-
GABARITO "ERRADO"
O livro diária e razão são interdependentes. Na verdade, o livro razão demonstra os lançamentos a débito e crédito em cada uma das contas do plano de contas utilizado.
O balancete de verificação e o balanço patrimonial utilizam as informações tanto do diário quanto do razão.
-
Onde exatamente está a dependencia do livro diário pelo razão? Para mim o razão é uma compilação da movimentação do livro diário, não vejo relação no sentido oposto.
-
Não vejo erro na questão. São livros independentes. Indicada para comentário.
-
Mkillero Opressor creio que pelo fato de o livro razão não ser sempre obrigatório, não o torna essencial para levantamento do balancete
-
alguém poderia postar uma referência a essa interdependência entre os livros não achei na internet.
-
No meu entendimento, o diário é independente do livro razão, já a recíproca não é verdadeira, pois o razão deriva do diário.
Não entendi a questão.
-
Alguém entendeu? kkk
-
Na minha opinião o erro está na parte do texto "... e, em decorrência do balanço, o livro diário reúne..."
A cada conta registrada no Livro Diário abre- se uma folha que controla somente esta conta no Livro Razão. E é do Livro Razão que extraímos os saldos que elaborará o balancete de verificação. O balancete de verificação dará origem ao BP e a DRE.
-
Talvez Bruce Wayne, mas aí entramos numa subjetividade...sigo aguardando o comentário do qconcursos. Cadê o comentário, professor?
-
Mas, olhem: "...em decorrência, do balanço, o livro diário reúne os fatos em ordem cronológica, sendo independente da escrituração no livro-razão."
Não é em decorrência do balanço que o diário reúne os fatos em ordem cronológica, perceberam?
-
O Livro Razão serve para controlar os saldos de todas as contas registradas no Livro Diário, de forma individualizada.
"...sendo independente da escrituração no livro-razão."
-
Acredito que o erro da questão está em afirmar que o livro razão é essencial para o levantamento do balanço. O livro razão não é obrigatório. Se não é obrigatório, logo não é essencial para levantamento do balanço, que é obrigatório.
-
O Livro Diário é utilizado para os registros de todos os eventos que modifiquem ou passam vir a modificar a situação patrimonial de uma entidade. Todos os fatos contábeis, além dos atos administrativos relevantes, devem ser registrados nesse livro. É um livro obrigatório para todos os empresários e sociedades empresárias em geral, conforme determina o novo Código civil.
Já o Livro Razão, tem por finalidade apresentar as contas e suas respectivas movimentações, realizando a escrituração de forma individualizada por conta ou subconta, além de ser nele realizado o lançamento a débito e a crédito das referidas contas e seus saldos.
Resumindo:
Livro Diário:
Obrigatório;
Comum;
Principal;
Cronológico.
Livro Razão:
Facultativo (legislação comercial);
Obrigatório (Legislação do IR);
Principal;
Sistemático.
Fonte: Livro Introdução à Contabilidade - Justino Oliveira
"Onde você está é resultado de quem você era, mas para onde você vai depende inteiramente de quem você escolhe ser". Hal Elrod
Gabarito: E
-
Livro diário não decorre de balanço, mas de fatos contábeis.
-
a questão foi bem elaborada e na verdade não tem nenhum mistério. O erro pra mim foi claro ao dizer que o livro razão é essencial para aferição do BP
-
Livro Razão tornou obrigatório a partir da década de 1980 pela legislação fiscal e pelo cfc
Montoto
-
Gostei muito do comentário do Gabriel Souza, mas aonde está o erro,
pelo que vi, o erro está em que : " é essencial para o levantamento.."
sinônimo de essencial: primordial, principal
-
VAMOS PEDIR PARA O PROFESSOR COMENTAR !!!
A ESTATÍSTICA MOSTRA SEMPRE COMO A MAIORIA RESPONDEU, E NESTA A MAIORIA COLOCOU O GABARITO COMO "CERTO"
-
Júlio Cardozo
Resposta
Olá, eu dei uma pesquisada sobre essa questão e, na verdade, entendo que o Cespe forçou a barra nesse gabarito e se eu fizer algum comentário aqui, estaria forçando a barra para justificar a questão...
Na minha opinião, o item está certo....
-
Para a galera que está com duvidas.
Na questão diz que o Livro-Razão "...é essencial para o levantamento do balancete e, em decorrência, do balanço..."
CORRETO. Para se elaborar o Balancete eu preciso do Razão, e com o Balancete eu elaboro o BP, simples.
A segunda afirmativa foi "o livro diário reúne os fatos em ordem cronológica, sendo independente da escrituração no livro-razão."
ERRADO. Tanto o Razão, quanto o Diário (apesar de um mostrar os fatos em ordem cronológica e o outro, conta por conta, com seus os saldos à débito e à crédito) evidenciam os mesmo fatos, a diferença está em "como" o fato está sendo evidenciado. Logo não são INdependentes.
