SóProvas


ID
2862757
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Um analista de sistemas, responsável pelo suporte em uma empresa, recebeu de um fabricante um equipamento sem manual. Mas havia algumas informações importantes descritas na caixa: concentrador com 8 interfaces IEEE 802.3 10BASET, podendo operar tanto half-duplex como full-duplex.


Com essas informações, o analista pode afirmar que se trata de um equipamento que pode funcionar

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    IEEE 802.3 é uma conexão de padrões que especificam a camada física e a sub-camada MAC da camada de ligação de dados do Modelo OSI para o protocolo Ethernet, tipicamente uma tecnologia LAN com algumas aplicações WAN. As ligações físicas são estabelecidas entre nodos e/ou dispositivos da infraestrutura (concentradores, comutadores, routers) por vários tipos de cabos de cobre ou fibra.

    O 802.3 é uma tecnologia que permite suportar arquiteturas de rede IEEE 802.1.

    O tamanho máximo de um pacote é de 1518 bytes, embora tenha sido estendido para 1522 bytes para suportar Virtual LAN e informação de prioridades no 802.3ac. Como limite mínimo, nos casos em que as camadas superiores enviam um PDU inferior a 64 bytes, o 802.3 preenche o campo de dados até perfazer os 64 bytes mínimos.

    Embora tecnicamente incorreto, os termos pacote e frame são frequentemente usados com o mesmo significado. Os standards ISO/IEC 802-3 e ANSI/IEEE 802.3 definem os frames da sub-camada MAC consistindo nos campos de endereço de destino, de origem, o tamanho, os dados, e as sequências de controle (FCS). O preâmbulo e delimitador de início do frame (SFD) são (tipicamente) considerados juntos como sendo o cabeçalho de um frame MAC. Este cabeçalho e o frame propriamente dito é que formam o pacote.



    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"

    Força e Fé !

    Fortuna Audaces Sequitur !

  • duas informações pra matar a questão:

    1º- 10BASET = 10Mbps. (já elimina a D e E).

    2º O protocolo CSMA/CD não é necessário nas operações Full-Duplex. (Já elimina a B e a C)

    Usando o método de comunicação Full-Duplex, e ao contrário do que acontece em comunicações Half-Duplex, não é necessário recorrer ao protocolo CSMA/CD pois as comunicações são bidirecionais e podem acontecer em simultâneo. Colisões nunca acontecem num cenário deste tipo.


    https://pplware.sapo.pt/tutoriais/networking/redes-sabe-para-que-serve-o-protocolo-csma-cd/

  • Mais alguém achou estranho chamarem switch de ponte?

  • Qual a diferença entre os cabeçalhos Ethernet I e Ethernet II?
  • Para responder essa questão era apenas necessário lembrar que em HALF-DUPLEX eu preciso do CSMA/CD.

    EM FULL-DUPLEX eu não preciso do CSMA/CD

    GABARITO A