-
Lista de rubricas é encontrada no ELENCO de contas.
-
Plano de contas é o conjunto de todas as contas existentes dentro de uma entidade para uniformizar os registros contábeis (CFC 1330/2011)
-
A lista de contas é encontrada no plano de contas. O erro da questão está quando ela fala que possui um código, pois o código da conta só é encontrado no elenco de contas.
Abraço!
-
b - ☠️ se for pra aqueles professores de contabilidade do QC comentarem, então melhor que fique sem nada mesmo srsrsr melhor pedida é o renato.
-
9.1.1 O plano de contas consiste em um conjunto de títulos, apresentados de forma coordenada e sistematizada, previamente definidos, nele traduzida a estrutura das contas a serem utilizadas de maneira uniforme para representar o estado patrimonial da entidade, e de suas variações, em um determinado período. (Manual de Contabilidade CFC/CRC - Página 79)
O erro da questão está em afirmar que o plano de contas é uma lista de rubrica. As rubricas fazem parte do plano de contas mas não se confundem com ele.
-
Eu não vejo erro, mas teimar com o CESPE é dar murro em ponta de faca. Próximo...
-
O elenco de contas (ou rol de contas) nada mais é do que a relação de contas (intitulação) e respectivos códigos utilizados pela entidade.
Foco e Fé!
A luta continua.
-
Existe o PLANO DE CONTAS, que serve como uma norma para unificar os registros contábeis, existe o ELENCO DE CONTAS, que relaciona cada conta com o respectivo código e existe o MANUAL DE CONTAS, que serve para descrever o funcionamento de cada conta.
Corrijam-me se eu estiver errado
-
Putz, contabilidade tá abandonada mesmo.
QC surpreenderia e muito se trouxesse o Renato pra comentar essas questões novas.
-
Plano de contas é um elenco de contas!
ELENCO DE CONTAS E CORRESPONDENTE CONJUNTO DE NORMAS
O Plano de Contas, genericamente tido como um simples elenco de contas, constituí na verdade um conjunto de normas do qual deve fazer parte, ainda, a descrição do funcionamento de cada conta - o chamado "Manual de Contas", que contém comentários e indicações gerais sobre a aplicação e o uso de cada uma das contas (para que serve, o que deve conter e outras informações sobre critérios gerais de contabilização).
-
GAB:E
O plano de contas é um conjunto de contas, diretrizes e normas que disciplina as tarefas do
setor de contabilidade.
O CESPE foi bem específico nessa questão, pra isso vamos recorrer a doutrina.
Segundo a doutrina, um plano de contas deve conter no mínimo as seguintes partes: elenco de contas, manual de contas e modelos de demonstrações padronizadas.
O elenco de contas (ou rol de contas) nada mais é do que a relação de contas (intitulação) e respectivos códigos utilizados pela entidade.
O manual de contas objetiva apresentar informações detalhadas de cada conta, ou seja, é um guia para o contabilista registrar uniformemente todos os eventos envolvidos na gestão do patrimônio da entidade.
-
Errado
Plano de contas: é o conjunto composto pela relação ordenada e codificada das contas utilizadas pela entidade, como objetivo de uniformizar seus registros contábeis.
Fonte: Alfacon
-
Plano de Contas (ou Elenco de Contas) é o conjunto de contas, previamente estabelecido, que norteia os trabalhos contábeis de registro de fatos e atos inerentes à entidade, além de servir de parâmetro para a elaboração das demonstrações contábeis
-
O erro da questão é afirmar que o plano de contas é um lista de rubricas patrimoniais e de resultado organizada de forma sistemática. Esta é a definição do Elenco de Contas.
-
Gabarito: errado
O plano de contas é um conjunto de contas, diretrizes e normas que disciplina as tarefas do setor de contabilidade. O objetivo do plano de contas é uniformizar os registros contábeis de uma entidade.
O elenco de contas (ou rol de contas) nada mais é do que a relação de contas (intitulação) e respectivos códigos utilizados pela entidade. O quadro acima pode ser considerado um extrato de um elenco de contas (tendo em vista que no elenco constam todas as contas e no nosso exemplo apenas algumas).
