SóProvas


ID
2868031
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A respeito de relações humanas, desempenho profissional e trabalho em equipe, julgue o item a seguir.


Em sua gestão, o líder de uma equipe deve buscar a conformidade social, um dos fatores críticos de sucesso.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    CONFORMIDADE SOCIAL

    O conformismo é a atitude social que consiste em se submeter às opiniões, regras, normas, modelos que representam a mentalidade coletiva ou o sistema de valores do grupo, gerando então conflito (Asch, 1955).

    Indivíduos ou grupos se tornam conformistas para evitar o conflito entre duas opiniões diferentes e a rejeição pela maioria.

    O sujeito que se conforma não aceita de fato à opinião da maioria. Ou seja, ele conserva a sua própria opinião, mas assume publicamente a opinião da maioria.

    O conformista se contenta em não ser o ator principal da sua vida. Segundo os dicionários, conformismo significa passividade; comportamento ou tendência de se conformar, de aceitar, sem se opor, a uma situação indesejada, é o modo de agir da pessoa que aceita, sem discutir, normas ou valores preestabelecidos.

    Um líder precisa se atentar para não se tornar um conformista, pois um verdadeiro líder é um inconformado por natureza. Inconformado com as injustiças sociais, com os problemas mal resolvidos, com os desperdícios, com os projetos mal planejados e com tudo aquilo que diminui a qualidade de vida das pessoas.

    Um líder não deve ser um rebelde, mas precisa não se deixar moldar, pegar a forma, ou seja, se conformar às mazelas da sociedade.

    Pode soar contraditório, mas a produtividade de uma empresa cresce quando é liderada por um CEO que não segue obedientemente suas políticas organizacionais. Pelo menos é o que revela estudo da Georgia State University, publicado em The Journal of Applied Psychology, segundo o qual uma liderança “conformista” gera apenas redundâncias, e não avanços. Para os autores, o líder conformista é ineficiente porque não estimula novos caminhos ou experiências, enquanto quem pensa diferente traz enfoques mais construtivos. Basicamente, os autores dividem essas culturas em dois tipos: a orientada para tarefas (mais focada em aspectos externos, como as necessidades dos clientes) e a orientada para relacionamento (que visa integrar internamente sua equipe).

    O estudo examinou casos de CEOs e gerentes de 119 empresas de vários ramos de atividade, constatando que os líderes mais ousados geraram melhor desempenho. Já uma liderança que insiste numa política consolidada provoca uma “miopia de foco” em coisas que deram certo no passado, mas não funcionam mais. Um alerta, porém: o CEO não conformista deve tratar essas diferenças de enfoque com habilidade. Líderes que contestam ou descartam todas as políticas adotadas no passado acabam gerando incerteza, conflitos e ambiguidade na equipe que, em consequência, responde com resistência e ressentimento. O segredo é detectar os furos na cultura adotada e preenchê-los, assumindo um estilo de liderança baseado nos aspectos positivos dessa mesma cultura e reforçando-a, em vez de sabotá-la.

    Fonte: https://epocanegocios.globo.com/Carreira/noticia/2016/12/abaixo-os-conformistas.html

  • Fatores críticos de sucesso: uma breve conceituação

    Fatores críticos de sucesso são pontos-chave que, quando bem executados, definem e garantem o desenvolvimento e o crescimento de uma empresa e seu negócio, atingindo seus objetivos. Em contrapartida, quando estes mesmos fatores são negligenciados ou ignorados, contribuem e muito para o fracasso da organização.

    Os fatores críticos de sucesso devem e precisam ser encontrados através de um estudo aprofundado dos próprios objetivos da empresa, derivando de sua missão, sua visão e seus valores, tornando-se referências obrigatórias e fundamentais para que a empresa sobreviva, seja competitiva e tenha sucesso, seja qual for o segmento.

    Ademais, fatores críticos de sucesso também ajudam os gestores a definir as principais diretrizes para a implementação do controle de processos e da governança de TI no cotidiano e no modelo de administração das empresas.

    Exemplos genéricos de fatores críticos de sucesso

    Reputação de solidez financeira.

    Qualificação da administração.

    Conhecimento do mercado.

    Imagem com os stakeholders.

    Equipamentos disponíveis.

    Relacionamento com os fornecedores.

    Expertise no controle de custos.

    Localização (ponto).

    Linhas de produtos e serviços.

    Expertise nos canais de distribuição e logística.

    Expertise em campanhas promocionais.

    Exemplos específicos de fatores críticos de sucesso

    Fatores críticos de sucesso na indústria automobilística: estilo do veículo, economia de combustível, atendimento à legislação ambiental, rede de distribuição eficiente, controle sobre custos de produção.

    Fatores críticos de sucesso na indústria de informática: capacidade de inovação, qualidade nas vendas e na literatura do usuário, facilidade de utilização dos produtos.

    Fatores críticos de sucesso na indústria alimentícia: eficácia na propaganda, eficácia na distribuição de produtos, capacidade de inovação dos produtos.

