SóProvas


ID
2863582
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação a gerenciamento de redes de computadores, voz sobre IP (VoIP) e certificação digital, julgue o seguinte item.


O SNMP — um protocolo da pilha TCP/IP — permite o acesso a informações estatísticas de ativos de rede, como, por exemplo, o estado das interfaces de um roteador, o volume de tráfego de entrada e saída e a quantidade de pacotes descartados.

Alternativas
Comentários
  • Na prática, SNMP é o protocolo mais usado para saber o que acontece dentro de ativos de redes e serviços.

    Praticamente qualquer ativo de rede gerenciável "fala" SNMP e diversos serviços usam SNMP como protocolo de gerenciamento. Serviços Windows, Linux e a máquina virtual Java podem ser configurados para "falar" SNMP .

    O SNMP foi criado para facilitar o monitoramento e gerenciamento de redes permitindo que uma ferramenta de gerenciamento possa trabalhar com produtos e serviços de diversos fabricantes.

    Em SNMP, o item a ser monitorado ou gerenciado é um agente. Quem consulta (GET) ou solicita modificações(SET) é um gerente. O agente tambem tem a função de gerar alertas (TRAP).

    Sistemas de monitoramento de redes como HP Open View, IBM Tivoli, Nagios e Zabbix suportam SNMP nativamente para monitoramento e gerenciamento SNMP.

    O sistema gerente pode usar estes alertas para gerar alarmes visuais ou usar ferramentas de comunicação como SMS e e-mail para avisar os responsáveis.

    O agente SNMP, instalado no item a ser gerenciado, contempla uma tabela de informações que pode ser consultada ou modificada pelo sistema gerente. Desta forma, é possível por exemplo consultar como está o tráfego de rede em determinada porta de um switch ou qual o estado de memória em uma máquina Java.

    Para que esta consulta possa ser feita, o gerente tem que conhecer as informações que podem ser obtidas do agente SNMP. Isso é garantido pelo uso de algo semelhante a um dicionário de dados: MIB e OID. A MIB é base de informações de gerenciamento e um OID é o identificador único dentro da MIB.

    O OID de um dispositivo ou serviço está dentro de uma hierarquia inscrita em Iana.org. Esta hierarquia reserva "pedaços" da árvore para fabricantes e instituições que podem usar os identificadores para uso em SNMP. Como curiosidade, os OID usados em LDAP usam a mesma hierarquia.

    Fonte: https://www.4linux.com.br/o-que-e-snmp

  • O SNMP foi criado para facilitar o monitoramento e o gerenciamento de redes. É hoje um dos protocolos mais usados para esse fim, já que permite trabalhar com produtos e serviços de diversos fabricantes. Hoje as principais soluções de monitoramento de redes fornecem alertas (SMS, E-mail ou PUSH) para comunicar falhas na infraestrutura de rede.

    Tratas-se de um protocolo da camada de aplicação (a camada sete do modelo Open System Interconnection – OSI) que usa normalmente a porta 161 do protocolo de transporte UDP. Essa característica permite a abstração das outras camadas e o gerenciamento de dispositivos que estejam fora da rede de origem.

    Em resumo, sua função básica é facilitar a troca de informações de gerenciamento entre os dispositivos da rede. Para isso, fornece dados de status dos elementos ativos da rede e estatísticas importantes para seu funcionamento, como uso, taxa de erros, vazão, nível de colisão e outros.

    O protocolo consome poucos recursos da rede e do processamento, o que levou à sua disseminação e inclusão até em equipamentos simples como impressoras. Entre os muitos itens que podem ser monitorados estão:

    gráficos com estatísticas de tráfego; dados sobre o nível do toner em impressoras; informações sobre o uso da CPU e da memória de diversos dispositivos; quantidade de processos sendo executados em um dispositivo específico

    O SNMP permite que uma ou mais máquinas da rede sejam designadas como gerentes. Esse dispositivo recebe informações dos demais itens da rede, que se tornam agentes. Com o processamento dessas informações, é possível administrar todo o sistema e facilmente detectar defeitos.

    Para isso, é comum o uso da Management Information Base (Base de informações de gerenciamento, MIB), uma árvore hierárquica organizada por tipo de informação. Nela ficam gravadas todas as informações necessárias para a gestão de cada dispositivo, usando as variáveis requeridas pelo gerente.

    Cada objeto da rede, para se diferenciar, tem um identificador específico (OID, do inglês object identifier). O gerente, então, deve conhecer as informações que podem ser obtidas do agente para que a consulta possa ser feita: são a MIB e o OID que auxiliam nessa tarefa.

    O protocolo, então, define apenas como os dados serão transmitidos, já que as informações coletadas pela máquina gerente estão armazenadas nos próprios agentes. Assim, sua arquitetura consiste em uma coleção de estações de gerenciamento e elementos de rede, e o SNMP transporta a informação entre eles.


    Fonte: https://www.opservices.com.br/snmp/

  • O SNMP é um protocolo da camada de aplicação designado para facilitar a troca de informações de gerenciamento entre dispositivos de rede. Este protocolo define as mensagens que podem ser trocadas entre agentes e gerentes, o formato destas mensagens e os procedimentos a serem usados para esta troca;

  • SNMPresponsável pelo gerenciamento de dispositivos de redes TCP/IP; permite o monitoramento dos nós da rede a partir de um host de gerenciamento.

  • Gabarito CERTO.

    .

