SóProvas


ID
2864800
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

    As decisões de bombardear a Síria, romper o pacto nuclear com o Irã, distanciar‐se de seus aliados atlânticos, transferir a embaixada americana de Tel Aviv para Jerusalém e reunir‐se, cara a cara, com o líder da Coreia do Norte lhe deram, entre os seus, aquilo que jamais teve: ares de estadista. Não é que tenham diminuído as críticas dos democratas. Pelo contrário, o furor antitrumpista não para de crescer e o próprio Barack Obama tem quebrado seu silêncio.

Internet: <https://brasil.elpais.com>.

A partir das ideias do texto acima, julgue o seguinte item.


A Síria é rival histórica também da Rússia desde os tempos da União Soviética, o que a deixa sem apoio militar externo de grande porte.

Alternativas
Comentários
  • Errado.


    As relações entre Rússia e Síria são as relações diplomáticas estabelecidas entre a Federação Russa e a República Árabe da Síria. A Rússia possui uma embaixada em Damasco e um consulado em Alepo, e a Síria possui uma embaixada em Moscou. Como, até recentemente, com a maioria dos países árabes, a Rússia desfruta de um relacionamento historicamente forte, estável e amigável com a Síria.


    Cooperação militar

    Desde 1971, os russos têm arrendado instalações portuárias em Tartus para a sua frota naval. Entre 1992 e 2008, essas instalações estiveram bastante precárias, no entanto, as obras iniciaram simultaneamente com a Guerra na Ossétia do Sul em 2008, para melhorar as instalações do porto com o objetivo de oferecer suporte a uma maior presença da Marinha da Rússia no Mar Mediterrâneo

  • O Eixo do mal.

  • Inclusive a Rússia e o Irã apoiaram militarmente o regime Sírio em diversos momentos. Enquanto os EUA apoiavam os rebeldes mas com menor expressividade.

  • Al-Assad , Presidente da Síria, é aliado da Rússia. Enquanto grupos extremistas, apoiados pelo USA, e o Estado Islâmico são contra a Síria.