO ao preço de mercado = PRODUTO ao custo de fatores + Impostos Indiretos - Subsídios. Logo, mexendo na fórmula, PRODUTOpm - Imposto Indiretos + Subsídios = PRODUTOcf.

    Bons estudos