SóProvas


ID
2867002
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para refazer o plano de desenvolvimento institucional (PDI) de determinada universidade, foram criadas diversas equipes, compostas por representantes de todas as áreas de atuação da instituição. Em suas reuniões, as equipes estabeleceram estratégias de trabalho e prazos de execução de cada etapa, bem como estipularam momentos intermediários de discussão em conjunto e espaços de consulta pública, com a finalidade de proporcionar a participação de toda a comunidade escolar na construção do plano. Ao final do processo, uma das equipes formatou o documento, que foi submetido ao conselho superior para aprovação.

A respeito dessa situação hipotética, julgue o item a seguir, acerca de planejamento participativo.

Na hipótese considerada, o tipo de articulação na construção do PDI é considerado um meio de exercício do trabalho pedagógico coletivo.

Alternativas
Comentários
  • Nem precisa comentar! O PDI foi feito em equipe, portanto, é um trabalho coletivo.

  • GABARITO: CERTO

    O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é o instrumento de planejamento e gestão que considera a identidade da Instituição de Ensino Superior, no que diz respeito a sua filosofia de trabalho, a missão a que se propõe, as diretrizes pedagógicas que orientam suas ações, a sua estrutura organizacional e as atividades acadêmicas que desenvolve e/ou pretende desenvolver.

     

    No PDI devem estar explicitados os compromissos coletivos e os esforços a serem feitos para, continuamente, aproximar a Universidade existente daquela sonhada e anunciada no seu Projeto Pedagógico.

     

    FONTE:

    http://www.ufc.br/a-universidade/documentos-oficiais/313-plano-de-desenvolvimento-institucional-pdi

     

    https://wp.ufpel.edu.br/pdi/

  • GAB CERTO

     

    O Plano de Desenvolvimento Institucional [PDI] é fundamental, por exemplo, para um ensino superior com relação à sua filosofia de trabalho, missão, orientação pedagógica, à vista disso, o PDI é indispensável para uma instituição de ensino, pois trata-se de um processo coletivo, colaborativo e democrático.

     

     

    AVANTE! FORÇA!

  • CERTO

    PDI:

    o  Abrange 5 anos;

    o  Instrumento de planejamento e gestão;

    o  Filosofia de trabalho, missão, visão e cultura;

    o  Diretrizes pedagógicas que orientam ações e atividades acadêmicas;

    o  Participação de toda comunidade universitária;

    o  Planejamento estratégico;

    o  Define objetivo e metas de longo prazo;

    o  Avaliação interna e externa;

    o  Capacidade e Sustentabilidade Financeira;

    o  Cronograma de implantação e desenvolvimento da instituição;

    o  Organização didático-pedagógica da instituição;

    o  Projeto pedagógico da instituição;

    Valores: inovação, inclusão, internacionalização, autonomia, democracia e pluralidade.

  • GABARITO: CERTO

    O Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI, elaborado para um período de 5 (cinco) anos, é o documento que identifica a Instituição de Ensino Superior (IES), no que diz respeito à sua filosofia de trabalho, à missão a que se propõe, às diretrizes pedagógicas que orientam suas ações, à sua estrutura organizacional e às atividades acadêmicas que desenvolve e/ou que pretende desenvolver.Isso significa que o que se deseja alcançar em termos de forma de conduzir o trabalho, de estrutura para as atividades cotidianas, de objetivos a serem perseguidos, tudo isso precisa estar descrito em forma de planejamento estratégico.

    Outro aspecto importante das diretrizes é a transparência que deve existir na formação e na apresentação do PDI:

    A elaboração do PDI deverá explicitar o modo pelo qual o documento foi construído e a interferência que exercerá sobre a dinâmica da Instituição, tendo como pressuposto o atendimento ao conjunto de normas vigentes.

    […]

    É imprescindível, na elaboração do PDI, considerar como princípios, a clareza e a objetividade do texto, bem como a coerência, de forma a expressar a adequação entre todos os seus elementos, e a factibilidade, de forma a demonstrar a viabilidade do seu cumprimento integral.

    O fato de existir um planejamento estratégico não deve ser entendido como liberação para a Universidade realizar autonomamente a expansão planejada. As atividades e investimentos previstos no PDI devem ser propostas dentro do cronograma apresentado e seguindo os trâmites próprios de cada tipo de demanda.

    Cada instituição deve realizar seu planejamento de forma coletiva e criativa, mas com fundamento na realidade existente e nos aspectos dessa realidade que se deseja modificar. Como uma forma de organizar e canalizar a participação de todos na definição do que precisa ser mudado, as diretrizes de elaboração indicam os eixos temáticos essenciais:

    -PERFIL INSTITUCIONAL;

    -PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL;

    -IMPLEMENTAÇÃO DA INSTITUIÇÃO E ORGANIZAÇÃO ACADÊMICA;

    -CORPO DOCENTE;

    -CORPO TÉCNICO ADMNISTRATIVO;

    -CORPO DISCENTE;

    -ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA;

    -AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL;

    -INFRAESTRUTURA FÍSICA E INSTALAÇÕES ACADÊMICAS;

    -ATENDIMENTO ÀS PESSOAS PORTADORAS DE NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS OU COM MOBILIDADE REDUZIDA;

    -DEMONSTRATIVO DE CAPACIDADE E SUSTENTABILIDADE FINANCEIRA;

    -ANEXOS.

    FONTE: https://sites.unipampa.edu.br/pdi/pagina-exemplo/

  • CERTO

    Hoje temos claro que transparência e trabalho coletivo são bons caminhos para qualificar a gestão escolar. (página 3)

    (...)

    O compromisso da gestão escolar com a democracia, com a transparência, deve ser permanente e não pode ser solitário – ele precisa ser ao máximo coletivo, pois, para pensarmos os desafios colocados para a gestão escolar nos tempos atuais, devemos considerar todas as características da sociedade em que vivemos – o grande volume de informações, as novas características do mundo do trabalho, as mudanças constantes trazidas pelas novas tecnologias, entre outras – e o que isso provoca para repensar a escola e suas práticas pedagógicas, bem como o novo perfil de gestor necessário para este tempo. (página 4)

    (...)

    No Planejamento é preciso considerar os recursos existentes, as condições operacionais, as possibilidades reais de execução das ações; portanto, é o momento de confrontar necessidades, condições e recursos para o atendimento das prioridades selecionadas pelo coletivo, assim como o tempo, o momento de sua execução. (página 14)

    (...)

    O período de execução das ações estratégicas priorizadas pelo coletivo, no processo de planejamento participativo, é importante, em função da necessidade e da conjuntura política e sócio-histórica em que a escola está inserida. (página 17).

    Fonte: SISTEMA ESTADUAL DE AVALIAÇÃO PARTICIPATIVA - SEAP-RS --> CADERNO SEAP N. 5 - PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO NA EDUCAÇÃO

    https://servicos.educacao.rs.gov.br/dados/seap_caderno_5_seduc_20141008.pdf