SóProvas


ID
2865697
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Acerca do modelo IS-LM, julgue o item seguinte.


Considerando-se o efeito Fisher no caso clássico, um aumento na expectativa de inflação gera uma redução da taxa real de juros, o que expande a renda da economia.

Alternativas
Comentários
  • Em relação aos juros, não vejo o erro na questão.

    Efeito Fisher:

    R = N - i

    Se inflação aumenta (i), juros reais diminuem sim.

    Eu notei que a questão é explícita ao falar NO CASO CLÁSSICO, em relação a teoria clássica, ela é inelástica aos juros, há a dicotomia clássica. O que expandiria a renda da economia seria a função de produção que é diretamente relacionada ao mercado de trabalho.

  • Aumentando a expectativa de inflação as pessoas vão gastar o seu dinheiro agora, e não aplicarão na poupança, com isso para incentivar a poupança os juros aumentarão para atrair poupadores. O aumento de juros reduz portanto a renda da economia.

    Corrija-me se estiver errada.

  • ERRADO

    Uma maneira de controlar a inflação é aumentando as taxas de juros. Se numa economia tem uma expectativa que a inflação vai aumentar, os profissionais do governo usarão o aumento das taxas de juros nominal para mantê-la controlada. Só que esse aumento nas taxas de juros tem um preço; quanto maior a taxa de juros, menor será os investimentos. Uma queda nos investimentos provoca uma redução na renda.

  • O erro da questão, para mim, está ao afirmar que o efeito Fisher irá afetar a taxa real de juros (ex post), o que na verdade, afeta a taxa real esperada (ex ante). Do ponto de vista da decisão dos agentes, não se conhece π previamente, mas se tem uma expectativa para a inflação a ser realizada no período seguinte. Essa distinção está no livro de questões da Anpec, da Cristiane Alkmin.

    Se não fosse por isso, eu teria considerado a questão correta, conforme pode ser visto na Q791430, que também traz expectativa de inflação futura.

    - Acerca do modelo macroeconômico IS/LM, julgue o item a seguir.

    O aumento da expectativa de inflação futura contribui para a expansão presente da economia.

    Gabarito: CERTO

  • ERRADO INDICE DE FISCHER: AUMENTO DA EXPECTATIVA DE INFLAÇÃO AUMENTO DO VALOR NOMINAL DOS JUROS.

    EXEMPLO SELIC. SE A EXPECTATIVA DE INFLAÇÃO AUMENTA A TAXA NOMINAL AUMENTA. PORÉM A TAXA REAL FICA CONSTANTE.

  • (ERRADO)

    redução da taxa real de juros ↑ desemprego ↓ renda

  • O Mais importante é que a questão não fala "ceteris paribus" (Todo o resto constante), se não, a meu ver, estaria certa.

    A questão pede justamente para considerar o Efeito Fisher, que diz que se a inflação aumentar, é necessário um aumento na taxa nominal de juros, para que a taxa real de juros permaneça constante.

    Meu raciocínio, considerando os outros elementos. O Erro é assumir que a taxa real de juros vai diminuir. Aumento da expectativa gera várias reações simultaneamente.

    Aumentando a expectativa de inflação as pessoas vão gastar o seu dinheiro agora, e vão atrais de Dinheiro no banco.

    Com isso, a demanda por moeda aumenta, oque aumenta a Taxa Nominal de Juros(preço da moeda), e acaba por alterar a Taxa Real de Juros, não se podendo afirmar que aumentou,manteve,diminuiu, mas como é considerando o EFEITO FISHER, ela se mantem constante.

    A Renda expande sim, pois o banco precisa atrair poupadores, então os Juros ficam mais atrativos.

    Formula da Renda: Renda Agregada (Y) = Juros (j) + Salários (s) + Aluguéis (a) + Lucros (l)