O manual de contas objetiva apresentar informações detalhadas de cada conta, ou seja, é um guia para o contabilista registrar uniformemente todos os eventos envolvidos na gestão do patrimônio da entidade. Envolve as seguintes informações: código numérico, intitulação, função, funcionamento, natureza e os critérios de avaliação de cada conta.
Fonte: estratégia
-
Gabarito: Errado.
Código contábil ⇨ Rol de contas.
Bons estudos!
-
Plano de contas em regra é definido como um conjunto de contas contábeis, permitindo o controle econômico da entidade. Partes principais de um plano de contas:
➜ Elenco de contas – relação lógica e ordenada dos títulos (nomes) das contas que compõem um plano;
➜ Função das contas – definição da conta, seu comportamento e seu objetivo;
➜ Funcionamento – mostra o movimento da conta e a forma de se debitar e creditar.
-
Em um plano de contas, é essencial que contenha pelo menos as seguintes partes: elenco de contas, manual de contas, modelos de demonstrações contábeis.
O erro da questão está em dizer que o Plano de Contas é uma lista de rubricas patrimoniais e de resultado.
Rubricas, na contabilidade, é sinônimo de contas. Na questão, foi dado o conceito de elenco de contas, ou seja, um "subconjunto" do plano de contas.
-
ERRADO, ... estaria certo se fosse: O plano de contas CONTÉM uma lista de rubricas patrimoniais e de resultado organizada de forma sistemática e que possui..., uma vez que o PLANO DE CONTAS é a junção de várias informações e não somente uma lista de rubricas patrimoniais.
-
Minha contribuição.
Contabilidade
Plano de Contas
-Conceito: Conjunto de contas, diretrizes e normas que disciplina as tarefas do setor de contabilidade;
-Objetivo: Uniformizar os registros contábeis de uma entidade;
-Elementos essenciais: Elenco de contas, manual de contas (código, intitulação, função, funcionamento, natureza, critérios de avaliação, exemplos de lançamentos, roteiros para conciliações) e modelos de demonstrações padronizadas.
Fonte: Estratégia
Abraço!!!
-
Quem possui o código e a denominação da conta é o elenco de contas.
O plano de contas compõe-se de código, nome, função e funcionamento.
ERRADA
-
Errado.
Veja da seguinte forma, plano de contas é um livro e dentro dele tem os capítulos Elenco de Contas e Manual de Contas.
-
Plano de Contas --> Conjunto de contas, diretrizes e normas que disciplina as tarefas do setor da contabilidade.
Dividido em:
Elenco de contas --> RELAÇÃO DE CONTAS(ROL), com código, rubrica e título.
Manual de contas --> Informações minuciosas(GUIA).
Modelos de demonstrações contábeis.
-
Falando do plano de contas contábil, é uma forma de identificar as contas da empresa através de códigos e classificações para todos os registros de entradas e saídas. Sendo um requisito contábil, ele precisa ser elaborado conforme as regras previstas na . O erro da questão está na forma de tratar o plano de contas como uma simples lista de contas, quando na verdade é a forma de identificá-las.
-
Seria bacana se os colegas deixassem claro onde está o erro da questão... repetir o que eu já sei em nada me ajuda!
-
O Plano de Contas, genericamente tido como um simples elenco de contas onde contém as rubricas, constituí na verdade um conjunto de normas do qual deve fazer parte, ainda, a descrição do funcionamento de cada conta - o chamado "Manual de Contas", que contém comentários e indicações gerais sobre a aplicação e o uso de cada uma das contas (para que serve, o que deve conter e outras informações sobre critérios gerais de contabilização).
GAB ERRADO
-
O erro está em atribuir o conceito do elenco de contas ao plano de contas, reduzindo-o, neste caso. O plano de contas não se limita ao exposto em questão, ele contém o elenco e o manual de contas.
Gabarito errado.
-
> Plano de contas: conjunto de contas, diretrizes e normas afim de uniformizar os registros contábeis de determinada entidade.
