SóProvas


ID
2864833
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

    O ano de 2017 foi considerado como excepcional para a agricultura brasileira. A supersafra de 238 milhões de toneladas de grãos produzida em 2017 foi um marco histórico, segundo Neri Geller, secretário de política agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).


Internet: <http://agenciabrasil.ebc.com.br> (com adaptações).

A respeito da temática abordada no texto acima e de outros assuntos a ela relacionados, julgue o item.

Um dos maiores exportadores de soja do mundo, o Brasil enfrenta gargalos logísticos ligados ao armazenamento e ao escoamento.

Alternativas
Comentários
  • O Brasil tem, cada vez mais, utilizado o agronegócio como uma estratégia de inserção na economia mundial. As exportações de produtos agrícolas brasileiros vêm desempenhando um importante papel no fornecimento de divisas e aumento da renda doméstica, mas um problema visível da agroindústria para exportação está relacionado à logística. No mercado mundial, o Brasil apresenta vantagens comparativas na produção de produtos agrícolas em relação aos outros produtores mundiais, mas perde em custos logísticos. 

    soja é o produto agrícola que mais gera volume de exportação para o Brasil, exigindo bastante da estrutura logística do país. O transporte precário dessa commodity entre as fontes primárias de produção para a exportação representa enorme prejuízo para o país. O problema e o desafio para o setor de transportes estão no processo de distribuição, no trajeto das fábricas até o cliente final.

    O problema da concentração da colheita da soja é reforçado pela deficiência de armazenagem em muitas regiões. No Brasil só os grandes produtores dispõem de estrutura de armazenagem na fazenda, enquanto os pequenos e médios defrontam-se com duas opções: ou fazem a venda logo após a colheita ou utilizam armazéns de terceiros, arcando, em ambos os casos, com as despesas de limpeza, secagem e, no segundo caso, armazenagem. Essa falta de armazéns obriga os agricultores a escoarem sua produção imediatamente após a colheita.

    As condições precárias das rodovias, pela baixa eficiência e falta de capacidade das ferrovias, pela desorganização e excesso de burocracia dos portos, têm como resultado o aumento das filas de caminhões nos principais portos, longas esperas de navios para a atracação, o não cumprimento dos prazos de entrega ao exterior, tudo isto resultando no aumento dos custos e redução da competitividade dos produtos brasileiros no exterior.

  • Gabarito: Certo.

  • Gargalos logísticos no escoamento de grãos:

    -Falta de armazéns;

    -Elevados custos com estadia;

    -Restrições de infraestrutura de transporte;

    -Dificuldades de integração intermodal;

    -Problemas regulatórios.