SóProvas


ID
2869624
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

No campo da esfera privada dos indivíduos, mesmo havendo divergências, há consensos morais que valorizam ações generosas, leais, corajosas e humildes, entre outras. No campo da esfera pública, no entanto, parece que a prática dessas virtudes fundamentais não garante a retidão da conduta dos agentes responsáveis por decisões políticas. Por exemplo, o que fazer se a lealdade a um amigo é incompatível com um dever público ou quando uma decisão política a favor do bem comum acaba por prejudicar alguém da própria família?


Considerando as dificuldades de conciliar conduta virtuosa e dever cívico dos agentes públicos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Questao bem chata, A alternativa D está errada, pois uma ação politica nao necessariamente precisa ser moral, por exemplo a reforma da previdencia, quando se fala em coisa publica e politica oque ímporta é a finalidade alcançada. Maquiavel ja dizia, os fins justificam os meios.

  • A esfera pública frequentemente coloca o agente político em situações de conflito de difícil solução. sim, de fato, eles tem difíceis conflitos e diferentes soluções pra analisar, se mantendo na neutralidade, julgando sem valor privado ou moral. Analisando a partir das leis que regem a sociedade e a função pública. Se meu pai matou alguém, minha moral faz com que meu pai fique solto, afinal, É MEU PAI! mas na esfera pública, preciso agir com neutralidade e respeitando as leis, assim, prendendo meu pai, ignorando toda questão individual que eu (Agente público) tenho no conflito.