-
GABARITO - D
"O PEP emergiu de forma organizada na década de 1980, no contexto de redemocratização da sociedade brasileira, de reorganização política dos movimentos sociais, partidos e entidades dos trabalhadores e de organização político-sindical da categoria profissional (Abramides; Cabral, 1995), contando com a participação de setores profissionais vinculados a diferentes partidos políticos de esquerda e movimentos democráticos-populares, com diversas referências teóricas e políticas, especialmente as apoiadas na tradição marxista e as vinculadas ao pensamento católico progressista, oriundo de correntes da Teologia da Libertação".
Código de Ética do/a Assistente Social - Comentado. pg.41
-
GABARITO : D
O pensamento pós-moderno faz recursa ao método assumido coletivamente pelo Serviço Social: o materialismo histórico dialético, fazendo com que os substratos conservadores da profissão reanimem e passem a disputar de modo mais ostensivo o campo ideo-político da categoria. Além do que, reforça o ecletismo já existente na profissão, direcionando a utilização de qualquer método, sem qualquer compromisso com o real, sobre o discurso de que o marxismo estar ultrapassado e não dar mais conta das transformações alcançadas pelo desenvolvimento do capitalismo.
Fonte: Os desafios do serviço social frente ao pensamento pós moderno: crítica à ilusória concepção burguesa de realidade: https://www.congressoservicosocialuel.com.br/anais/2017/assets/127949.pdf
-
Continuo sem entender a parte da "fragmentação das lutas socias" na construção do Projeto Ético-político do SS.
-
Gab.: D
Particularmente em relação ao acúmulo das produções teóricas, podemos constatar algumas tendências problemáticas de referenciais teórico-metodológicos desenvolvidos no âmbito da relação da profissão com as organizações, movimentos e lutas sociais:
forte incorporação das premissas teóricas pós-modernas e a decorrente leitura fragmentada/focalizada das lutas sociais e/ou tratamento de categorias com acentuando recurso ao ecletismo (p.187).
Fonte: Movimentos Sociais e Serviço Social: uma relação necessária / Maria Beatriz Abramides, Maria Lúcia Duriguetto, (orgs.). São Paulo: Cortez, 2015.
-
O comando da questão não está claro, assim fica difícil saber o que a banca quer.