SóProvas


ID
2858926
Banca
IF-MT
Órgão
IF-MT
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

O processo é um dos pilares do espectro da Gestão de Produção de Software (4 p´s) além de pessoal, produto e projeto. O processo é um dos componentes que, aparentemente, menos interfere no resultado já que trata de organizar a forma como será conduzida a produção, mas tal impressão é superficial, já que a escolha acertada do modelo de processo tem um papel fundamental na qualidade final de um software. Sendo assim, pelo viés da Gestão de Produção, analise as afirmativas a seguir:


I - Independente do modelo de processo adotado, há a necessidade da decomposição do processo que responderá: “Como será desenvolvida a atividade do arcabouço”.

II - Em um dado momento do projeto, haverá a fusão entre processo e produto. Neste momento o processo deixa de ser abstrato e passa a ser correspondente a uma função específica do software.

III - A importância da data de início e fim de projeto é marcada por se tratar de uma das medidas de sucesso da gestão da produção já que um projeto entregue com atraso ou antecipadamente evidencia a dificuldade do gestor em dimensionar ou controlar recursos do projeto.

IV - Validação de esforço, um dos princípios da cronogramação de projetos de software, trata da qualidade de produção individual de cada um dos membros da equipe. Por exemplo, no caso de um programador específico, qual taxa de sucesso que ele possui em uma unidade de trabalho.


É correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa A, I e III apenas

  • Acertei com base no empiricismo, mas não recordo de onde vem essa questão? Qual assunto especifico?

  • ✅Gabarito(A)  

    Respondendo a um questionamento feito em um dos comentários, esse tema está relacionado ao processo de desenvolvimento de software - Engenharia de Software.

    Processo é um conjunto de atividades, ações e tarefas realizadas na criação de algum produto de trabalho (work product).

    No contexto da engenharia de software, um processo não é uma prescrição rígida de como desenvolver um software. Ao contrário, é uma abordagem adaptável que possibilita às pessoas (a equipe de software) realizar o trabalho de selecionar e escolher o conjunto apropriado de ações e tarefas. A intenção é a de sempre entregar software dentro do prazo e com qualidade suficiente para satisfazer àqueles que patrocinaram sua criação e àqueles que irão utilizá-lo.

    Existem diversas fontes sobre o assunto.

    Fonte: Engenharia de Software - Uma Abordagem Profissional / Roger S. Pressman - 7. ed.