SóProvas


ID
2861005
Banca
UECE-CEV
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Considerando a economia no Brasil durante a República Velha, assinale a afirmação verdadeira.

Alternativas
Comentários
  • Famosa política Café com Leite

  • Durante a Primeira República a economia era baseada na agricultura agro exportadora, sendo o café, o principal produto. A borracha foi o segundo produto de exportação superando o açúcar.

  • A) Foi caracterizada pela grande variedade de produtos fundamentais para a pauta de exportação do país, sobretudo a produção agropecuária de soja, algodão e carne.-> ERRADO.

    B) Era baseada na grande produção de café, maior produto de exportação, que enriqueceu elites agrárias do sudeste do país, fazendo-as detentoras do poder político.-> Correto. O café teve seu início ainda no período regencial, nas regiões do vale do paraíba. No Segundo Reinado, a sua produção foi o que levantou a economia imperial, modernizou o transporte (ferrovias para escoamento do café), entre outros. Com o fim do Império, a economia continuou sendo cafeeira, porém a mão de obra não era mais escrava, era mão de obra imigrante (os imigrantes viraram o mercado consumidor, propiciando a industrialização no Brasil). O café enriqueceu as elites.

    C) Estabelecida na industrialização praticada no Império a partir dos investimentos do Visconde Mauá, tinha na produção rural um sustentáculo para a indústria na região do Rio de Janeiro e de São Paulo. -> A era Mauá foi um SURTO industrial, ou seja, não teve continuidade.

    D) Estava em crise desde o fim do Império com a queda da produção cafeeira após a Lei Áurea, o que causou desentendimentos entre os fazendeiros e o governo, tornando conturbado o início da república. -> Nada a ver.

  • Não é atoa que a república velha também é chamada de república do Café com Leite, ou seja, alternância política para presidência entre SP (café) e MG (leite).

    Gabarito B

  • A economia no Brasil durante a República Velha era baseada na grande produção de café, produto com mais relevância na nossa cesta de exportação de então. Este produto foi responsável pelo enriquecimento das elites agrárias do sudeste do país, tornando-as detentoras do poder político em nosso país.

    Resposta: B

  • LEMBREM-SE : repúbliCAFÉ

    A- ERRADA . O maior produto de exportação durante a Primeira República era, de longe, o café; enquanto que outros produtos ficavam em segundo plano.

    B - CORRETA . O Brasil era grande dependente da produção de café, o maior produto de exportação. Os grandes produtores de café no Brasil eram os estados de São Paulo e Minas Gerais. Além de economicamente dominantes, eles garantiram o maior número de cadeiras no Congresso Nacional. Durante toda a Primeira República, os presidentes empossados eram apoiados por São Paulo ou Minas Gerais, ficando conhecida como política do café-com-leite.

    C - ERRADA. Nessa epóca, o Brasil era essencialmente agrário, de modo que os poucos investimentos industriais que foram feitos até a Revolução de 1930 eram destinados também à produção agrária do país, especialmente pelo setor cafeeiro.

    D- ERRADA. Foi só no começo do século XX, quando os cultivadores começaram a aumentar a quantidade de café produzida, que ocorreu a queda do preço desse produto, uma vez que o mercado ficou abarrotado com a mercadoria. Visando a defender seus interesses, os cafeicultores reuniram-se no Convênio de Taubaté. Nesse convênio, decidiu-se que o governo brasileiro compraria o excedente de sacas de café com o objetivo de controlar o preço desse produto no mercado internacional. Isso garantiria os lucros dos fazendeiros e resolveria a questão do preço do café. Além disso, decidiu-se que o Estado realizaria um empréstimo de 15 milhões de libras para conseguir realizar a compra do excedente dessas sacas.

    FONTE : ESTRATÉGIA CONCURSOS

  • Era baseada na grande produção de café, maior produto de exportação, que enriqueceu elites agrárias do sudeste do país, fazendo-as detentoras do poder político.