SóProvas


ID
2867581
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Tendo em vista que existem diversos métodos de avaliação do consumo, como, por exemplo, o recordatório de 24 horas, o diário alimentar, o questionário de frequência alimentar e a história alimentar, e que cada um deles apresenta vantagens, mas também limitações em razão do público-alvo e do nível de detalhamento desejado, julgue o item subsequente, acerca da avaliação do consumo alimentar e da ingestão dietética.


O questionário de frequência alimentar é um método apropriado para avaliar grupos populacionais por apresentar grande acurácia na quantificação da ingestão alimentar.

Alternativas
Comentários
  • questionário de frequência alimentar é qualitativo.

  • Limitações: Impossibilidade em saber as circunstâncias em que o alimento foi consumido; Quantificação pouco exata; Pode haver subestimação por não contemplar todos os alimentos consumidos pelo indivíduo; Dificuldade da análise sem uso de computadores e programas especiais; Necessidade em elaborar questionários direcionados. Listas pequenas (< 50 itens) podem subestimar a ingestão e as grandes (> 150 itens) podem gerar fadiga. Depende da memória do entrevistado e, caso seja auto-aplicado, dependerá do grau de escolaridade.

    Vantagens: Baixo custo, simples administração, não requerendo tanta especialização do entrevistador; Não altera o padrão de consumo; Estima a ingestão habitual; Pode descrever padrões de ingestão alimentar; Utilidade nas pesquisas epidemiológicas Pode ser utilizado para associar nutrientes específicos às patologias e necessidades fisiológicas. Pode ser autoaplicável Gera resultados padronizados.