SóProvas


ID
2864677
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O  nascimento  do  Brasil  como  Estado Nacional,  na  primeira  metade do século XIX, coincide com o esforço das elites locais  para estabelecer uma identidade nacional brasileira. Com o  advento  da  República,  em  1889,  vê‐se  a  preocupação  de  buscar  no  passado  elementos  que  legitimassem  a  nova  ordem. É na Era Vargas (1930‐1945), especialmente durante  a  ditadura  do  Estado  Novo  (1937‐1945),  contudo,  que  o  projeto de afirmação da nacionalidade adquire foros de algo  sistemático, conduzido pelo governo central.

Tendo as informações acima como referência inicial e considerando a amplitude do tema abordado, julgue o item.


A Semana de Arte Moderna, em 1922, caracterizou‐se pela defesa da importação de modelos estrangeiros, sobretudo europeus, como forma de aperfeiçoar a produção artística e literária brasileira.

Alternativas
Comentários
  • A semana de Arte moderna, caracterizou-se de uma buscar pela identidade própria e de uma maneira mais livre de expressão.

    ' Defesa da importação de modelos estrangeiros'

    Gab: Errado

  • Os anos de 1920 abriram espaços para várias mudanças no país, por exemplo, a decepção em relação à República.

    No ano de 1922, aconteceu a Semana de Arte Moderna. Uma das pautas, entre outras, era a critica à importação de movimentos artísticos e teorias estrangeiras.

    Alguns desses intelectuais: Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Anita Malfatti, etc.

    :. Gabarito Falso!

    At.te

    Foco na missão!!!

  • engraçado, porque sofreram influências das vanguardas europeias, o que não deixa de ser um estrangeirismo, apesar do modernismo ter tido como objetivo a construção de uma crítica social aliada a um patriotismo consciente.

  • Os movimentos artísticos, antes desprezados pela sociedade, hoje mostram-se cada vez mais importantes na inclusão de ritmos e danças à cultura das novas gerações. As pinturas ganharam mais espaço, principalmente após a Semana de Arte Moderna que trouxe ao mundo o Modernismo, o primeiro movimento verdadeiramente brasileiro.

  • Entre as características da Semana de Arte Moderna, em 1922, estavam:

    -> Libertação estética

    ->Ruptura com o tradicionalismo

    -> Experimentações artísticas

    -> Liberdade formal

    ->Valorização do cotidiano nacional

    -> CONTRA A INFLUÊNCIA EUROPEIA

  • A Semana de Arte Moderna representou uma verdadeira renovação de linguagem, na busca de experimentação, na liberdade criadora da ruptura com o passado e até corporal, pois a arte passou então da vanguarda para o modernismo. O evento marcou época ao apresentar novas ideias e conceitos artísticos, como a poesia através da declamação, que antes era só escrita; a música por meio de concertos, que antes só havia cantores sem acompanhamento de orquestras sinfônicas; e a arte plástica exibida em telas, esculturas e maquetes de arquitetura, com desenhos arrojados e modernos.

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Semana_de_Arte_Moderna

  • De uma coisa eu sei, a " Semana da Arte Moderna" não se caracterizou por uma "defesa da importação de modelos estrangeiros". Pelo contrário, se caracterizou por valorizar e buscar caracterizar um modelo de arte Brasileira de acordo com o ideal moderno. Pego os quadros da Tarsila do Amaral por exemplo, o Abapuru, isso fica muito nítido nas obras dela.

  • TOTALMENTE ERRADOOOO , SE LIGUEM :

    -SEMANA DA ARTE MODERNA (1922) 

    O QUE FOI ? -Movimento artístico que propunha a renovação nas artes brasileiras, em reação às formas tradicionais das artes plásticas e da literatura: o Modernismo

    QUAL OBJETIVO ? -ABRASILEIRAR a cultura brasileira

    OBS : Surgiu diante da invasão cultural estrangeira que despersonalizava o Brasil e contra os padrões considerados arcaicos da arte nacional.

     Nomes de destaque : 

    Escritores : Mário de Andrade, Menotti del Picchia, Oswald de Andrade

    Músicos : Heitor Villa-Lobos e Ernani Braga

    Artistas plásticos : Emiliano Di Cavalcanti, Anita Malfatti, Tarsila do Amaral e Victor Brecheret..  

  • A maior vergonha brasileira, e temos que admitir, é que: a principal obra de arte brasileira, ABAPORU de Tarsila do Amaral, símbolo da semana de artes modernas, foi vendida para um colecionador Argentino, será que o brasileiro leva isso a sério mesmo ou é só conversa fiada.?

  • SEMANA DA ARTE MODERNA (1922)

    A semana da Arte Moderna tinha como objetivo Renovar e recriar a arte brasileira de acordo com as novas tendências que chegavam da Europa, mas acima de tudo com uma identidade própria.

  • A semana da Arte Moderna tinha como objetivo renovar e recriar a arte brasileira de acordo com as novas tendências que chegavam da Europa - ideia de importação de modelo de estrangeiros-, mas não “aperfeiçoar” a cultura com modelos prontos, como uma mistura. A ideia era tomar como inspiração os modelos externos e criar os próprios nativos do Brasil.

    Errado!

    força e honra, guerreiros!!!