SóProvas


ID
2859268
Banca
CETREDE
Órgão
EMATERCE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Tipo de solo que é formado pela remoção da sílica e das bases do perfil, permanecendo os óxidos de ferro e de alumínio, são solos minerais, não hidromórficos, profundos, normalmente, superiores a 2 m, horizonte B muito espesso (> 50 cm) com sequência de horizontes A, B e C pouco diferenciados; as cores variam de vermelhos muito escuras a amareladas. Essa é a descrição dos solos classificados como

Alternativas
Comentários
  • Latossolos 

    - Composto, principalmente, por material mineral. Presença de sedimentos argilosos na parta superior. São homogêneos, apresentando baixa diferenciação entre horizontes e camadas. Sua textura é argilosa. As cores mais comuns são: vermelho e vermelho-amarelo.


  • D)

    Argissolos: Os argissolos são típicos de regiões com relevo acidentado, ocorrendo frequentemente nas encostas dos cerrados. Também são predominantemente minerais e apresentam um nível de acidez elevado.

    Uma característica peculiar é a forte diferenciação entre texturas dos horizontes A e B. Este aspecto interfere diretamente no fluxo de infiltração do solo, ocasionando uma grande suscetibilidade à erosão. Portanto, os argissolos necessitam de adubação e correção correta para o uso na agricultura.

    Litossolos: Este tipo de solo é típico das regiões semiáridas da caatinga. Apesar de serem duros e rasos, os litossolos são muito ricos em minerais, visto que não sofrem com o problema da lixiviação – consequência direta dos baixos índices pluviométricos. Também são conhecidos como solos esqueléticos.

    Vertissolos: Chamados também de massapê, os vertissolos são predominantes da região da mata nordestina. Foram e ainda são muito utilizados para o plantio da cana-de-açúcar.