    Fatores críticos de sucesso em empresas de treinamento: instrutores de competência reconhecida, qualidade e tamanho da base de clientes e de prospects, identificação de temas atuais e relevantes, imagem reconhecida no mercado.

    Fatores críticos de sucesso em empresas de alta tecnologia: capacitação gerencial para atuar em ambientes competitivos, capacidade de inovação, marketing tecnológico, integração com a comunidade científica e tecnológica.

     

    http://www.venki.com.br/blog/exemplos-fatores-criticos-de-sucesso/

  • Errado, pelo seguinte:

    Conformidade social é fazer coisas “conforme” o pensamento das pessoas que estão à volta. Isso é o que gera o famoso “efeito manada”. A pessoa as vezes não pensa de uma determinada forma, mas age como se pensasse, para ficar em conformidade com a sociedade.

    O líder não deve buscar a conformidade social, senão irá se limitar a perpetuar práticas em vez de inovar e buscar melhorias para os processos e cultura organizacional, ele deve agir de acordo com o que é certo, buscando inovações e de forma a levar sua unidade para o alcance de objetivos estratégicos, com eficiência.

  • Mais uma questão interpretativa. Como saber o que o examinador quis dizer? Recorro ao dicionário:

    conformidade

    sf

    1 Qualidade ou estado do que é conforme ou semelhante; analogia, semelhança.

    2 Qualidade ou estado de quem se conforma ou se resigna; conformação, resignação.

    3 Qualidade ou estado de coisas que se harmonizam.

    4 Ato ou efeito de conformar-se; concordância, conformação.

    Pronto achei uma justificativa para o gabarito estar certo. Mas não foi isso o que o examinador quis dizer.

    Posso também definir "conformidade social" como sendo "submissão às normas e expectativas dos grupos de referência" .

    Na acepção de "harmonia social" (3), temos um fator crítico de sucesso. Ora, como obter sucesso na função de liderança, num ambiente de desarmonia?

    Enfim, há margem à interpretação, e não existe uma teoria definitiva que justifique o gabarito.

  • PARA QUEM BUSCA PRATICIDADE:

    O líder deve agir em conformidade com os objetivos da empresa, e NÃO em conformidade social (com base nas opiniões alheias).

  • Em sua gestão, o líder de uma equipe deve buscar a conformidade da empresa, um dos fatores críticos de sucesso.

  • ERRADO

    A conformidade social, no âmbito da gestão, não é vista como fator crítico de sucesso, pois repreende comportamentos e inibe os indivíduos... Vejam:

    A conformidade social é a alteração de comportamento e crenças de uma pessoa em decorrência da pressão de grupo. Elas podem ser realizadas  pelos membros do grupo ou por seu líder e tomam forma, por exemplo, através da repressão de um comportamento, a censura de opiniões, ações físicas ou psicológicas. Se pensarmos a respeito, veremos que a família, a escola, a igreja e a comunidade em geral nos direcionam a comportamentos muito similares aos demais membros do grupo, ou seja, nos levam à conformidade social.

    FONTE: Como a conformidade social pode afetar os negócios - EliRodrigues.

  • ...........................

  • O que se encaixa perfeitamente ao bonito nome Conformidade Social é o infame e popular ditado:

     "Maria vai com as outras ou efeito manada"!

  • A conformidade social ocorre quando um indivíduo omite sua percepção individual para se encaixar à decisão do grupo.

  • Liderança e constância de propósitos # conformidade social é o comportamento ou tendência de se conformar, de aceitar, sem se opor, a uma situação indesejada, é o modo de agir da pessoa que aceita, sem discutir, normas ou valores preestabelecidos.

    ERRADO

  • Item errado,

    O líder não precisa buscar a conformidade social, isso é muito anos 90. Hoje em dia as pessoas por si só estão adaptando-se às regras e a ética dentro das empresas.

    Basta um bate-papo no primeiro dia de serviço com um colega de trabalho e pronto, já sabe como toca o barco. São 129341902384314905834 de desempregados atrás daquela vaga.

  • Nem vá na explicação do professor do QC.

    O prof não explicou o que é conformidade social, nem o que é fator crítico de sucesso, presentes no item. Apenas falou algumas coisas sobre liderança, que é um dos pontos da questão, mas que não tem relação direta com o enunciado.

  • Errado

    O que significa conformidade social?

    Como resultado da socialização, conformidade reflete a interiorização de regras e a sua partilha com os outros. Os indivíduos tendem a agir em conformidade com as expectativas do grupo a que pertencem. Para a grande parte dos autores, a conformidade social apenas existe devido à pressão de grupo.

    Fonte: dicionarioinformal.

  • A meu ver, ninguém viu assim.. mas conformidade social em questão de GP/ADM pode ser ambígua. Pois, pode ser ali harmonia e conformismo com o social, e todos indivíduos. E também pode ser o seu real significado: ser uma coisa negativa e o funcionário acatar, sem reclamar e seguir.

    GAB ERRADO (por já resolver 10x e pá)