SóProvas


ID
2868727
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na gestão do serviço de saúde e de laboratório, é importante enfatizar o papel da higienização das mãos para todos os profissionais de saúde, visitantes e acompanhantes, bem como orientar sobre o correto uso de equipamentos e soluções de trabalho. Acerca desse assunto, julgue o próximo item.


De acordo com a Resolução n.º 306/2004 da ANVISA e com a Resolução n.º 358/2005 do CONAMA, carcaças, peças anatômicas, vísceras e outros resíduos provenientes de animais submetidos a processos de experimentação com inoculação de microrganismos pertencem ao subgrupo A1.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Errado

    RDC 306/2004

    Grupo A2: Carcaças, peças anatômicas, vísceras e outros resíduos provenientes de animais submetidos a processos de experimentação com inoculação de microorganismos, bem como suas forrações, e os cadáveres de animais suspeitos de serem portadores de microrganismos de relevância epidemiológica e com risco de disseminação, que foram submetidos ou não a estudo anátomo-patológico ou confirmação diagnóstica.

    FONTE: http://portal.anvisa.gov.br/documents/33880/2568070/res0306_07_12_2004.pdf/95eac678-d441-4033-a5ab-f0276d56aaa6

  • RESOLUÇÃO RDC Nº 306, DE 7 DE DEZEMBRO DE 2004

    Dispõe sobre o Regulamento Técnico para o gerenciamento de resíduos de serviços de saúde.

    5 - GRUPO A1

    5.1 - culturas e estoques de microrganismos resíduos de fabricação de produtos biológicos, exceto os

    hemoderivados; meios de cultura e instrumentais utilizados para transferência, inoculação ou mistura de culturas; resíduos de laboratórios de manipulação genética. Estes resíduos não podem deixar a unidade geradora sem tratamento prévio.

  • Segundo a RDC nº 222/2018:

    Seção 2 - RSS do Grupo A - Subgrupo A2

    - Carcaças, peças anatômicas, vísceras e outros resíduos provenientes de animais submetidos a processos de experimentação com inoculação de microrganismos,  bem como suas forrações, e os cadáveres de animais suspeitos de serem portadores de microrganismos de relevância epidemiológica e com risco de disseminação, que foram submetidos ou não a estudo anatomopatológico ou confirmação diagnóstica.

  • ERRADO - Grupo A - Subgrupo A2

    RDC Nº 222, DE 28 DE MARÇO DE 2018

    RSS do Grupo A - Subgrupo A2

    Subgrupo A2 - Carcaças, peças anatômicas, vísceras e outros resíduos provenientes de animais submetidos a processos de experimentação com inoculação de microrganismos, bem como suas forrações, e os cadáveres de animais suspeitos de serem portadores de microrganismos de relevância epidemiológica e com risco de disseminação, que foram submetidos ou não a estudo anatomopatológico ou confirmação diagnóstica.

    Subgrupo A4

    - Peças anatômicas (órgãos e tecidos), incluindo a placenta, e outros resíduos provenientes de procedimentos cirúrgicos ou de estudos anatomopatológicos ou de confirmação diagnóstica.

    - Cadáveres, carcaças, peças anatômicas, vísceras e outros resíduos provenientes de animais não submetidos a processos de experimentação com inoculação de microrganismos.