> Elenco de contas: é a listagem das contas :
Exemplo:
1. Ativo
1.1 Disponibilidades
1.1.1 Caixa
2. Ativo nao circulante
-
Plano de contas é o conjunto de normas composto pelo Elenco de Contas e Manual de Contas
-
GABARITO: ERRADA
O plano de contas é mais amplo, englobando a relação das contas utilizadas e respectivos códigos, a descrição do funcionamento das contas, registro de operações típicas e outros dados.
-
Plano de contas
Conceito: conjunto de contas, diretrizes e normas que disciplina as tarefas do setor de
contabilidade;
Objetivo: uniformizar os registros contábeis de uma entidade;
Elementos essenciais: Elenco de contas, Manual de contas (código, intitulação, função,
funcionamento, natureza, critérios de avaliação, exemplos de lançamentos, roteiros para
conciliações) e Modelos de demonstrações padronizadas.
O plano de contas não possui "geralmente, uma parte numérica — código contábil da conta — e uma parte alfabética — denominação da conta". É obrigatório ter os 3 elementos essenciais informados.
-
Plano de contas= Flexível não sistemático. se eu estiver errado por favor me corrijam
-
Errado
Plano de Contas: conjunto de normas destinado a amparar os registros contábeis de uma entidade. É formado pelo Elenco de Contas e pelo Manual de Contas
Manual de Contas: padroniza os registros contábeis. É formado pela função e funcionamento das contas, podendo possuir outros elementos, a depender da entidade
Elenco de Contas: relação ordenada das contas utilizadas pela entidade. Ele é elaborado para guiar os procedimentos de contabilização e estruturado de acordo com as necessidades de cada organização ou, em casos especiais, de certos segmentos econômicos
-
ELENCO DE CONTAS: é uma lista de rubricas patrimoniais e de resultado organizada de forma sistemática e que possui, geralmente, uma parte numérica — código contábil da conta — e uma parte alfabética — denominação da conta.
O PLANO DE CONTAS É MAIS QUE UMA LISTA
É UMA LISTA (ELENCO DE CONTAS) + GUIA (MANUAL DE CONTAS).
ORGANIZADA DE FORMA SISTEMÁTICA: CLARO QUE SIM, VEJA QUE O BALANÇO E A DRE TEM UMA ORDEM.
Veja qualquer balanço no google, vai ter um código numérico e o título (nome) da conta.
EX.:
- ATIVO
1.1 CAIXA
1.2 BANCOS
-
Questão sobre plano de contas
e seus componentes.
Vamos começar relembrando o
conceito de Balanço Patrimonial (BP), que é um grande resumo dos saldos das contas patrimoniais. Ele sintetiza a posição das contas do exercício e evidencia as mudanças
patrimoniais que ocorreram em relação ao exercício anterior. Ele é apresentado
aos usuários subdividido em Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido.
Tomando o BP como referência,
dizemos que as contas dentro de cada um desses grandes grupos são elaboradas e organizadas conforme as especificidades de controle de
informações de cada empresa, dentro de um plano
de contas. Logo, a partir do 2º nível de detalhamento (ex.: Ativo
Circulante), cada entidade organiza suas contas sintéticas (ex.:
disponibilidades) e analíticas (ex.: Bancos Conta Movimento) da maneira que atenda
melhor os objetivos da informação contábil, conforme NBC ITG 2000.
Entretanto, isso não quer
dizer que a entidade possa elaborar seu plano de contas sem respeitar critério
algum. Ao classificar as contas a entidade deverá seguir os princípios contábeis, as normas contábeis e as recomendações da doutrina contábil.
Dica!
Isso quer dizer que diferentemente do setor
público, em que temos um plano de contas
padrão (PCASP), no setor privado, em geral, o plano de contas
das entidades não segue um padrão
predefinido.
Nesse contexto, já podemos
conceituar melhor o plano de contas,
que segundo a doutrina abrange até
três elementos:
(1) Elenco de contas.
Aqui temos uma relação das
contas utilizadas por uma empresa em sua escrituração contábil, uma lista de rubricas com códigos e
títulos.
