SóProvas


ID
2863690
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Julgue o item seguinte, a respeito dos conceitos de modelagem de dados e níveis de abstração.


No modelo de entidade-relacionamento, uma entidade se caracteriza por um objeto do mundo real que possui um conjunto de propriedades; os valores de um subconjunto dessas propriedades podem identificar de maneira única a entidade.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: CERTO

    O Modelo Entidade Relacionamento (também chamado Modelo ER, ou simplesmente MER), como o nome sugere, é um modelo conceitual utilizado na Engenharia de Software para descrever os objetos (entidades) envolvidos em um domínio de negócios, com suas características (atributos) e como elas se relacionam entre si (relacionamentos).

    Em geral, este modelo representa de forma abstrata a estrutura que possuirá o banco de dados da aplicação. Obviamente, o banco de dados poderá conter várias outras entidades, tais como chaves e tabelas intermediárias, que podem só fazer sentido no contexto de bases de dados relacionais.

    Observação: nem sempre criaremos modelos para um sistema completo, pois isso poderia resultar em um modelo muito extenso e difícil de interpretar. Dependendo da magnitude do que estaremos desenvolvendo, podemos criar modelos apenas para uma parte do sistema, um módulo, ou mesmo uma funcionalidade. Imagine, por exemplo, um sistema ERP de grande porte que contemple vendas, finanças, recursos humanos, etc. Várias entidades estão presentes em mais de uma parte do sistema, mas não seria muito interessante, e provavelmente nem mesmo necessário, criar um único modelo para todo o sistema, por isso pode-se dividir a modelagem em várias partes menores.

    Os objetos ou partes envolvidas um domínio, também chamados de entidades, podem ser classificados como físicos ou lógicos, de acordo sua existência no mundo real. Entidades físicas: são aquelas realmente tangíveis, existentes e visíveis no mundo real, como um cliente (uma pessoa, uma empresa) ou um produto (um carro, um computador, uma roupa). Já as entidades lógicas são aquelas que existem geralmente em decorrência da interação entre ou com entidades físicas, que fazem sentido dentro de um certo domínio de negócios, mas que no mundo externo/real não são objetos físicos (que ocupam lugar no espaço). São exemplos disso uma venda ou uma classificação de um objeto (modelo, espécie, função de um usuário do sistema).

    Fonte: https://www.devmedia.com.br/modelo-entidade-relacionamento-mer-e-diagrama-entidade-relacionamento-der/14332

  • Certo.

    "No modelo de entidade-relacionamento, uma entidade se caracteriza por um objeto do mundo real que possui um conjunto de propriedades"

    Perfeito, é o conceito de entidade, a abstração de algo real com suas características.

    "Os valores de um subconjunto dessas propriedades podem identificar de maneira única a entidade."

    Exatamente, são os casos das chaves primárias e chaves únicas, como CPFs ou códigos únicos.

  • entidade e atributos --> parte física

    relacionamento --> parte abstrata

    2013

    Em um modelo ER, as entidades e os atributos representam a parte abstrata, e os relacionamentos, a parte física.

    errada

    2016

    Na modelagem de dados, o elemento que descreve as propriedades ou características em entidades e relacionamentos denomina-se

     a) cardinalidade.

     b) conjunto de relacionamentos.

     c) atributo.

     d) requisito.

     e) agregação.

  • Chave primária composta. Gabarito certo.

  • Em geral, os atributos representam características de uma entidade, então esta parte está correta. Além disso, determinado subconjunto desses atributos pode identificar unicamente uma determinada entidade, sendo, nesse caso, a chave da entidade.

  • E as entidades lógicas? Por exemplo um pedido, não necessariamente é um objeto do mundo real.

    Marquei errado por isso.

  • CORRETO

    Por exemplo: a modelagem de um carro (objeto do mundo real) que tem propriedades (marca, ano, cor e número de chassi).  

    Dentre as propriedades da entidade Carro, o número do chassi identifica a entidade de forma única, não vai existir um carro com dois números de chassis iguais, ou seja, os valores de um subconjunto dessa propriedade “número de chassi” identifica de maneira única a entidade carro. 

    Bons estudos...