Como dito pelo colega Rick Bezzera,, ele são INTERDEPENDENTES.
-
sendo independente... sqn
-
Prezados, tem um erro grave em um comentário aqui ao afirmar que o livro razão não é obrigatório.
O livro é obrigatório pela legislação comercial.
-
Creio que o erro esteja em afirmar que o livro razão agrupa as contas, na verdade ele destina uma página para cada.
-
É errado dizer que são independentes.
-
O único erro que encontrei na questão foi este:
"e, em decorrência, do balanço,", pois o livra diário não é em decorrência do balanço...
Me corrijam se estiver errado.
-
livro razão é essencial para o levantamento do balanço
-
Cara, é uma questão simples, mas a redação dessa questão é tão PODRE, que você erra por não interpretar a gramática horrível desse examinador que não sabe separar uma oração da outra, e faz mudar o sentido do que se pede a alternativa.
O erro está em afirmar que o Livro Razão é essencial ao BP, mas a redação é péssima com o paralelismo sintático dessa questão.
-
A questão diz que a sequência dos acontecimentos é:
Registro no Livro Razão --> Balancete de Verificação --> Registro no Livro Diário (ERRADO)
Enquanto que a sequência dos acontecimentos, na realidade, é:
Registro no Livro Diário --> Registro no Livro Razão --> Balancete de Verificação (CERTO)
Obs: pela correta sequência dos registros, nota-se que, de fato, o Registro no Livro Diário é independente do Registro no Livro Razão.
Por fim: o mais difícil na questão era entender a escrita do CESPE com esse tanto de vírgulas e travessões.
-
Diferente do que muitos colegas posicionaram a baixo, acredito que o razão seja realmente necessário para a realização do balancete, até por que a ordem que se segue (pelo menos como eu aprendi...) na elaboração do balancete é:
Diário > Razão > Balancete inicial > Apuração do resultado do exercício > Balancete final > D.R.E
Também acredito que o erro da questão seja este: em decorrência, do balanço, o livro diário reúne os fatos em ordem cronológica. É a mesma coisa que dizer que por causa do balanço o livro diário reúne os fatos em ordem cronológica ??? Mais alguém compartilha dessa ideia ?
Corrijam-me no caso de erros.
-
Gabarito: ERRADO.
É do Livro-Razão que extraímos os saldos ao final do exercício e, com base nesses saldos, será elaborado o Balancete de Verificação que dará origem ao Balanço Patrimonial e ao Demonstrativo de Resultado.
Acredito que o erro da questão está em afirmar que o Livro-Razão agrupa as contas, visto que no Livro-Razão cada página controlará uma conta e somente essa conta.
-
Já que não temos resolução das questões de Contabilidade aqui no QC, tive que recorrer ao TEC.
Lá, o professor afirma que o LIVRO RAZÃO não é obrigatório para a maioria das empresas.
Além disso, o balanço INDEPENDE do livro razão (configurando o erro o da questão).
O balancete utiliza o livro razão para ser feito, mas o balanço não.
Ademais, o balanço usa o livro diário para a sua confecção.
Enquanto o livro-razão — que agrupa as contas sempre com lançamentos de débito e crédito — é essencial para o levantamento do balancete e, em decorrência, do balanço, o livro diário reúne os fatos em ordem cronológica, sendo independente da escrituração no livro-razão.
-
Meu adendo:
O erro da questão está grifado abaixo:
Enquanto o livro-razão — que agrupa as contas sempre com lançamentos de débito e crédito — é essencial para o levantamento do balancete (Certo) e, em decorrência, do balanço, o livro diário reúne os fatos em ordem cronológica, sendo independente da escrituração no livro-razão.
Conforme explicação do professor Claudio Zorzo, no livro razão poderá ter lançamentos somente a crédito que é o caso do Capital SOCIAL. Logo, o certo seria falar que "Agrupa as contas sempre com lançamentos a débito ou crédito"
○ Lançamentos a débito e a crédito estão no livro diário.
GAB: E
FONTE: Professor Cláudio Zorzo.
-
Esta questão cobra conceitos relacionados aos Livros Contábeis.
O Livro Razão é aquele que, através de contas, irá detalhar os lançamentos efetuados no Livro Diário. É um livro facultativo, pela legislação comercial, mas obrigatório pelo Regulamento do Imposto de Renda àquelas empresas obrigadas a declarar com base no Lucro Real. Ele registra todos os fatos contábeis e é sistemático, pois os fatos são registrados por espécie, ou seja, por cada tipo de conta. A ITG 2.000 (R1), que trata da escrituração contábil, também elenca sua obrigatoriedade.
O Livro Diário, por sua vez, é aquele onde devem ser lançadas, em ordem cronológica, com individualização, clareza e referência ao documento probante, todas as operações ocorridas, e quaisquer outros fatos que provoquem variações patrimoniais. Segundo o Código Civil no Livro Diário, que é obrigatório, serão lançadas, com individualização, clareza e caracterização do documento respectivo, dia a dia, por escrita direta ou reprodução, todas as operações relativas ao exercício da empresa.
