Correções a serem feitas
a) Em se tratando dos tamanhos dos blocos de memória, na paginação eles são iguais e na segmentação são diferentes.
b) Em se tratando da fragmentação interna, na paginação existe e na segmentação não existe. Já a fragmentação externa só pode existir na segmentação.
c) Nos sistemas com paginação, a proteção de memória separadamente não existe, mas nos sistemas de segmentação ocorre.
Fonte: Arquitetura de Sistemas Operacionais - Cap.9 - Machado e Maia.
Instagram: @papirobizurado
A = Paginação tamanho FIXO, Segmentação tamanho VARIADO.
B = Paginação FRAG INTERNA, Fragmentação FRAG EXTERNA
C = Um primeiro nível de proteção é inerente ao próprio mecanismo de memória virtual por paginação. Neste esquema, cada processo tem a sua própria tabela de mapeamento e a tradução dos endereços é realizada pelo sistema. Desta forma, não é possível a um processo acessar áreas de memória de outros processos, a menos que haja compartilhamento explícito de páginas entre processos = Muito mais trabalhoso na Paginação do que na Segmentação
D = O tamanho do segmento pode ser alterado durante a execução do programa, facilitando a implementação de estruturas de dados dinâmicas. Espaços de endereçamento independentes permitem que uma sub-rotina seja alterada sem a necessidade de o programa principal e todas as suas sub-rotinas serem recompiladas e religadas. Em sistemas que implementam paginação, a alteração de uma sub-rotina do programa implica recompilar e religar a aplicação por completo. = Muito mais simples na segmentação do que na paginação.
E = Na segmentação é mais simples o compartilhamento de memória do que na paginação, pois a tabela de segmentos mapeia estruturas lógicas e não páginas. Para compartilhar um segmento, basta que as ETS dos diversos processos apontem para o mesmo segmento na memória principal.
Gabarito E.
Maia + Tanenbaum.