-
Não concordo com o gabarito. O documento de requisitos deve ser elaborado a partir da elicitação dos requisitos junto aos stakeholders e não a partir da análise de viabilidade como afirma a questão. Se alguém tiver um ponto de vista diferente e desejar compartilhar, será bem-vindo.
-
Colega na7an, a redação da questão pode estar meio difícil, porém tente entender que o Documento de Requisitos é o resultado da engenharia de requisitos e a questão quis dizer exatamente isso, esquematizando a questão ficaria assim:
análise de viabilidade do software + análise e elicitação + especificação + validação de requisitos = Documento de requisitos
Relendo a questão:
O documento de requisitos deve ser elaborado a partir da análise de viabilidade do software, seguida (+) de análise, (+) especificação (+) validação de requisitos.
GABARITO CERTO
-
Concordo com Na7an, pois a analise de viabilidade segundo Sommerville entrega o relatório de viabilidade, se segue ou não... A documentação começa a ser desenvolvida após isso.
-
O grande problema dessa questão não é o conteúdo sobre Engenharia de Requisitos abordado, mas sim como o período foi construído. A palavra "seguida" faz referência à continuação do termo "análise de viabilidade" e não ao "documento de requisitos".
-
GABARITO : CERTO
"Processos de engenharia de requisitos podem incluir quatro atividades de alto nível: Estudo de viabilidade ; Elicitação e análise ; Especificação e Validação.
...
Após um estudo inicial de viabilidade, o próximo estágio do processo de engenharia de requisitos é a elicitação e análise de requisitos. Nessa atividade, os engenheiros de software trabalham com clientes e usuários finais do sistema para obter informações sobre o domínio da aplicação, os serviços que o sistema deve oferecer, o desempenho do sistema, restrições de hardware e assim por diante."
Fonte : Engenharia de Software - 9º ed - Ian Sommerville - pág. 69
-
Gente, é aquela velha história que os professores sempre falam: a gente tem que tentar entender o que o selecionador quer cobrar. Eu concordo que essa questão está com o texto péssimo, mas consegui acertar porque imaginei que o que ele estava querendo cobrar é a sequência que leva à produção dos requisitos, e não se o documento de requisitos em si é elaborado a partir do estudo de viabilidade.
-
CERTO
Que redação f*, essa questão está mais para PORTUGUÊS do que para Engenharia de Software. Fiquem atentos que o CESPE faz isso com frequência
O documento(SUBS MASCULINO) de requisitos deve ser elaborado a partir da(Após a) análise de viabilidade (SUBS FEMININO)do software, seguida(Referencia a um Substantivo Feminino, que é a ANÁLISE DE VIABILIDADE) de análise, especificação e validação de requisitos.
-
Tudo indica que a questão refere-se à imagem da página 70 - espiral do processo de engenharia de requisitos - na qual a saída da espiral, após a Validação de requisitos, é o Documento de requisitos de sistema.
Se formos olhar por essa imagem, a questão se encontra correta.
.
At.te
Foco na missão ❢
-
Certíssimo, tudo começa com analise de viabilidade, e nela se elabora o documento, o qual será o início de todo o processo.
Resposta: Certo
-
Pra mim, na verdade deixou confuso, é que a DOCUMENTAÇÃO viria ANTES da VALIDAÇÃO. Isso tanto por SOMMERVILLE quanto por PRESSMAN.
No caso, para o Sommerville a documentação está dentro de Elicitação e Análise, e para o Pressman, dentro de especificação. De qualquer maneira, em ambos os casos a Validação viria depois. Como ele usa o termo "SEGUIDA DE", o texto fica bem DÚBIO e o português leva à interpretações diferentes.
Acho que a chave para o gabarito é o comentário da colega Lopes, indicando que na literatura oficial tem uma imagem indicando o Documento de Requisitos como resultado após a validação de requisitos
ou seja,
DOCUMENTAÇÃO DE REQUISITOS != DOCUMENTO DE REQUISITOS
Bons estudos :**
-
✅Gabarito(Certo)
Só reforçando para seguirem os comentários dos nossos amigos Isalotti e Max, pois vão se enchendo de comentários duvidosos e os comentários certeiros vão ficando para trás, fazendo com que os novos concurseiros possam não ver!
A hora vai chegar!