A redação da assertiva não é das melhores, mas a banca CESPE a considerou incorreta.
Sinceramente não fica claro o motivo da banca ter considero tal assertiva como incorreta. Talvez seja pelo o fato de que ela cita que o Livro Razão "agrupa das contas", quando na realidade cada conta tem uma análise isolada, sendo movimentadas com lançamentos a crédito e a débito.
Talvez, ainda, a banca tenha considerado a assertiva como incorreta por afirmar que "o Livro Razão é essencial para o levantamento do Balanço". Apesar do Livro Razão não ser citado como livro obrigatório pela legislação comercial julgo que tal afirmação seja plenamente correta, pois os saldos finais das contas, essenciais para o levantamento do Balanço Patrimonial, estão disponíveis neste livro contábil!
Enfim, acredito que a assertiva pode gerar muitas dúvidas em função da forma como foi elaborada.
Gabarito do professor: ERRADO.
-
OUTRA QUESTÃO QUE AJUDA:
Com relações aos livros contábeis, assinale a alternativa correta.
(...)
e. O registro no livro Razão é feito em contas individualizadas, permitindo-se apurar, a qualquer momento, o saldo de cada conta.
Portanto, livro-razão -> CONTAS INDIVIDUALIZADAS!
Os livros contábeis obrigatórios são os livros Diário e Razão, e eles constituem registros permanentes.
Obs.: como expertise para concursos, vamos deduzir que, para o CESPE, segundo a legislação, a sociedade empresária tem a obrigação de elaborar pelo menos o Livro-diário. Mas a norma contábil que trata da escrituração deixa claro que a sociedade empresária deve, no mínimo elaborar, o Livro-diário e o Razão.
Erros? Mandem msg!
-
O Livro diário é obrigatório, principal e cronológico.
Obrigatório: é exigido pelo Código Civil, estando sujeito às formalidades intrínsecas e extrínsecas .
Regra: obrigatório. Exceção: pequeno empresário (MEI) – até 81 mil de receita bruta.
Principal: registra todos os fatos contábeis.
Cronológico: os fatos contábeis são registrados em ordem cronológica.
A escrituração do livro diário NÃO PODE ser substituída pela escrituração obrigatória do livro razão.
Destaca-se que não há necessidade de registro do Livro Razão. No entanto, o mesmo deve conter termo de abertura e encerramento, com a assinatura do contabilista e do responsável pela empresa.
O livro Razão é facultativo/obrigatório, principal e sistemático.
Facultativo/obrigatório: facultativo pela legislação societária e obrigatório pelo Regulamento do Imposto de Renda (RIR/2018) somente para as entidades obrigadas a declarar o IR com base no Lucro Real.
Principal: registra todos os fatos contábeis. Sistemático: os fatos contábeis são registrados por tipo de CONTAS (bancos, duplicatas a receber fornecedores, capital social).
A finalidade do livro Razão é demonstrar a movimentação analítica das CONTAS escrituradas no diário e constantes do balanço.
-
Marquei a questão como CERTA, e errei, obviamente.
Depois de estudar e prestar atenção mais no enunciado da questão, encontrei o erro da questão.
O enunciado afirma que o Livro razão é essencial para levantamento do balancete e do balanço.
Então vamos ao ponto: é sabido que o Livro Razão é obrigatório para algumas entidades (sujeitas a tributação do IR pelo Lucro Real) e facultativo para as demais. Sendo assim, não se pode afirmar que o livro Razão seja essencial para elaboração do BP, uma vez que para algumas entidades ele nem mesmo é obrigatório.
Posso estar errado, mas não vi erro na parte final do enunciado, igual alguns colegas. O livro Diário, embora registre os mesmo fatos do livro Razão (apenas de maneira diferente, em ordem cronológica, e não de maneira sistemática conta por conta) é sim independente do livro Razão. Não preciso ter um o Razão, para elaborar o Diário, por exemplo. Volto ao ponto de o Razão nem sempre ser obrigatório para justificar essa independência. Para algumas entidades haverá livro Diário (sempre obrigatório) independentemente de haver ou não livro Razão.
-
Minha contribuição.
Contabilidade
Livro Diário
-Obrigatório: Exigido pelo Código Civil;
-Principal: Registra todos os fatos contábeis;
-Comum: Para todas as empresas;
-Cronológico: Fatos contábeis registrados em ordem cronológica.
Livro Razão
-Pelo Regulamento do Imposto de Renda (RIR/99) somente para as entidades obrigadas a declarar o IR com base no Lucro Real;
-Facultativo: Pela legislação societária;
-Principal: Registra todos os fatos contábeis;
-Sistemático: Os fatos contábeis são registrados por tipos de contas.
Fonte: Estratégia
Abraço!!!