(2) Manual de contas.
Aqui encontramos informações detalhadas sobre as contas
dispostas no elenco de contas: funcionamento, critérios de encerramento,
exemplos de lançamentos entre outras.
(3) Modelos padronizados de demonstrações contábeis.
Aqui são apresentados modelos
(estrutura) das demonstrações contábeis.
Atenção!
Existem autores na doutrina que utilizam o termo plano de contas e elenco de
contas como sinônimos. Entretanto, esse não é o posicionamento majoritário, com
maior rigor técnico. Por isso esteja sempre atento ao texto, contexto, termo
técnico e verbos da questão! Principalmente questões do CESPE.
Exemplo: Repare que no
contexto dessa questão em específico, o examinador pede para julgar acerca do plano de contas. No texto, define o plano com uma série de características do
elenco de contas. Por isso, aqui não
podemos encarar os termos técnicos como equivalentes. Se esse ponto não fosse o
foco do examinador, se estivéssemos em um outro contexto, poderíamos até tratar
de forma diferente.
Feita toda a revisão, já
podemos identificar o ERRO da
assertiva:
Plano de contas é uma lista de rubricas patrimoniais e de resultado organizada de forma
sistemática e que possui, geralmente, uma parte numérica — código contábil da
conta — e uma parte alfabética — denominação da conta.
Elenco de contas é uma lista de rubricas patrimoniais e de
resultado organizada de forma sistemática e que possui, geralmente, uma parte
numérica — código contábil da conta — e uma parte alfabética — denominação da
conta.
Gabarito do Professor: ERRADO.
-
Essa é a típica QUESTÃO BOLICHE, derruba muitos kkkkkkkkkkkkkk
-
ERRADO
Está no Elenco ou Rol de contas
-
Em 18/02/21 às 09:34, você respondeu a opção C.!
Você errou!
Em 23/12/20 às 15:03, você respondeu a opção C.!
Você errou!
-
Típica questão que, independente do quanto você estude e saiba, se você não for conivente com o satanismo presente na mente do examinador da cespe, você vai sempre ERRAR!
-
Plano de contas: Elenco de contas/rol + Manual de contas
- Normas que amparam os registros
- Flexível e Individual para cada entidade
Manual de Contas: Padronização dos registros
- Função e funcionamentos das contas
- Pode possuir outros elementos
Elenco/Rol: Relação ordenada das contas (caso da questão)
E
-
Elenco de contas é uma lista de rubricas patrimoniais e de resultado organizada de forma sistemática e que possui, geralmente, uma parte numérica — código contábil da conta — e uma parte alfabética — denominação da conta.
-
Plano de contas deve conter, no mínimo: elenco de contas, manual de contas e modelos padronizados das demonstrações contábeis.
Dentro do plano de contas, encontramos o elenco de contas, que é uma lista de rubricas patrimoniais e de resultado organizada de forma sistemática e que possui, geralmente, uma parte numérica — código contábil da conta — e uma parte alfabética — denominação da conta.
Gab. Errado
-
Professor? nunca nem vi, parabéns QC.
-
O examinador deu o conceito de ELENCO DE CONTAS, que é uma parte integrante do PLANO DE CONTAS. Geralmente as questões que ele fala de plano de contas, ele substitui o conceito de plano de contas e coloca o conceito de ELENCO DE CONTAS.
ELEMENTOS DO PLANO DE CONTAS
1. elenco das contas (Rol de conta): dar nome com seu respectivo código
2. função das contas: para que serve aquela conta?
3. funcionamento das contas: relacionamento das contas (partidas dobradas)
4. manual das contas: registros das contas
ELENCO DE CONTAS é uma lista de rubricas patrimoniais e de resultado organizada de forma sistemática e que possui, geralmente, uma parte numérica — código contábil da conta — e uma parte alfabética — denominação da conta.
GABARITO: Errado
-
Errado
Foi definido no item o Elenco das contas que trata-se de um rol de contas com a devida especificação, ou seja, uma listagem das contas que serão adotadas nos registros contábeis (relação de contas com seus respectivos códigos e títulos), o que inclui as rubricas contábeis.
