-
Alguém sabe explicar essa questão?
-
Vamos conceituar primeiro: os Indicadores de Liquidez avaliam qual a capacidade de pagamento da empresa quando comparado a suas obrigações junto a fornecedores e funcionários.
Existem alguns índices diferentes, mas a forma de interpretação é a mesma:
1) Maior que 1: demonstra que há capital disponível para uma possível liquidação das obrigações;
2) Igual a 1: os direitos e obrigações a curto prazo são equivalentes;
3) Menor que 1: a empresa não teria capital disponível suficiente para quitar as obrigações a curto prazo, caso fosse preciso.
A questão quer saber se 'Uma empresa que possui índice de liquidez maior que um consegue pagar as suas contas em dia'.
Não. Por quê? Porque uma coisa não tem a ver com a outra. Ela pode estar toda endividada, mas ter capacidade de pagar a todos se for necessário, numa eventual sentença judicial, por exemplo.
-
Não entendi! Como está errada se com índice maior que 1 ,significa que ela ela tem capacidade de quitar suas obrigaçãoes financeiras com os ativos líquidos disponíveis, ou seja, tem capacidade de pagar dívidas no vencimento(em dia)..... Alguém consegue me ajudar?
-
A explicação do colega (Calvin) foi boa, só faltou esclarecer que "consegue pagar as suas contas em dia." é diferente de "conseguir pagar as suas contas a curto prazo".
"contas em dia" dá ideia das dívidas que a organização tem que quitar no atual exercício social.
"contas a curto prazo" seria o termo ideal, pois remete a uma possível quitação de todos os débitos a curto prazo (não ocorre de fato, só mostra a capacidade de sanar as dívidas).
Acho que é isso (CESPE sendo CESPE como sempre...)
-
Quanto maior for o índice de liquidez da empresa, maior tende a ser sua saúde financeira. No entanto, os índices de liquidez não devem ser considerados isoladamente. Para ter uma visão geral do grau de liquidez de uma companhia, é preciso ter em conta seu tipo de atividade e outros indicadores. Se uma indústria mantiver grandes estoques, isso aumenta sua liquidez corrente (pois aumenta o ativo circulante), mas se não conseguir vendê-los, poderá ter problemas de endividamento. Além disso, os índices de liquidez não levam em conta a qualidade do ativo da empresa. Ou seja, se a empresa tiver muitas duplicatas a receber, pode ter um índice alto. Porém, se sua carteira de clientes não for boa pagadora, ela poderá ter problemas.