SóProvas


ID
2861011
Banca
UECE-CEV
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Com relação à exploração de indígenas e de escravos africanos no período colonial brasileiro, pode-se afirmar corretamente que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    "Além da escravidão negra, preponderante nas principais regiões colonizadas, o trabalho compulsório indígena também ocorreu na colônia e só foi proibido em meados do séc. XVIII."

    O auge da escravidão indígena no Brasil foi no período inicial da colonização, mas a partir do final do século XVI houve uma forte redução da escravidão indígena, sendo oficialmente, a escravidão indígena proibida em 1757, através de um decreto do Marquês de Pombal.

  • Marquês de Pombal que expulsara os jesuítas que defendiam os indígenas, foi a mesma pessoa que aboliu esse tipo de escravidão, 519 anos de muita putaria.

  • Não foi só através dos quilombos a resistência. Mas sim através de suicídios, sabotagem, etc. Cuidado com alternativas restritivas.
  • a) apesar de o tráfico negreiro ter-se intensificado a partir da década de 1570, a escravidão indígena foi mais importante do que a escravidão africana no processo de colonização no litoral açucareiro nordestino.

    b) a ação da Igreja Católica foi um entrave à escravidão dos africanos no Brasil, já os indígenas, antropófagos e sem perspectiva religiosa, podiam ser escravizados pois não tinham alma, segundo o discurso da Igreja.

    Claro que não. Para os negros eles fechavam os olhos, mas os índios, por eles acreditarem que os índios eram puros, ingênuos, eles dificultavam a escravidão.

    c) além da escravidão negra, preponderante nas principais regiões colonizadas, o trabalho compulsório indígena também ocorreu na colônia e só foi proibido em meados do séc. XVIII.

    d) a única forma de resistência à escravidão praticada pelos africanos era a formação de quilombos, o maior deles, Palmares, contava com uma população exclusivamente de africanos fugidos das fazendas. -> Não era a única forma, existiam diversas formas de resistência, como: Aborto (para os filhos não serem escravos), suicídio, rebeliões, etc.

  • Ótima questão. Fiquei até sem comentários, apenas uma revisão para quem estudou.

    GAB. C