SóProvas


ID
2869159
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Conforme os critérios de classificação das contas patrimoniais estabelecidos pela legislação societária, julgue o item que se segue.


Se uma empresa industrial tiver participação de caráter permanente no capital social de outras empresas, esse item patrimonial deverá ser classificado em investimentos, no ativo não circulante.

Alternativas
Comentários
  • CORRETA


    Ativo: Bens e os direitos que a empresa tem.


    Ativo Circulante é toda conta de liquidez imediata, ex: Caixa, Banco, Aplicação de liquidez imediata, Cliente, estoque, etc ... o que esta em circulação constante para melhor entendimento.


    Ativo Não Circulante é a conta de Longo prazo ou de Imobilizado (Permanente) Ex: Participação societária, Terrenos, Veículos, Maquinas, Software, Marcas e Patentes, etc..

  • Ativo Não- Circulante é dividido em 4 grupos:

    Realizável a longo prazo

    Investimentos:  participações societárias permanentes, como ações e outros títulos para controle societário ou fonte de renda.

    Imobilizado

    Intangível

  • LEI 6404/76

    Art 179 III - em investimentos: as participações permanentes em outras sociedades e os direitos de qualquer natureza, não classificáveis no ativo circulante, e que não se destinem à manutenção da atividade da companhia ou da empresa

  • Art. 179. As contas serão classificadas do seguinte modo:

    III - em investimentos: as participações permanentes em outras sociedades e os direitos de qualquer natureza, não classificáveis no ativo circulantee que não se destinem à manutenção da atividade da companhia ou da empresa;


  • (C)

    Outra semelhante:

    CESPE /CONTABILIDADE

    Os valores correspondentes a participações permanentes no capital de outras sociedades e avaliados pelos métodos do custo, da equivalência patrimonial ou do valor justo devem compor o subgrupo investimentos do ativo não circulante.(C)

  • Aprendendo o jogo do CESPE!!!

    INVESTIMENTOS:

    Lei 6404/76, Art. 179. As contas serão classificadas do seguinte modo:

    III- Em investimentos: as participações permanentes em outras sociedades e os direitos de qualquer natureza, não classificáveis no ativo circulante, e que não se destinem à manutenção da atividade da companhia ou da empresa;

    1) Participações PERMANENTES em outras sociedades:

    (CESPE/TRE-MT/2010) Nos investimentos, serão registradas as participações NÃO permanentes em outras sociedades.(ERRADO)

    (CESPE/FUB/2018) Se uma empresa industrial tiver participação de caráter PERMANENTE no capital social de outras empresas, esse item patrimonial deverá ser classificado em investimentos, no ativo não circulante. (CERTO)

    2) NÃO se destinem a manutenção da atividade:

    (CESPE/INMETRO/2010) Classificam-se como investimentos as participações permanentes em ações que se DESTINEM à manutenção das atividades precípuas da companhia.(ERRADO)

    3) Classificadas em INVESTIMENTOS (PÑC):

    (CESPE/MPOG/2015) No balanço patrimonial de uma empresa, as participações permanentes em outras sociedades e os direitos de qualquer naturezanão classificáveis no ativo circulante e que não se destinem à manutenção da atividade da empresa — deverão ser classificados no ativo realizável a longo prazo, ou no ativo imobilizado, conforme natureza de tais participações e direitos.(ERRADO)

    (CESPE/TCE-PA/2016) As participações de caráter permanente em outras sociedades compõem o balanço patrimonial e são classificadas em investimentos, no ativo não circulante.(CERTO)

    (CESPE/FUB/2018) Os valores correspondentes a participações permanentes no capital de outras sociedades e avaliados pelos métodos do custo, da equivalência patrimonial ou do valor justo devem compor o subgrupo investimentos do ativo não circulante.(CERTO)

    Gabarito: Certo.

    "Um dia você ainda vai olhar pra trás e ver que os problemas eram, na verdade, os degraus que te levaram à vitória."

