-
“A Transport Protocol for Real-Time Applications” define um protocolo que fornece um serviço de transporte de dados com características de tempo real, de que são exemplos áudio e vídeo interactivo
O RTP tem duas componentes » o próprio RTP, responsável pela transferência de dados » um protocolo de controlo (RTCP – RTP Control Protocol), responsável pela monitoração da Qualidade de Serviço e pelo envio de informação sobre os participantes numa sessão • O RTP/RTCP corre tipicamente sobre UDP, utilizando as suas capacidades de multiplexagem e checksum; em conjunto fornecem parte da funcionalidade de protocolos de Transporte
O RTP (transporte de dados) tem as seguintes características » É executado extremo a extremo » Transporta dados com características de tempo real – Streaming – Interactivos » Não inclui mecanismos que providenciem entrega fiável e com garantias de QoS, ou que permitam reserva de recursos » Inclui as seguintes funções – Timestamping (para compensação do jitter em pacotes do mesmo stream) – Numeração sequencial (para detecção de perdas e reordenação) – Identificação do tipo de payload (para descrever o tipo de codificação usado no payload) – Identificação da fonte (em sessões multicast)
O RTCP fornece informação adicional aos participantes na sessão » Feedback sobre a Qualidade de Serviço – os receptores indicam a qualidade da recepção relativa a cada emissor (número de pacotes perdidos, jitter e round-trip delay) – os emissores podem usar esta informação (no caso de aplicações adaptativas) para ajustar os débitos de codificação e outros parâmetros » Sincronização entre meios – por razões de flexibilidade, pacotes de áudio e vídeo são muitas vezes transportados em streams separados, que necessitam de ser sincronizados no receptor (por exemplo para garantir lip synch); a informação de sincronização entre fontes (mesmo se em servidores diferentes) é fornecida pelo RTCP » Identificação dos participantes na sessão – nome, endereço electrónico, número de telefone » Controlo da sessão – devido ao número de participantes numa sessão ser variável e eventualmente muito elevado, torna-se necessário evitar que o número de pacotes RTCP cresça linearmente com a dimensão do grupo multicast – o período entre pacotes RTCP deve ser ajustado dinamicamente à dimensão do grupo, procurando-se que o tráfego RTCP consuma uma percentagem sensivelmente constante do tráfego total
Fonte:https://web.fe.up.pt/~jruela/Apontamentos/Arq_IETF.pdf
-
O protocolo RTP, é o principal protocolo utilizado pelos terminais, em conjunto com o RTCP, para o transporte fim-a-fim em tempo real de pacotes de mídia (Voz) através de redes de pacotes. O RTP não reserva recursos de rede e nem garante qualidade de serviço para tempo real. O transporte dos dados é incrementado através do RTCP (protocolo de controle) que monitora a entrega dos dados e provê funções mínimas de controle e identificação.
-
Gabarito: Certo
RTP: A função básica do RTP é multiplexar diversos fluxos de dados em tempo real sobre um único fluxo de pacotes UDP. Não há nenhuma garantia especial sobre a entrega; Pacotes podem ser perdidos, alterados, atrasados etc. O RTP não tem confirmação e nenhum mecanismo para solicitar retransmissões (Real Time Protocol - Protocolo de Transporte em Tempo Real).
RTCP: De acordo com o Tanenbaum, este protocolo é um irmão caçula do RTP, visto acima. RTCP significa Protocolo de Controle de Transporte em Tempo Real (Real Time Control Protocol), cuida do feedback, da sincronização e da interface do usuário de uma comunicação por RTP, mas não transporta nenhuma mídia. (Real Time Control Protocol - Protocolo de Controle de Transporte em Tempo Real).
São protocolos da camada de aplicação, embora não seja tão claro em que camada eles se encontram. Tanembaum diz que é difícil dizer em que camada o RTP está (assim como o RTCP, seu irmão caçula).
-
Arquitetura RTP???
-
Também desconhecia esse protocolo
Gabarito Certo
O protocolo RTP tem um irmão caçula, chamado RTCP (Real-time Transport Control Protocol). Ele
cuida do feedback, da sincronização e da interface do usuário, mas não transporta quaisquer
dados. A primeira função pode ser usada para fornecer feedback sobre retardo, flutuação, largura
de banda, congestionamento e outras propriedades de rede para as origens.
Fonte: Tanembaum, 4ª edição.
-
RTCP (real-time control protocol)