Já o plano de contas é um conjunto que deve minimamente conter o Elenco de contas, manual de contas e modelos adotados como padrões para as demonstrações contábeis.
-
PLANO DE CONTAS:
-->Elenco de contas: uma lista de rubricas com códigos e títulos.
-->Manual de contas: Informações detalhadas sobre as contas dispostas no elenco de contas: funcionamento, critérios de encerramento, exemplos de lançamentos entre outras.
-->Modelos padronizados: modelos (estrutura) das demonstrações contábeis.
-
• Elenco de Contas: consiste na relação de contas que serão utilizadas para o registro dos Fatos Contábeis; é a relação e a nomenclatura das contas, normalmente sendo identificada com uma codificação.
-
Repare que no contexto dessa questão em específico, o examinador pede para julgar acerca do plano de contas. No texto, define o plano com uma série de características do elenco de contas. Por isso, aqui não podemos encarar os termos técnicos como equivalentes. Se esse ponto não fosse o foco do examinador, se estivéssemos em um outro contexto, poderíamos até tratar de forma diferente.
Feita toda a revisão, já podemos identificar o ERRO da assertiva:
Plano de contas é uma lista de rubricas patrimoniais e de resultado organizada de forma sistemática e que possui, geralmente, uma parte numérica — código contábil da conta — e uma parte alfabética — denominação da conta.
Elenco de contas é uma lista de rubricas patrimoniais e de resultado organizada de forma sistemática e que possui, geralmente, uma parte numérica — código contábil da conta — e uma parte alfabética — denominação da conta.
Gabarito do Professor QC: ERRADO.
-
PLANO DE CONTAS - objetivo de uniformizar os registros contábeis, é FLEXÍVEL, cada entidade tem o seu.
Dentro do plano de contas temos:
MANUAL DE CONTAS - DETALHAR AS CONTAS (código, intitulação, funcionamento, natureza, critérios de avaliação, roteiros)
ELENCO OU ROL DE CONTAS - LISTA DE RUBRICAS patrimoniais e resultado, organizado de forma SISTEMÁTICA, parte NUMÉRICA (código) e ALFABÉTICA (título da conta).
> O plano de contas permite que se obtenha informações para as demonstrações financeiras.
-
O erro da questão está em afirmar que o PLANO DE CONTAS possui uma parte numérica e uma parte alfabética, e isso é encontrado no ROL DE CONTAS, que faz parte do PLANO DE CONTAS.
Plano de contas é o conjunto de todas as contas existentes dentro de uma entidade; o plano de contas deve conter, pelo menos, as seguintes partes: elenco de contas/rol de contas, manual de contas e modelos de demonstrações contábeis padronizadas.
O elenco de contas envolve a intitulação (rubrica, nome) e o código de cada conta.
O manual é mais detalhado que o elenco de contas. Além de conter as contas, explica melhor sobre cada uma delas.
Fonte: Professor Gabriel Rabelo
-
a assertiva diz respeito tão somente ao elenco de contas.
-
A questão se refere ao Elenco/Rol de contas
-
O plano de contas é um conjunto de contas, diretrizes e normas que disciplina as tarefas do setor de Contabilidade, objetivando a uniformização dos registros contábeis.
gabarito errado
-
Plano de contas: Conjunto de todas as contas existentes dentro de uma entidade para uniformizar os registros contábeis.
O Plano de contas deve conter:
- Elenco de contas: Relação de contas utilizadas pela empresa e envolve titulação (nome) e código da conta.
- Manual de contas: Apresenta informações minuciosas sobre cada conta. ex: funcionamento , função e documentos que suportam os registros.
- Modelos de demonstrações contábeis padronizadas.
-
Não vamos complicar as coisas!
ERRO: o Plano de contas é uma lista de rubricas ? Não! O plano de contas é mais abrangente. Ele inclui a lista de rubricas, o manual e modelo de contas. Logo, não se confundem.
o restante da questão traz uma definição da lista de rubricas.
Gab. portanto, ERRADO