-
As contas transitórias são contas contábeis simples e comumente estão presentes no plano de contas de qualquer empresa e/ou entidades.
-
Gabarito "CERTO" as contas de resultado e transitórias são dinamicas
-
A questão não versa apenas sobre a presença de contas de resultado e transitória no Plano de contas, mas se as informações acerca de seu funcionamento constam no Plano de Contas.
Nesse sentido, convêm transcrever a seguinte definição:
"O Plano de Contas, genericamente tido como um simples elenco de contas, constituí na verdade um conjunto de normas do qual deve fazer parte, ainda, a descrição do funcionamento de cada conta - o chamado "Manual de Contas", que contém comentários e indicações gerais sobre a aplicação e o uso de cada uma das contas (para que serve, o que deve conter e outras informações sobre critérios gerais de contabilização)".
Fonte: http://www.portaldecontabilidade.com.br/guia/planodecontas.htm
-
As contas utilizadas por uma entidade são padronizadas em um plano de contas. Ele é composto por um conjunto de contas, diretrizes e normas que disciplinam as atividades do setor contábil de uma empresa. A principal função do plano de contas é uniformizar os registros contábeis da entidade. Ele contém todas as contas que serão utilizadas no decorrer das atividades da entidade. Ele deve adaptar-se as variações que ocorrerem ao longo do tempo, sendo possível incluir novas contas ou mesmo excluir algumas existentes, de modo que a entidade possa moldar sua contabilidade as variações de mercado. Um plano de contas é composto por pelo menos: elenco de contas, manual de contas e modelos de demonstrações padronizadas.
Elenco de contas: Também conhecido como rol de contas, a grosso modo, é relação de contas em que consta o nome de cada conta, juntamente com os respectivos códigos que as identificam.
Manual de Contas: No manual de contas são apresentadas informações detalhadas acerca de cada conta. Serve como referência para a padronização dos registros contábeis. Nele está presente o código da conta, a função, a natureza de cada conta, exemplos de lançamentos, dentre outros.
Outro ponto relevante é que as contas contábeis têm uma única função, não podendo essa variar de acordo com o lançamento efetuado. Uma conta pode ser debitada ou creditada, porém ela deve estar classificada em algum grupo (receita, despesa, ativo, passivo ou patrimônio líquido). Essa classificação não pode variar, independentemente do lançamento efetuado.
Dentre os exemplos de lançamentos contábeis que constam no plano de contas, tem-se aqueles que encerram as contas transitórias e de resultado, para início do exercício social seguinte, de modo que os lançamentos estejam padronizados. Correta a assertiva.
-
Plano de contas:
1- Elenco de contas > Relação lógica e ordenada dos títulos das contas que compõem um plano de contas.
2- Função das contas > Definição da conta, seu comportamento e objetivo.
3- Funcionamento > Mostra o movimento da conta e a forma de se debitar e creditar.
-
Minha contribuição.
Contabilidade
Plano de Contas
-Conceito: Conjunto de contas, diretrizes e normas que disciplina as tarefas do setor de contabilidade;
-Objetivo: Uniformizar os registros contábeis de uma entidade;
-Elementos essenciais: Elenco de contas, manual de contas (código, intitulação, função, funcionamento, natureza, critérios de avaliação, exemplos de lançamentos, roteiros para conciliações) e modelos de demonstrações padronizadas.
Fonte: Estratégia
Abraço!!!
-
Mais especificamente no manual de contas.
Plano de Contas c { Elenco de Contas | Manual de Contas }.
Gabarito correto.
-
GABARITO CORRETO
O plano de contas é um conjunto de contas, diretrizes e normas que disciplina as tarefas do setor de contabilidade, vale destacar que o plano de contas deve ser flexível, permitindo a exclusão ou inclusão de contas, acompanhando a dinâmica das operações da entidade.
Um plano de contas deve conter no mínimo as seguintes partes: elenco de contas, manual de contas e modelos de demonstrações padronizadas.
O elenco de contas (ou rol de contas) nada mais é do que a relação de contas (intitulação) e respectivos códigos utilizados pela entidade.
O manual de contas objetiva apresentar informações detalhadas de cada conta ( código numérico, intitulação, função, funcionamento, natureza e os critérios de avaliação de cada conta, exemplos de lançamentos apropriados para o registro de operações não triviais, roteiros para conciliações, além de informações referentes aos documentos suportes dos registros contábeis)
-
gab. Certo
Os Planos de contas contém o elenco das contas da empresa, com a descrição de seu funcionamento, registros de operações típicas, nomenclatura, codificações e outros dados. Seu principal objetivo é padronizar os registros contábeis.
-
Mais especificamente no Manual de Contas.
-
Sim. Específicamente no manual de contas.
O Manual de contas tem a função de apresentar informações minuciosas sobre cada conta, como por exemplo, função, funcionamento, encerramento, etc.
GAB CORRETO.
-
O PLANO DE CONTAS é um conjunto de contas, diretrizes e normas que disciplina as tarefas do setor de contabilidade.
O objetivo do plano de contas é uniformizar os registros contábeis de uma entidade. Para tanto, o plano de contas relaciona todas as contas a serem utilizadas no registro das variações patrimoniais.
Dessa forma, o Plano de Contas representa um agrupamento ordenado de todas as contas que serão utilizadas pela Contabilidade dentro de determinada entidade e visa padronizar e facilitar no momento de classificação dos documentos, bem como estabelecer normas de conduta para o registro das operações da entidade.
Alfacon.
-
GABARITO: CERTO
O funcionamento das contas é descrito no plano de contas, incluindo as contas de receitas e despesas propriamente, assim como as contas transitórias, utilizadas, por exemplo, para apuração do resultado.
-
Plano de contas é formado por dois documentos conjuntos:
- elenco de contas: relação de todas as contas contábeis utilizadas pela entidade;
- manual de contas: traz regras específicas sobre o funcionamento de cada conta contábil.
-
Gab: Certo
PLANO DE CONTAS: é um conjunto de contas, diretrizes e normas que disciplina as tarefas do setor de contabilidade. O objetivo do plano de contas é uniformizar os registros contábeis de uma entidade. Para tanto, o plano de contas relaciona todas as contas a serem utilizadas no registro das variações patrimoniais. Nesse sentido, o Plano de Contas representa um agrupamento ordenado de todas as contas que serão utilizadas pela Contabilidade dentro de determinada entidade e visa padronizar e facilitar no momento de classificação dos documentos, bem como estabelecer normas de conduta para o registro das operações da entidade.
-
PLANO DE CONTAS
- Conjunto de Contas, Diretrizes, Normas de conduta
- Uniformiza os registros Contábeis de de uma entidade
- Flexível (De acordo com a necessidade)
- Estrutura Ordenada
- Dentro dele temos (elementos): Rol/Elenco de contas & Manual de Contas
Elenco/Rol de Contas
- Relação de contas (intitulação)
- Respectivos códigos utilizados
- Ex: 1. Ativo 1.1. Ativo Circulante 1.2 Ativo não circulante
Manual de Contas
- Informações detalhadas de cada conta
- "Guia"
- Inclui: Código, Função, Funcionamento, Natureza...
-
Eu errei pois achei que a questão falava do Manual de contas que faz parte do plano de contas.
-
Disponíveis no Plano, mas feitas pelo Manual.
-
Plano de contas
Rol de contas, conjuntos de contas mutáveis p cada empresa. C a função, funcionamento e natureza das contas para padronização
-
exemplo de conta transitória: retificadoras