  • # O Modelo Entidade Relacionamento (também chamado Modelo ER, ou simplesmente MER), como o nome sugere, é um modelo conceitual utilizado na Engenharia de Software para descrever os objetos (entidades) envolvidos em um domínio de negócios, com suas características (atributos) e como elas se relacionam entre si (relacionamentos).  

    De acordo com a cardinalidade existem 3 tipos básicos de relacionamentos entre as entidades.  

     • RELACIONAMENTOS UM PARA MUITOS

     • RELACIONAMENTOS MUITOS PARA MUITOS

     • RELACIONAMENTOS MUITOS PARA UM  

  • No modelo Entidade-Relacionamento, trazemos elementos do mundo real para diagramar um sistema, a exemplo de alunos que irão adquirir cursos em um portal. Os alunos possuirão diversas propriedades, mas um subconjunto delas será suficiente para identificar um aluno de forma única, a exemplo de um CPF ou um código de aluno.

    Item correto.

  • Uma entidade é realmente um objeto do mundo real e, de fato, possui um conjunto de propriedades (também chamados de atributos).

    Os valores de um subconjunto dessas propriedades podem identificar de maneira única a entidade? Sim, aqui está falando sobre chave primária – valores de um subconjunto de propriedades que permitem identificar de maneira única a entidade

    Estratégia

  • O objeto não é necessariamente do mundo real!

  • Em geral, os atributos representam características de uma entidade. Um determinado subconjunto desses atributos pode identificar unicamente uma determinada entidade, sendo a chave da entidade.

  • correto, por exemplo: a modelagem de um carro (objeto do mundo real) que tem propriedades (marca, ano, cor e número de chassi). 

  • Errei por entender que "valores de um subconjunto" não seriam capazes de IDENTIFICAR de maneira única uma entidade, mas sim seu ATRIBUTO.

    Valor e atributo são termos semanticamente muito distantes.

  • Pelo que entendi, é porque Objeto é em sentido amplo! ou seja, tudo do mundo que pode ser representado nas entidades, seja concreto ou abstrato, e se é do mundo real então OK. Correto. Agora, SE ela dissesse que representa um objeto CONCRETO do mundo real, estaria errado. Se dissesse PODE REPRESENTAR um objeto CONCRETO estaria Certo!.

  • Pelo que entendi, é porque Objeto é em sentido amplo! ou seja, tudo do mundo que pode ser representado nas entidades, seja concreto ou abstrato, e se é do mundo real então OK. Correto. Agora, SE ela dissesse que representa um objeto CONCRETO do mundo real, estaria errado. Se dissesse PODE REPRESENTAR um objeto CONCRETO estaria Certo!.

  • Marquei como errado, porque um sub-conjunto das propriedades (chave) identifica univocamente uma tupla (Registro) da entidade e NÃO a Entidade em si.

    Alguém pode me ajudar?

  • não se esqueçam de interpretar o enunciado.

    podem identificar é diferente de identifica.

    no caso, consigo inferir que é possivel identificar a entidade através dos valores contidos no seu atributo. por exemplo: um número de 11 dígitos, num determinado banco de dados, poderia se referir univocamente à entidade cpf (chave primaria desse determinado banco de dados), caso não tenha nenhuma outra entidade passível dessa valoração.

    logo, sim, é possivel identificar uma entidade através do seu atributo, mas não obrigatoriamente.

    caso esteja equivocado, favor sinalizar.

  • Correto!

    • Na primeira parte, o enunciado descreve entidade.
    • Na segunda parte, o enunciado faz referência aos atributos, que de fato podem podem identificar de maneira única a entidade.

    QUESTÃO CESPE: No modelo entidade-relacionamento, as propriedades particulares que descrevem uma entidade são denominadas atributos.

  • Lembrem-se que o mundo real é composto por coisas concretas e abstratas. Não se deixem enganar, pois é exatamente isso que a banca quer.

  • Gabarito ► Correto

    Gente, uma entidade é realmente um objeto do mundo real e, de fato, possui um conjunto de propriedades (também chamados de atributos). Os valores de um subconjunto dessas propriedades podem identificar de maneira única a entidade? Sim, aqui está falando sobre um atributo identificador – valores de um subconjunto de propriedades que permitem identificar de maneira única a entidade.

    bons estudos