SóProvas


ID
2866726
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

A escolha de um professor por um determinado método de ensino de esporte é de grande importância para o sucesso do praticante no processo de ensino/aprendizagem/treinamento. Uma metodologia é muito mais do que proporcionar ao aluno inúmeras técnicas. De nada adianta o indivíduo dominar técnicas se não sabe o porquê ou o para quê dessas técnicas. Portanto, o método tem não só a função de facilitar a ação pedagógica como também a de permitir ao aluno a conscientização do significado de sua aprendizagem.


Pablo Juan Greco. Iniciação esportiva universal: metodologia da iniciação esportiva na escola e no clube. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999 (com adaptações).

Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o próximo item, a respeito dos métodos de ensino de esportes.


No método analítico-sintético, a sequência de jogos acontece do simples para o mais complexo, de forma que os jogos de iniciação, os grandes jogos e os jogos pré-esportivos ocorrem sempre antes do jogo formal.

Alternativas
Comentários
  •  o método analítico, conhecido como analítico-sintético ou parcial, refere-se a exercícios por partes que tem como foco o ensino através dos fundamentos técnicos da modalidade esportiva e para Greco (2001)

    Segundo Perfeito (2009) como o nome já diz o método faz uma análise (analítico) do jogo dividindo em elementos especiais: tático, técnico, físico e aos poucos vão sintetizando (sintético) ou reunindo em conexões maiores. Essa metodologia apresenta um conceito de fragmentação do jogo. E desenvolve o lema: aprender para jogar

  • O método denominado como analítico sintético visa o conhecimento das partes para um todo, partindo do simples para o complexo.

  • O modelo analítico-sintético está centrado no desenvolvimento das habilidades técnicas. A partir da análise da performance esportiva dos jogadores considerados experts, constrói-se um modelo ideal das habilidades a serem aprendidas pelos iniciantes. Porém, em função do grau de complexidade e do nível de dificuldade, as habilidades precisam ser divididas em fundamentos técnicos (no futebol, por exemplo, temos: chute, passe, drible), que devem ser aprendidos, inicialmente, fora do contexto de jogo, para, depois, serem progressivamente aplicados às situações reais de jogo.