-
O Livro Diário é sim independente do Razão, que, ao contrário do primeiro, sequer é obrigatório (em regra).
O erro, a meu ver, está em dizer que o Razão é essencial para a elaboração do Balanço.
O Razão é essencial para a elaboração do Balancete de Verificação. Do BP, não.
-
O LIVRO RAZÃO NÃO É ESSENCIAL, É FACULTATIVO (EIS O ERRO DA QUESTÃO).
(isto é, registram todos os fatos) e sistemático (leva em conta principalmente a organização das informações).
GABARITO: ERRADO.
-
JULGUE: Enquanto o livro-razão — que agrupa as contas sempre com lançamentos de débito e crédito — é essencial para o levantamento do balancete e, em decorrência, do balanço, o livro diário reúne os fatos em ordem cronológica, sendo independente da escrituração no livro-razão. [FALSO]
LIVRO RAZÃO X LIVRO DIÁRIO
◙ LIVRO RAZÃO: São feitos lançamentos a débito e a crédito de forma que sejam agrupados a fim de encontrarmos o saldo de cada conta contábil; é essencial para o levantamento do balancete de verificação e também auxilia na elaboração do BP visto que esse apresenta, também, o saldo das contas, seguindo uma estrutura estabelecida conforme a legislação contábil aplicada;
♦ O livro-razão é um livro de registro de conta, pois demonstra ao usuário da informação os lançamentos e os saldos de determinada conta que se deseja analisar; portanto, os lançamentos que não envolvem a conta pretendida não são listados;
◙ LIVRO-DIÁRIO: é onde se registra todos os fatos contábeis em ordem cronológica; é onde se escritura o BP e a DRE; o livro-diário consiste no registro de todos os lançamentos da empresa, sendo uma das suas principais características a escrituração em ordem cronológica de dia, mês e ano; é obrigatorio para todas as empresas (salvo pequenos empresários);
♦ Outras características do livro-diário estão na Resolução CFC nº 1330/11: a) em idioma e moeda corrente nacionais; b) em forma contábil; c) em ordem cronológica de dia, mês e ano; d) com ausência de espaço em branco, entrelinhas, borrões, rasuras ou emendas; e e) com base em documentos de origem externa ou interna ou , na sua falta, em elementos que comprovem ou evidenciem fatos contábeis;
◙ Embora o livro-razão seja necessário para o levantamento do balancete de verificação, o qual é um documento complementar, de uso apenas gerencial, e servir como um auxiliar para levantamento do BP, ele é INDEPENDENTE do livro-diário, visto que a legislação não obriga sua escrituração, exceto para aquelas sujeitas a apuração do imposto de renda com base no lucro real;
Fonte:
Fabiano Fernandes, TEC;
Matheus Gales, TEC;
-
Onde tá o erro?
-
Para quem não tem o plano o professor do QC disse
Sinceramente não fica claro o motivo da banca ter considero tal assertiva como incorreta. Talvez seja pelo o fato de que ela cita que o Livro Razão "agrupa das contas", quando na realidade cada conta tem uma análise isolada, sendo movimentadas com lançamentos a crédito e a débito.
Talvez, ainda, a banca tenha considerado a assertiva como incorreta por afirmar que "o Livro Razão é essencial para o levantamento do Balanço". Apesar do Livro Razão não ser citado como livro obrigatório pela legislação comercial julgo que tal afirmação seja plenamente correta, pois os saldos finais das contas, essenciais para o levantamento do Balanço Patrimonial, estão disponíveis neste livro contábil!
Força e Honra
-
Car**lho! se o Igor Cintra teve dúvidas, quem sou eu na fila do Pão.
-
Acho que o erro da questão está em falar que o livro razão agrupa sempre as contas em débitos e créditos, quando na verdade elas são organizadas por ordem cronológica também
-
"O erro da questão refere-se à afirmação de que o livro diário é independente
da escrituração do livro razão. Na verdade, ambos os livros reúnem as mesmas
informações, porém organizadas de formas diferentes.
No livro diário as informações são apresentadas em ordem cronológica
de dia, mês e ano. É útil para determinar todas as operações ocorridas por data.
Entretanto, no livro diário as operações não são classificadas por conta, tornando
inviável a obtenção do saldo de cada conta.
Assim, o saldo de cada conta é obtido através do livro razão, que é
organizado por contas.
O balancete é levantado para averiguar a correta aplicação do método das
partidas dobradas, através dos saldos das contas, obtidas através do livro razão."
Fonte: Professor Gilson nogueira, o pequenino monstrinho.
-
ERRO ....> É essencial para o levantamento do balancete.
-
questão comentada :
https://www.youtube.com/watch?v=C4WQZgVYuNo
-
GABARITO: ERRADO
O livro diário e o livro razão são classificados como livros principais, pois neles são registrados todas as transações que afetam o patrimônio da empresa.
O erro da questão refere-se à afirmação de que o livro diário é independente da escrituração do livro razão. Na verdade, ambos os livros reúnem as mesmas informações, porém organizadas de formas diferentes.