    O SNMP é um protocolo de nível de aplicação no qual um pequeno número de estações gerente controlam um conjunto de agentes. O protocolo é projetado no nível de aplicação, de modo que consiga monitorar dispositivos produzidos por diferentes fabricantes e instalados em diferentes redes físicas. Em outras palavras, graças ao SNMP as tarefas de gerenciamento de uma rede independem das características físicas dos dispositivos gerenciados, bem como da tecnologia de rede subjacente. Ele pode ser usado em uma internet heterogênea, composta por diversas LANs e WANs interligadas por roteadores de diferentes fabricantes.

    Forouzan.

  • CERTO.

    O protocolo SNMP permite o monitoramento e gerenciamento remoto de dispositivos em rede, como por exemplo, roteadores, switches, hubs, nobreaks, servidores e impressoras. A partir deste protocolo, é possível monitorar, descobrir problemas e gerenciar remotamente qualquer dispositivo que possua suporte a este protocolo, tornando mais simples o trabalho de administração da rede.

  • Comentários gigantes e eu ainda não entendi nada.

  • SNMP estão presentes não apenas em equipamentos de rede, mas também em impressoras, NAS, UPS. Basicamente, qualquer equipamento presente na rede pode ser monitorado por meio de agentes SNMP.

    Fonte: https://www.zabbix.com/snmp_ipmi_agent#snmp

  • Gabarito: Certo

    SNMP é um protocolo da Camada de Aplicação. O protocolo roda na porta 161/UDP como padrão e envia mensagens de Trap pela porta 162/UDP.

    O SNMP busca ser um protocolo simples de gerenciamento de redes para redes TCP/IP

  • SNMP - Simple Network Management Protocol .. anotando o que a sigla representa já ajuda a responder muitas questões sobre as funcionalidades dos protocolos.

  • Gabarito: certo

    O SNMP trabalha com as funções de agentes e gerentes, nos quais os agentes irão mandar informações para seus gerentes que ao coletarem essas informações irão realizar o formato e tipos de pacotes, bem como interpretar as informações recebidas pelos seus agentes. Assim, realizando um formato de comunicação na camada de aplicação com o servidor.

  • bizu pra quem tb sofre com "relacionamento abusivo" hahaha

    SNPM (Sua Namorada que Manda Porra)

    -ela quem gerencia suas redes/interfaces

    -tem acesso a seus dados e estatisticas

    -tráfego de pacotes

    -entrada e saída do que quer que seja.

    e você que não forneça esses dados não, pra vc ver...

  • SNMP é o protocolo padrão para monitoramento e gerenciamento de redes. A sigla SNMP é um acrônimo para “Simple Network Management Protocol” ou “Protocolo Simples de gerenciamento de redes”

  • (SNMP) Protocolo simples de gerenciamento de rede.

  • complementando,

    CONSULPLAN - 2013 - TRE-MG - Analista Judiciário - Análise de Sistemas

    “O SNMP (Simple Network Management Protocol – Protocolo de Gerenciamento de Redes Simples) é um framework para o gerenciamento de dispositivos de rede em uma Internet que utiliza o conjunto de protocolos TCP/IP. Ele fornece um conjunto de operações fundamentais para monitoramento e manutenção de uma Internet.”

    (Forouzan, 2008.)

    Questões da nossa odiada CESPE:

    1. O protocolo ICMP (internet control message protocol), que é útil para o gerenciamento remoto de dispositivos de rede, como roteadores, servidores, concentradores e clientes, pode ser utilizado para ativar e desativar portas, medir largura de banda, reiniciar dispositivos e captar dados para estatística de rede. ERRADA. É SNMP 
    2. Ao usar o SNMP (Simple Network Management Protocol), protocolo utilizado para acessar remotamente uma caixa de correio eletrônico, o usuário pode transferir, de maneira sequencial, mensagens contidas em uma caixa de correio eletrônico para um computador local. ERRADA
    3. No protocolo SNMP, uma MIB define uma base de dados que contém informações de gerenciamento relativas aos dispositivos gerenciados. CERTA
    4. Por padrão, o protocolo de transporte utilizado pelo SNMP é o TCP. ERRADA - usa UDP
  • SNMP - Protocolo da Camada de Aplicação responsável pelo gerenciamento de dispositivos de redes TCP/IP. Monitora os nós da rede a partir de um host de gerenciamento.

  • SNMP - Simple Network Management Protocol

    • É responsável pelo gerenciamento de dispositivos de redes TCP/IP.
    • Monitora os nós da rede a partir de um host de gerenciamento.
    • Está na camada de Aplicação.
    • Por padrão utiliza a porta UDP 161 para envio e recebimento de solicitações.

    Caso identifiquem algum erro, avisem-me.

  • SNMP - MONITORA, GERÊNCIA OS TCP/IP DE UMA FORMA GERAL

  • O que são as informações estáticas dos ativos?

  • SNMP

    • faz parte da arquitetura TCP/IP

    • opera com UDP

    • gerenciamento de redes

    • duas portas: 161 (agentes) e 162 (gerentes)

  • SNMP (Sua Namorada que Manda Porra)

    -ela quem gerencia suas redes/interfaces

    -tem acesso a seus dados e estatisticas

    -tráfego de pacotes

    -entrada e saída do que quer que seja.

    e você que não forneça esses dados não, pra vc ver...

    (Comentário do colega Joas Pinheiro) Q1752791