SóProvas


ID
285943
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A análise por pontos de função (APF) visa estabelecer uma medida de tamanho de um software em pontos de função. O nível de influência utilizado na APF é calculado com base nas quatorze características gerais do sistema (CGS). Assinale a alternativa que lista três dessas características.

Alternativas
Comentários
  • As características gerais do sistema são um grupo de 14 questões que avaliam a complexidade da aplicação como um todo. As 14 características gerais do sistema são:

    (1) Comunicação de Dados: Descreve até que ponto a aplicação se comunica diretamente com o processador.

    (2) Processamento Distribuído: Descreve até que ponto a aplicação transfere dados entre seus componentes físicos

    (3) Performance/Desempenho: Descreve o grau segundo o qual considerações sobre tempo de resposta e performance de throughput (volume de processamento) influenciam o desenvolvimento da aplicação.

    (4) Configuração Intensamente Utilizada: Descreve o nível segundo o qual as restrições nos recursos do computador influenciam no desenvolvimento da aplicação.

    (5) Volume das Transações: Descreve o nível segundo o qual a taxa de transações do negócio influencia o desenvolvimento da aplicação.

    (6) Entrada de Dados On-Line: Descreve os níveis segundo os quais os dados são informados ou recuperados através das transações interativas.

    (7) Eficiência do Usuário Final: Descreve o nível segundo o qual foram considerados os fatores humanos e facilidade de uso para o usuário na aplicação medida.

    (8) Atualização On-Line: Descreve os níveis os quais os arquivos logicos internos são atualizados on-line.

    (9) Processamento Complexo: Descreve os níveis segundo os quais a lógica de processamento influenciou o desenvolvimento da aplicação (Exemplo: Processamento matemático/lógico extensivo ou muito processamento de exceção).

    (10) Reusabilidade: Descreve os níveis segundo os quais a aplicação e o código da aplicação foram especificamente projetados, desenvolvidos e suportados para serem utilizados em outras aplicações.

    (11) Facilidade de Instalação: Descreve os níveis segundo os quais a conversão de ambientes e instalaçao e/ou ferramentas de conversão foram fornecidos e testados durante a fase de teste do sistema.

    (12) Facilidade de Operação: Descreve os níveis segundo os quais a aplicação atende aos aspectos operacionais, tais como os processos de inicialização, backup e recuperação.

    (13) Múltiplos Locais: Descreve os níveis segundo os quais a aplicação foi desenvolvida para diferentes ambientes de hardware e software.

    (14) Facilidade de Mudança: Descreve os níveis segundo os quais a aplicação foi desenvolvida para fácil modificação da lógica de processamento ou estrutura de dados.

    (Fonte: Manual de Práticas de Contagem de Pontos de Função v4.3.1, Anexo C)

    Gabarito letra "A".