SóProvas


ID
2868235
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Os ensaios de materiais são realizados em laboratórios com o objetivo de caracterizar os diversos materiais. A respeito de resistências e de ensaios de materiais, julgue o item que segue.


O limite de resistência à tração é calculado dividindo-se a carga máxima suportada pelo material pela área da seção no momento de sua ruptura.

Alternativas
Comentários
  • O limite de resistência à ruptura é calculado dividindo-se a carga máxima suportada pelo material pela área da seção no momento de sua ruptura.

  • Limite de resistência a tração é a relação entre a tensão aplicada e sua deformação.

  • a curva para o estabelecimento dos limites de resistência é feita utilizando-se como referência a área inicial, desconsiderando o empescoçamento ou estricção.

  • Nícolas Araújo está equivocado.

    O limite de resistência à ruptura é calculado dividindo-se a carga máxima suportada pelo material pela área da seção INICIAL do corpo de prova.

  • Rafael Gomes Pereira Você que está equivocado! O limite de resistência à ruptura é calculado dividindo-se a carga máxima suportada pelo material pela área da seção FINAL do corpo de prova.

    Ora basta pensar que a tensão cai no final justamente por causa da redução da área (estricção)

  • Cleiton, você está equivocado.

    A redução de área devido ao empescoçamento causa um aumento na tensão. A redução de área é considerada na curva tensãoXdeformação verdadeira.

    A queda que você cita corresponde à curva tensão deformação da engenharia, em que não é considerada a redução de área.

    A questão está errada porque a área considerada deve ser a área inicial.

    Quanto a tensão de ruptura, existe divergência entre os autores dos livros. Existem uns que chamam de tensão de ruptura como sendo a tensão máxima (limite de resistência à tração), ou seja, a tensão em que inicia o empescoçamento. E existem outros autores que chamam a tensão de ruptura como sendo aquela na qual ocorre a fratura.

    Eu considero como mais correta a primeira opcão, mas deve-se considerar que poderá haver outra possibilidade nas questões.

  • O limite de resistência serve para especificar os materiais, da mesma forma que a análise química identifica os materiais. O limite de resistência à tração do material ensaiado é calculado pela carga máxima atingida no ensaio e corresponde à tensão máxima at (ponto 2). O cálculo é feito dividindo-se a força máxima pela área inicial da secção transversal do corpo de prova.

  • Para a construção da curva tensão versus deformação de engenharia considera-se a área de seção transversal original. Para a curva real consideram-se tanto a carga quanto a área instantâneos.

  • Limite Resistência a Tração: Tensão máxima dividida pela área inicial (ponto mais elevado no diagrama tensão deformação de engenharia).

    Limite Ruptura: Tensão final dividida pela área final (ponto mais elevado no diagrama real)

    (casos reais é maior que resistência à tração e menor nos estudos de engenharia).