-
Revolta de Canudos
De 1896 - 1897
Causas Gerais
-A cobrança de elevados impostos pelo governo.
-Diferenças sociais.
-Casamento Civil.
-Miséria no Nordeste.
Líder\ Participantes
Beato Conselheiro\ Nordestinos\Fanáticos\ Jagunços\ Sertanejos sem emprego.
Devido a quantidade de adeptos a Bahia pediu reforço a Republica que somente no quarto combate conseguiu suprimir a revolta, fechando o cerco, impedindo os mesmos a saírem da região em busca de alimentos e etc..
-
Situação social
O governo da República recém-instaurada precisava de dinheiro para materializar seus planos, e só se fazia presente no Sertão pela cobrança de impostos. A escravidão havia acabado poucos anos antes no país, e pelas estradas e sertões, grupos de ex-escravos vagavam, excluídos do acesso à terra e com reduzidas oportunidades de trabalho. Assim como os caboclos sertanejos, essa gente paupérrima agrupou-se em torno do discurso do peregrino Antônio Conselheiro, acreditando que ele poderia libertá-los da situação de extrema pobreza ou garantir-lhes a salvação eterna na outra vida
-
Gabarito: ( A )
-
O governo da Bahia, com apoio dos latifundiários, não concordava com o fato de os habitantes de Canudos não pagarem impostos e viverem sem seguir as leis estabelecidas. Afirmavam também que Antônio Conselheiro defendia a volta da Monarquia, que havia sido substituída pela República em 1889.
-
A alternativa de letra ( A ) e correta só fiquei na duvida em relação "secularização dos cemitérios" alguém pode mim esclarecer melhor?
-
a oposição ao Estado laico da República, que instituiu o casamento civil e a secularização dos cemitérios, associada à miséria e ao abandono do povo, caracterizam a comunidade de Antônio Conselheiro. perfeita questão.
-
A - CORRETA. Canudos (1893-1897) é talvez o melhor e mais trágico exemplo das manifestações que associaram conteúdo religioso e carência social, durante a Primeira República. O movimento, encabeçado por Antônio Conselheiro, ocorreu no interior da Bahia, numa região às margens do Rio Vaza-Barris. A miséria, a fome e o desemprego transformaram Canudos em uma possibilidade de vida melhor, que servia de alento para o grupo de miseráveis da região.
B- ERRADA. Antônio Conselheiro, na verdade, era antirrepublicano, pois não concordava com as determinações laicas e seculares instituídas com a Proclamação da República. Além disso, não se pode afirmar com certeza que seu movimento era um modelo socialista, apesar na comunidade a terra, os rebanhos e o produto do trabalho coletivo eram propriedade comum; sendo que apenas os bens móveis e as residências constituíam propriedade pessoal.
C-ERRADA . Os latifundiários da região eram contra Canudos e Antônio Conselheiro, de modo que se preocupavam com a possível escassez de mão de obra e a elevação do preço da jornada de trabalho
D- ERRADA . No arraial de Canudos se cultivava produtos agrícolas, produzia artesanato, criava animais, que complementavam a alimentação e forneciam o couro utilizado como matéria prima.
FONTE : ESTRATÉGIA CONCURSOS
-
- REVOLTA DE CANUDOS (1897) - COLOCO 1897 , POIS AS BANCAS GERALMENTE COBRAM ESSA DATA QUANDO SE REFEREM À REVOLTA DE CANUDOS.
ONDE ? INTERIOR DA BAHIA
- LÍDER : ANTÔNIO CONSELHEIRO ( ERA CONTRA A REPÚBLICA E NÃO ERA SOCIALISTA)
- CARÁTER DO MOVIMENTO : MESSIÂNICO(RELIGIOSO) E TINHA CARÊNCIA SOCIAL
-PRESIDENTE DA ÉPOCA : PRUDENTE DE MORAIS (1894 -1898)
- CONTEXTO : MUITA SECA , MISÉRIA(FOME) E DESEMPREGO
FONTE : MEUS RESUMOS
VALEU GALERA !
-
a) ITEM CORRETO.
b) Antônio Conselheiro, que era pró-Monarquia, não tinha o objetivo de espalhar qualquer modelo socialista. ITEM INCORRETO.
c) Os donos de terra eram opositores de Antônio Conselheiro. ITEM INCORRETO.
d) O grupo de Antônio Conselheiro não era caracterizado por realizar saques e invasões. ITEM INCORRETO.
Resposta: A