SóProvas


ID
2859217
Banca
CETREDE
Órgão
EMATERCE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Sobre os princípios, fundamentos e etapas do processo de Manejo Florestal Sustentável, atribua (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.


( ) O tempo necessário para que o estoque volumétrico colhido de 159 m3/ha numa área seja recuperado, considerando um incremento periódico anual (IPA) de 2,7 m3/ha será igual a aproximadamente 35 anos.

( ) O processamento dos dados de inventário pelo método das parcelas amostrais é realizado após a análise, consistência e codificação dos dados de todas as árvores. O processamento pode ser realizado por algum programa específico de inventário ou utiliza-se de uma planilha eletrônica existente no mercado como, por exemplo, o Excel. A desvantagem do uso de planilhas eletrônicas é o tempo requerido para o processamento, mas traz, como vantagem para o elaborador do projeto, o controle dos dados o que permite verificar possíveis erros e fazer as correções.

( ) No Sistema de Manejo Florestal Policíclico uma parte ou todas as árvores comerciais que atingiram o tamanho de corte são retiradas. As árvores de tamanho intermediário, que permanecem na floresta, passam a constituir o estoque remanescente para o próximo corte. Devido a isso, os ciclos de corte são bem maiores que os do sistema monocíclico, variando de 20 a 40 anos.

( ) O sistema Klükler, para descrever a fisionomia da estrutura da vegetação, utiliza combinações de letras, números e mais uma série de símbolos para representá-los graficamente.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A estrutura das florestas pode ser caracterizada, não só pelos métodos quantitativos, mas sim através de fórmulas combinadas, símbolos ou perfis esquemáticos, como apresentado, a seguir nos diferentes sistemas:

    a) – O sistema Klükler, baseia-se em uma série de combinações de letras e números, para designar os diversos tipos de vegetação.

    b) – O sistema Dansereau, para descrever a fisionomia da estrutura da vegetação, utiliza combinações de letras, números e mais uma série de símbolos para representá-los graficamente.

    c) – A representação de estrutura da floresta através das organizações arquitetônicas utilizando caracteres horizontais e verticais das espécies ou grupamentos vegetais. 

    (VERSIDES SEBASTIÃO DE MORAES E SILVA , 2006)

    GAB D)

  • Apesar de terem sido desenvolvidos uma série de sistemas sliviculturais

    nos trópicos, com base na regeneração natural, estes podem ser resumidos em

    dois grupos: os sistemas monocíclico e os policíclicos.

    MONOCÍCLICOS – referem-se aos sistemas em que todo estoque de árvores de madeira

    comercial é removido em uma única operação, com o objetivo de criar uma floresta alta

    eqüiânea a partir de regeneração natural, para exploração em rotações definidas. Inclui,

    entre outros, os sistemas: SUM (Sistema Uniforme Maláio), SUMM (Sistema Uniforme

    Maláio Modificado) e o SCT (Sistema de Cobertura nos Trópicos).

    POLICÍCLICOS – referem-se aos sistemas em que as operações de colheita são

    aplicadas periodicamente em apenas uma parte dos indivíduos e das espécies comerciais,

    executando-se os cortes em intervalos regulares, denominados de ciclos de cortes, com o

    objetivo de manter uma floresta alta multiânea ou ineqüiânea, manejada, prioritariamente,

    para espécies comerciais. Inclui, principalmente o Sistema de Seleção (SSE) e o Sistema

    de Espécies Listadas (SEL).