SóProvas


ID
2867917
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Acerca dos princípios fundamentais que regem a administração pública federal, julgue o item a seguir.


O princípio do planejamento refere-se ao estudo e estabelecimento das diretrizes e metas que devem orientar a ação governamental, por meio, por exemplo, de programas globais, setoriais e regionais.

Alternativas
Comentários
  • acertei na cagada. Pura intuição. Tipo planejamento --- estudo --- diretrizes --- programas governamentais --- ação.

  • CORRETO

     

    DECRETO-LEI Nº 200/67

       Art. 6º As atividades da Administração Federal obedecerão aos seguintes princípios fundamentais:

            I - Planejamento.

            II - Coordenação.

            III - Descentralização.

            IV - Delegação de Competência.

            V - Contrôle.

     

     Art. 7º A ação governamental obedecerá a planejamento que vise a promover o desenvolvimento econômico-social do País e a segurança nacional, norteando-se segundo planos e programas elaborados, na forma do Título III, e compreenderá a elaboração e atualização dos seguintes instrumentos básicos:

            a) plano geral de govêrno;

            b) programas gerais, setoriais e regionais, de duração plurianual;

            c) orçamento-programa anual;

            d) programação financeira de desembôlso.

  • LEMBREI DO PPA, QUEM ESTUDA A.F.O LEMBRARÁ DE CARA!

  • PLANEJAMENTO

    Estudo e estabelecimento de diretrizes e metas que deverão orientar a ação governamental, por meio de um plano geral de governo, programas globais, setoriais e regionais de duração plurianual, de orçamento-programa anual e de programação financeira de desembolso.

    COORDENAÇÃO

    Harmoniza todas atividades da Administração, submete-as ao que fora planejado e visa poupar desperdício.

  • CF 88, ART 165

    § 2º A lei de diretrizes orçamentárias compreenderá as metas e prioridades da administração pública federal, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subseqüente, orientará a elaboração da lei orçamentária anual, disporá sobre as alterações na legislação tributária e estabelecerá a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento.

    § 4º Os planos e programas nacionais, regionais e setoriais previstos nesta Constituição serão elaborados em consonância com o plano plurianual e apreciados pelo Congresso Nacional.

    Como o colega falou, quem estuda A.F.O certamente tira de letra.

  • Certo.

    PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDERAL

    1. Planejamento: Estudo e estabelecimento de diretrizes e metas que deverão orientar a ação governamental, por meio de um plano geral de governo, programas globais, setoriais e regionais de duração plurianual, de orçamento-programa anual e de programação financeira de desembolso.

    2. Coordenação: Harmoniza todas atividades da Administração, submete-as ao que fora planejado e visa poupar desperdício. Na Administração superior, a coordenação é de competência da Casa Civil da Presidência da República. O objetivo é propiciar soluções integradas e em sincronia com a política geral e setorial do Governo.

    3. Descentralização: Descongestiona a Administração Federal por meio de:

    Desconcentração: divide funções entre vários órgãos (despersonalizados) de mesma Administração, sem ferir a hierarquia;

    Delegação de execução de serviço: Pode ser particular ou pessoa administrativa, mediante convênio ou consórcio;

    Execução indireta: Mediante contratação de particulares; precedido de licitação, salvo nos casos de dispensa por impossibilidade de competição.

    4. Delegação de Competência: Autoridades da Administração transferem atribuições decisórias a seus subordinados, mediante ato próprio que indique a autoridade delegante, a delegada e o objeto da delegação. Tem caráter facultativo e transitório, apoiando-se em razões de oportunidade, conveniência e capacidade do delegado. Apenas é delegável a competência para prática de atos e decisões administrativas.

    5. Controle: No âmbito da Administração direta, prevê-se os seguintes controles:

    Controle de execução e normas específicas é feito pela chefia competente;

    Controle do atendimento das normas gerais reguladoras do exercício das atividades auxiliares são organizadas sob a forma de sistemas (pessoal, auditoria) realizada pelos órgãos próprios de cada sistema;

    Controle de aplicação dos dinheiros públicos é o próprio sistema de contabilidade e auditoria realizado, em cada Ministério, pela respectiva Secretaria de Controle Interno.

  • CERTO

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento da Reforma Administrativa de 1967, sendo mais especificamente cobrado o princípio do planejamento.

    Diante disso, vamos a algumas informações, Segundo PDRAE (1995):

    “A reforma operada em 1967 pelo Decreto-Lei nº 200 constitui um marco na tentativa de superação da rigidez burocrática, podendo ser considerada como um primeiro momento da administração gerencial no Brasil. Mediante o referido decreto-lei, realizou-se a transferência de atividades para autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista, a fim de obter-se maior dinamismo operacional por meio da descentralização funcional. Instituíram-se como princípios de racionalidade administrativa: o planejamento e o orçamento, o descongestionamento das chefias executivas superiores (desconcentração, descentralização), a tentativa de reunir competência e informação no processo decisório, a sistematização, a coordenação e o controle". (Apud PALUDO, 2013, p. 87). grifo nosso.


    Deste modo, o decreto-lei nº 200 instituiu quatro princípios que são: planejamento, coordenação, descentralização, delegação de competência, controle. Com efeito, é nítida a ideia de descentralização que os princípios transmitem, sendo essa ideia uma tentativa de desburocratização da administração pública.


    As informações sobre o princípio do planejamento e os seus instrumentos básicos estão constantes no art. 7º do referido decreto, transcrito abaixo.


    Art. 7º A ação governamental obedecerá a planejamento que vise a promover o desenvolvimento econômico-social do País e a segurança nacional, norteando-se segundo planos e programas elaborados, na forma do Título III, e compreenderá a elaboração e atualização dos seguintes instrumentos básicos:


    a) plano geral de governo;

    b) programas gerais, setoriais e regionais, de duração plurianual;

    c) orçamento-programa anual;

    d) programação financeira de desembôlso.

    Ante o exposto, a questão está correta ao afirmar que o princípio do planejamento se refere ao estudo e estabelecimento das diretrizes e metas que devem orientar a ação governamental, bem como informa corretamente três instrumentos constantes na alínea “B" do art. 7º em “programas globais, setoriais e regionais".

    Gabarito do Professor: Certo.


    Fonte:

    Paludo, Augustinho Vicente. Administração Pública. 3ª Ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.


    Decreto-Lei nº 200 de 25 de Fevereiro de 1967.


  • CERTO

  • Probelmas Globais? Global envolve o mundo. Não compreendi o Global.
  • Princípios Fundamentais da Administração Federal, segundo o Decreto lei 200/67:

    1 P

    2 D

    2 C

    Planejamento

    Descentralização

    Delegação

    Controle

    Coordenação.