No livro diário as informações são apresentadas em ordem cronológica de dia, mês e ano. É útil para determinar todas as operações ocorridas por data. Entretanto, no livro diário as operações não são classificadas por conta, tornando inviável a obtenção do saldo de cada conta.
Assim, o saldo de cada conta é obtido através do livro razão, que é organizado por contas.
O balancete é levantado para averiguar a correta aplicação do método das partidas dobradas, através dos saldos das contas, obtidas através do livro razão.
-
Para a galera que está com duvidas.
Na questão diz que o Livro-Razão "...é essencial para o levantamento do balancete e, em decorrência, do balanço..."
CORRETO. Para se elaborar o Balancete eu preciso do Razão, e com o Balancete eu elaboro o BP, simples.
A segunda afirmativa foi "o livro diário reúne os fatos em ordem cronológica, sendo independente da escrituração no livro-razão."
ERRADO. Tanto o Razão, quanto o Diário (apesar de um mostrar os fatos em ordem cronológica e o outro, conta por conta, com seus os saldos à débito e à crédito) evidenciam os mesmo fatos, a diferença está em "como" o fato está sendo evidenciado. Logo não são INdependentes.
Como dito pelo colega Rick Bezzera,, ele são INTERDEPENDENTES.
-
Livro-razão não monstra o débito e os créditos como citado.
-
Quem não esta estudando português erra essa questão, só retirar o adjunto adverbial deslocado ali que vc acerta.
-
A questão está errada!
O livro diário e o livro razão são classificados como livros principais, pois neles são registrados todas as transações que afetam o patrimônio da empresa. O erro da questão refere-se à afirmação de que o livro diário é independente da escrituração do livro razão. Na verdade, ambos os livros reúnem as mesmas informações, porém organizadas de formas diferentes. No livro diário as informações são apresentadas em ordem cronológica de dia, mês e ano. É útil para determinar todas as operações ocorridas por data. Entretanto, no livro diário as operações não são classificadas por conta, tornando inviável a obtenção do saldo de cada conta. Assim, o saldo de cada conta é obtido através do livro razão, que é organizado por contas. O balancete é levantado para averiguar a correta aplicação do método das partidas dobradas, através dos saldos das contas, obtidas através do livro razão.
Alfacon
-
Gab: Errado
O Livro Razão é um livro sistemático e não agrupa os lançamento por débito e crédito, como ocorre no Diário.
Ele agrupa os fatos contábeis POR CONTAS, por isso o item foi considerado errado.
Professor Júlio Cardozo - Estratégia Concursos
-
.o erro está em dizer que o Razão é essencial também para o BP. Ele é apenas necessário para o balancete
-
Segundo o professor Cláudio Zorzo, o erro da questão está na parte " livro-razão — que agrupa as contas sempre com lançamentos de débito e crédito", pois quem agrupa contas com lançamentos é o livro diário.
-
Putz.. complicado.. vários comentários e nenhum dá certeza de nada rsrs... essa banca é campeã mesmo em.
-
LIVRO RAZÃO NÃO É ESSENCIAL.
-
Eu errei a questão, li várias vezes e acredito ter encontrado o erro.
O livro-razão, que agrupa as contas sempre com lançamentos de débito e crédito, é essencial para o levantamento do balancete (Certo, o razão é a fonte de informações para a elaboração do balancete);
...e, em decorrência disso, (é essencial para o levantamento) do balanço.
Ao meu ver, aqui está o erro. O razão é essencial para o balancete, porém não o é para o balanço (basta lembrar que o balanço é obrigatório e o razão não).
Redação confusa da questão.
Quanto aos comentários que afirmam que os livros são interdependentes e não independentes, como afirma a questão, entendo estarem errados. Se o diário fosse interdependente do razão, não teria como um ser obrigatório e o outro facultativo, pois dependeria de um para fazer o outro.
Abs.
-
❌Gabarito Errado.
O Livro Razão é aquele que, através de contas, irá detalhar os lançamentos efetuados no Livro Diário.
O livro diário é obrigatório, principal e cronológico.
O livro diário apresenta os valores lançados a débito e a crédito das respectivas contas, em ordem cronológica.
"Não consegui identificar o erro da questão, mas ainda vou encontrar esse erro e vou vir aqui comentar, pois os comentários me deixaram muito confuso".
Bons estudos!✌
-
ERRADO.
Se o Razão é facultativo e dispensável para a maioria das empresas, logo não se pode afirmar que ele é essencial para o levantamento do balanço... E o balanço é escriturado no diário :)
-
ERRADO
LIVRO DIÁRIO (obrigatório): contém lançamentos a DÉBITO e a CRÉDITO
LIVRO RAZÃO (facultativo): possui o SALDO das contas
-
Enquanto o livro-razão — que agrupa as contas sempre com lançamentos de débito e crédito — é essencial para o levantamento do balancete e, em decorrência, do balanço, o livro diário reúne os fatos em ordem cronológica, sendo independente da escrituração no livro-razão.