  • CERTO

    COMPLEMENTANDO..

    O nome dessa "coisa" é HOLDING.

    Tem por objeto social a participação no capital de outra sociedade, ou seja, é constituída com a única função de gerenciar as empresas controladas, definindo e orientando as políticas operativas a serem seguidas por elas e pode, eventualmente, patrocinar o financiamento necessário para operacionalizá-las.

    No entanto, não realiza nenhum tipo de operação, razão pela qual o objetivo social se restringe à participação no capital social de outra empresa

  • Vamos lá galera desiste não.. chegaremos lá, como tem muita gente que estuda, você precisa dar o seu melhor, se matar de tanto estudar porque "se você tem sangue de policia você não vai desistir cara, você não pode desistir..."

    Marcelo Zago

  • INVESTIMENTOS:

    as participações PERMANENTES em outras sociedades e os direitos de qualquer natureza e que não se destinem a atividade da empresa. (investimentos meramente especulativos é no AC)

  • CERTO

    Ativo não circulante: composto por ativo realizável a longo prazo, investimentos, imobilizado e intangível.

    Art. 179. As contas serão classificadas do seguinte modo:

    III - em investimentos: as participações permanentes em outras sociedades e os direitos de qualquer natureza, não classificáveis no ativo circulante, e que não se destinem à manutenção da atividade da companhia ou da empresa;

  • Sim porque é permanente os sócios continuam sendo sócios ano após ano, ativo porque é investimento e circulante porque é superior ao período contábil
  • Gabarito: Certo

    Subgrupo do Ativo não circulante:

    INVESTIMENTOS:

    •  Participações permanentes em outras sociedades
    • Direitos de qualquer natureza não classificáveis no AC. 

  • GABARITO CORRETO

    Investimentos (ANC): Compreende as participações permanentes em outras sociedades, bem como os bens e direitos não classificáveis no ativo circulante nem no ativo realizável a longo prazo e que não se destinem a manutenção da atividade da entidade.

    FONTE: Estratégia Concursos

    "A persistência é o caminho do êxito". -Chaplin

  • certo.

    investimentos: as participações permanentes em outras sociedades e os direitos de qualquer natureza, não classificáveis no ativo circulante, e que não se destinem à manutenção da atividade da companhia ou da empresa;

    Como exemplo de contas classificáveis nesse subgrupo temos:

    • Participações em Outras Empresas;
    • Ações de empresas Coligadas;
    • Ações de empresas Controladas;
    • Terrenos para Utilização Futura (terrenos não utilizados);
    • Imóvel para Aluguel*

    * Os imóveis para aluguel podem ser classificados tanto no imobilizado como em investimentos, a depender da finalidade desse aluguel. Será classificado no imobilizado quando o aluguel estiver relacionado às atividades fins da empresa (veja exemplo de questão exigida nesse sentido abaixo). Caso o aluguel não esteja relacionado com as atividades da empresa classificamos como investimentos (propriedade para investimento).

    fonte: Estratégia

  • Eai concurseiro!? Está só fazendo questões e esquecendo de treinar REDAÇÃO!? Não adianta passar na objetiva e reprovar na redação, isso seria um trauma para o resto da sua vida. Por isso, deixo aqui minha indicação do Projeto Desesperados, ele mudou meu jogo. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K 
  • Art. 179. As contas serão classificadas do seguinte modo:

    ... 

    II - no ativo realizável a longo prazo: os direitos realizáveis após o término do exercício seguinte, assim como os derivados de vendas, adiantamentos ou empréstimos a sociedades coligadas ou controladas (artigo 243), diretores, acionistas ou participantes no lucro da companhia, que não constituírem negócios usuais na exploração do objeto da companhia;

     

    III - em investimentos: as participações permanentes em outras sociedades e os direitos de qualquer natureza, não classificáveis no ativo circulante, e que não se destinem à manutenção da atividade da companhia ou da empresa;