-
Whitelist - Lista de e-mails, domínios ou endereços IP, previamente aprovados e que, normalmente, não são submetidos aos filtros antispam configurados.
Spammer - Pessoa que envia spam.
Greylisting - Método de filtragem de spams, implantado diretamente no servidor de e-mails, que recusa temporariamente um e-mail e o recebe somente quando ele é reenviado. Servidores legítimos de e-mails, que se comportam de maneira correta e de acordo com as especificações dos protocolos, sempre reenviam as mensagens. Este método parte do princípio que spammers raramente utilizam servidores legítimos e, portanto, não reenviam suas mensagens.
Spamcop - Instituição que oferece diversos serviços antispam, sendo o mais conhecido o que permite reclamar automaticamente de spams recebidos.
GABARITO A
-
Os spammers utilizam diversas técnicas para coletar endereços de e-mail, desde a compra de bancos de dados até a produção de suas próprias listas, geradas a partir de:
Ataques de dicionário: consistem em formar endereços de e-mail a partir de listas de nomes de pessoas, de palavras presentes em dicionários e/ou da combinação de caracteres alfanuméricos.
Códigos maliciosos: muitos códigos maliciosos são projetados para varrer o computador infectado em busca de endereços de e-mail que, posteriormente, são repassados para os spammers.
Harvesting: consiste em coletar endereços de e-mail por meio de varreduras em páginas Web e arquivos de listas de discussão, entre outros. Para tentar combater esta técnica, muitas páginas Web e listas de discussão apresentam os endereços de forma ofuscada (por exemplo, substituindo o "" por "" e os pontos pela palavra ""). Infelizmente, tais substituições são previstas por vários dos programas que implementam esta técnica.
-
Harvesting: consiste em coletar endereços de e-mail por meio de varreduras em paginas Web e arquivos de listas de discussão, entre outros.