-
Creio que seja uma questão de interpretação:
Enquanto o livro-razão — que agrupa as contas sempre com lançamentos de débito e crédito — é essencial para o levantamento do balancete e, em decorrência, do balanço, o livro diário reúne os fatos em ordem cronológica, sendo independente da escrituração no livro-razão.
Tirando esse "em decorrência", que foi colocado pra confundir, a redação da questão ficaria:
Enquanto o livro-razão — que agrupa as contas sempre com lançamentos de débito e crédito — é essencial para o levantamento do balancete e do balanço.
Ora, o livro razão é essencial para o balancete de verificação e não para o balanço patrimonial (livro diário).
Quanto a segunda parte, não acho que o livro seja dependente do livro razão, já que o livro diário é obrigatório e o livro razão não.
Gab: Errado.
Qualquer erro me comuniquem.
-
Apesar de o livro razão ser utilizado na elaboração do balancete de verificação, a questão erra ao mencionar que isso o torna essencial para o balanço.
"é essencial para o levantamento do balancete e, em DECORRÊNCIA, do balanço".
gab: E
-
A redação prejudicou o entendimento, mas acredito que lendo com calma e separando as orações e os termos deslocados a gente consegue interpretar.
Acredito que o erro esteja em dizer que o levantamento do balanço decorre ("em decorrência") do levantamento do balancete em que, para sua elaboração, é essencial ter o livro razão. É como se o balanço fosse decorrência indireta do livro razão e direta do balancete, o que não ocorre, pois o balancete de verificação é um demonstrativo auxiliar para fins meramente operacionais e não tem obrigatoriedade fiscal, logo o BP pode ser realizado sem ele. Mas, de fato, o livro razão é essencial para o balancete, já que os saldos finais das contas são extraídos dele.
O resto está tudo certinho. Os livros são independentes no sentido de que ambos são livros principais e não há um livro principal e outro auxiliar.
-
Enquanto o livro-razão — que agrupa as contas sempre com lançamentos de débito e crédito — é essencial para o levantamento do balancete e, em decorrência, do balanço, o livro diário reúne os fatos em ordem cronológica, sendo independente da escrituração no livro-razão.
-
O erro da questão refere-se à afirmação de que o livro diário é independente da escrituração do livro razão. Na verdade, ambos os livros reúnem as mesmas informações, porém organizadas de formas diferentes.
-
O erro pode estar em afirmar que o livro razão é essencial para a elaboração do Balanço. Nem sempre o livro razão será obrigatório e mesmo assim o Balanço Patrimonial deverá ser feito, logo não é essencial
-
Razão > Saldos > Facultativo > Essencial para a elaboração do Balancete de verificação.
Diário > Débito e Crédito > Obrigatório.
-
Questão terrivelmente elaborada, de gabarito duvidoso, de modo que nem o professor conseguiu apontar e justificar o erro da assertiva com exatidão.
-
Livro Razão :
Possibilita o movimento de todas as contas de forma separada.
Deve conter termo de abertura encerramento com a assinatura do contabilista e do responsavel pela empresa.
Demonstra a movimentação analítica das contas
E um livro facultativo regra geral conforme legislação societária
Obrigatório para as entidades que operam IR pelo lucro real
Principal registra todos os fatos contábeis.
Sistemático fatos contabeis são registrados para tipos de contas.
Fonte de informação para elaboração do balancete
E cronológico.
Livro Diário :
E obrigatório exigigido pelo codigo civil .
Principal registra todos os fatos contábeis comum para toda a empresa
Os fatos contábeis são registrados em ordem cronológica
Permite compreender a sequência de acontecimentos ocorridos na empresa.
Não pode ser substituído pela escrituração obrigatória do livro razão
Exceção-MEI(micro empreendedor individual)
Livro Diario:
Obrigatório
Principal
Comum
Cronológico
Diário lancamento a debito e credito.
Razão possui o saldo das contas.
-
está errada a questão, pois o livro razão apresenta os SALDOS, e a questão fala em LANÇAMENTOS .
-
Até o professor está em dúvida.. ¯\_( ͡❛ ͜ʖ ͡❛)_/¯
Não acho que o erro esteja na parte "que agrupa as contas", afinal... o Razão agrupa as contas de mesma natureza/espécie/tipo de conta.
Livro Diário
- Obrigatório
- Dispensado para MEI – até 81 mil de receita bruta
Livro Razão
- Facultativo (Em regra)
- Obrigatório para entidades obrigadas a declarar o IR com base no Lucro Real.
-
Essa questão foi extraída de algum livro. O problema do examinador preguiçoso é esse, o desgraçado da Ctrl C + Ctrl V e tira a afirmativa de contexto.
-
Li 700 comentarios diferentes e ate agora não sei o erro da questão kk
-
Socorro, Deus
-
"Enquanto o livro-razão — que agrupa as contas sempre com lançamentos de débito e crédito — ..........."
