SóProvas


ID
2868256
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

A respeito de tratamentos térmicos em metais, julgue o item seguinte.


As finalidades da normalização de aços englobam a homogeneização e o alívio de tensões.

Alternativas
Comentários

  • NORMALIZAÇÃO DO AÇO

    A NORMALIZAÇÃO É UM TRATAMENTO TÉRMICO APLICADO AOS AÇOS COM O OBJETIVO DE OBTER UMA MICROESTRUTURA HOMOGÊNIA E REFINADA EM SUBSTITUIÇÃO A UMA MICROESTRUTURA ORIGINAL GROSSEIRA, ORIUNDA DE FUNDIÇÃO OU DE CRESCIMENTO EXCESSIVO DE GRÃOS DECORRENTE DE PROCESSAMENTO TÉRMICO/ TERMOMECÂNICO EM TEMPERATURA ELEVADA.

  • Revenimento: aumento de grão

    Normalização: refino de grão.

    Ambos os tratamentos homogeinizam a estrutura cristalina e aliviam tensões.

  • HORRÍVEL DE LER COMENTÁRIOS EM MAIÚSCULO.

  • A normalização busca homogeneizar a microestrutura do material e produzir grãos mais refinados que os que podem serem produzidos pelo recozimento. Como principal "produto" tem-se a perlita fina nos aços eutetóides. Ela também ajuda a aliviar tensões internas presentes no material.

  • TALITA, PARABÉNS!!!!!

    O CARA TA TENDO A RESPOSTA E AINDA POR CIMA TA RECLAMANDO... PELO AMOR, NÉ GUERREIRO...

  • Detalhes:

    A normalização é indicada para aços de baixo, médio e alto carbono, diferentemente, do recozimento que não é indicado para aços de alto carbono pois no seu resfriamento precipita carbonetos nos contornos de grãos e fragiliza a estrutura conhecido como fragilização a 475. O que não ocorre na normalização, este processo além do descrito em outros comentários também serve como preparo da estrutura cristalina pra futuros tratamentos térmicos como a têmpera. Afinal, com objetivo de homogeneizar o tamanho de grãos impede que as peças sofram empenamentos no resfriamento ou mesmo trincas por excesso de tensões internas que ultrapassem o limite de resistência do material.

    Fonte : Chiaverini