O livro razão pode ter uma conta com lançamento apenas de débito, conta com lançamento apenas de crédito ou conta contendo lançamento de débito e crédito.
-
Gab. Errado
Ao afirmar que o livro-razão acabada sendo essencial para o levantamento do balanço patrimonial, torna-se uma afirmativa errada, pois ele é um livro facultativo, dispensável para a maioria das empresas. Além disso, o balanço é escriturado no livro diário.
Fonte: Tec
-
Acho que o erro da questão está na parte:
"... e, em decorrência, do balanço, o livro diário reúne os fatos em ordem cronológica ..."
Já que o balanço decorre do livro diário, e não o contrário.
Corrijam-me se estiver errado.
-
O erro está na palavra independentes, e só.
A primeira parte está ok. o balancete e feito a partir do livro razão.
tanto que a seguinte questão está errada: Na elaboração do balancete, o livro diário é a fonte de informações do contabilista para a realização dos trabalhos relacionados à referida demonstração contábil.
-
Em 08/04/21 às 08:03, você respondeu a opção C.Você errou!
Em 05/02/21 às 20:30, você respondeu a opção C.Você errou!
Em 27/12/20 às 11:57, você respondeu a opção C.Você errou!
Em 12/08/20 às 16:56, você respondeu a opção C.Você errou!
Cansei de errar e fui atrás de descobrir definitivamente o que tá errado nessa joça.
Enquanto o livro-razão — que agrupa as contas sempre com lançamentos de débito e crédito — é essencial para o levantamento do balancete e, em decorrência, do balanço, o livro diário reúne os fatos em ordem cronológica, sendo independente da escrituração no livro-razão.
O livro-razão não agrupa as contas sempre com lançamentos de débito e crédito!
Os lançamentos a débito e a crédito são feitos no livro diário.
Tirando isso, a questão estaria CERTA.
- O livro-razão é essencial para a elaboração do balancete.
- O livro-diário é independente do livro-razão.
- No livro-razão está só o controle de saldo das contas, se cada conta vai receber um lançamento a débito OU a crédito
- O lançamento do débito E do crédito é feito no livro diário.
Fonte: Professor - Cláudio Zorzo.
-
Levei uma facada para cada comentário absurdo e sem noção que li aqui.
Vamos a questão.... retire a parte dos travessões (fica mais fácil)
...o livro-razão é essencial para o levantamento do balancete e, em decorrência, do balanço, o livro ...
1º O livro-razão não é obrigatório
2º O balanço patrimonial é obrigatório
3º Logo, o balanço não depende do livro-razão.
*Erro extra: o livro razão não agrupa contas.
Por favor, não postem comentários sem ter certeza.
-
VI UMA GALERA COMENTANDO ERRADO!!!
O erro da questão está na parte que diz "é essencial... em decorrência, do balanço...". O que não procede, um não é em decorrência do outro, além do razão não ser obrigatório. FIQUEM LIGADOS PORQUE TEM GENTE QUE NÃO SABE NADA E QUER EXPLICAR TUDO!!
O resto está correto.
Fonte: Prof. Gabriel Rabelo.
-
Razão > Saldos > Facultativo > Essencial para a elaboração do Balancete de verificação.
Diário > Débito e Crédito > Obrigatório.
-
Gabarito E
Livro razão: as contas são isoladas, cada conta tem seu próprio saldo. Na contabilidade, quando usamos os razonetes o chamamos carinhosamente de livro Tesão. Olha o formato da letra T, do lado esquerdo coloca o débito e do direito o crédito. Cada conta tem seu próprio Tesão. É mais ou menos desse jeito que é lançado nos razonetes.
Caixa
_______________
Débito I Crédito
5. 000 I 4.000
Estoques
_______________
Débito I Crédito
4. 000 I
Já no balancete lança apenas o saldo de cada conta, nesse caso:
Caixa: 1.000 D Estoques: 4.000 C
Pegando o gancho, o balancete serve para verificar se o método de partidas dobradas está sendo observado pela escrituração, ou seja, só vai confrontar os débitos e créditos e não se os lançamentos contábeis estão corretos.
No livro diário o lançamento dessa operação seria assim:
Maceió, 20 de abril de 2021
Compra de estoques, nota fiscal nº 1.500 VAGAS PF
D - Estoques: 4.000
C - Caixa: 4.000
Os elementos essenciais: Local e data, conta(s) debitada(s), conta(s) creditada(s), histórico da operação e valor da operação.
Outro gancho: Lançamento de 1ª formula, fato permutativo.
Finalizando essa encheção de linguiça:
O razão coleta os dados do diário. E o balancete coleta os dados do razão.
Razão e Balancete não são obrigatórios.
Outro erro é afirmar que o livro-razão depende do Balanço.
Agora pensem...se o razão e o balancete não são obrigatórios, então você pode fazer o BP sem depender deles.
Até porque o balancete não é confiável em relação aos lançamentos.
Agora se não tiver o diário, não consegue fazer as demais.... DRE, BP, DMPL, DPLA, DRA, DVA, DFC....
-
O livro razão é essencial para elaboração do balancete de verificação? SIM, pois é dele que são retirados os saldos das contas. É importantíssimo você saber que o livro diário não traz os saldos e, portanto, não é usado como base para o balancete. Ok, então se isso está certo o erro está em que lugar? Está em dizer que o livro razão é essencial para elaborar o balanço, pois o BP é feito com base no livro diário, como já sabemos, o código civil considera o livro razão dispensável.
-
Se depender dos comentários... kkk
1º) Pensando com RLM: Se Livro Razão, então Livro Diário
Ou seja: se o Razão existe, então o Diário existe. O oposto nem sempre é verdade.
Portanto, o razão depende do Diário, mas o Diário não depende do Razão.
2º) O erro está na afirmação de que o Razão agrupa as contas, quando na verdade a sua finalidade é demonstrar analiticamente cada uma das contas do Diário.
-
o livro diario nao é dependente do livro razao caso fosse o livro razao seria obrigatorio
-
Enquanto o livro-razão — que agrupa as contas sempre com lançamentos de débito e crédito — é essencial para o levantamento do balancete e, em decorrência, do balanço, o livro diário reúne os fatos em ordem cronológica, sendo independente da escrituração no livro-razão.
Os lançamentos são realizados a débito OU a crédito.
-
Comentário de um professor em vídeo explicando essa questão:
https://www.facebook.com/papirocontabil/videos/687518465303806/
-
Pessoal, o erro da questão está em afirmar que o livro razão é essencial ao balanço!
Enquanto o livro-razão — que agrupa as contas sempre com lançamentos de débito e crédito — é essencial para o levantamento do balancete e, em decorrência, do balanço, o livro diário reúne os fatos em ordem cronológica, sendo independente da escrituração no livro-razão.
A redação da questão não é uma das melhores, mas pode ser "traduzida" como: "Enquanto o livro-razão é essencial para o levantamento do balancete e (por este motivo) do balanço, o livro diário reúne os fatos em ordem cronológica, sendo independente da escrituração no livro-razão."
O livro-razão não é essencial para o balanço patrimonial. Alias, ele não é nem um livro obrigatório.
-
Pessoal, o erro da questão está na seguinte parte:
Enquanto o livro-razão — que agrupa as contas sempre com lançamentos de débito e crédito — é essencial para o levantamento do balancete e, em decorrência, do balanço, o livro diário reúne os fatos em ordem cronológica, sendo independente da escrituração no livro-razão.
Em decorrência = consequentemente, em consequência
Reescrevendo a frase fica :
Enquanto o livro-razão — que agrupa as contas sempre com lançamentos de débito e crédito — é essencial para o levantamento do balancete e, CONSEQUENTEMENTE, do balanço, o livro diário reúne os fatos em ordem cronológica, sendo independente da escrituração no livro-razão.
O livro-razão é essencial sim para o balancete, mas para o balanço não é. Por esse motivo a questão está errada.
-
Eu acredito que o erro esteja em afirmar que é essencial para o balanço. Apesar de ser muito útil, não é essencial. Imagina você, concurseiro, fazendo o balanço das Lojas Americanas, não seria "essencial" o uso do livro razão, haja vista que poderia fazer pelo livro diário, mas eu diria: boa sorte.
-
Ao contrário do que a assertiva afirma, é do Livro-Razão que extraímos os saldos ao final do exercício e, com isso, será elaborado o Balancete de Verificação que dará origem ao Balanço Patrimonial e ao Demonstrativo de Resultado. Acreditamos que o vício dela repousa no fato de que o Livro-Razão agrupa tais contas, visto que, neste, cada página controlará uma conta e somente só essa conta.
Gabarito: Errada.
Professor: Paulo Lacerda
-
- Aprendi que o livro razão agrupa as contas em DÉBITO OU CRÉDITO, por isso tem a montagem do razonete. Já o Diário lança DÉBITO E CRÉDITO. O item cabe muitas interpretações do erro.
-
Enquanto o livro- Diário — que agrupa as contas sempre com lançamentos de débito e crédito — é essencial para o levantamento do balancete e, em decorrência, do balanço, o livro diário reúne os fatos em ordem cronológica, sendo independente (Sim, são independentes) da escrituração no livro-razão.
-
LIVRO RAZÃO: SALDOS
FACULTATIVO - PRINCIPAL - SISTEMÁTICO (em regra).
Controla o saldo das contas contábeis
-
Errado:
Enquanto o livro-razão — que agrupa as contas sempre com lançamentos de débito e crédito — é essencial para o levantamento do balancete e, em decorrência, do balanço, o livro diário reúne os fatos em ordem cronológica, sendo independente da escrituração no livro-razão.