SóProvas


ID
2869639
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

“A desagregação do regime escravocrata e senhorial ocorreu, no Brasil, sem que se oferecesse aos antigos agentes do trabalho escravo assistência e garantias que os protegessem na transição para o sistema de trabalho livre. Os senhores foram eximidos da responsabilidade pela manutenção e segurança dos libertos, sem que o Estado, a Igreja ou qualquer outra instituição assumissem encargos especiais, que tivessem por objeto prepará-los para o novo regime de organização da vida e do trabalho.”

(Florestan Fernandes. A integração do negro na sociedade de classes. Volume 1, São Paulo: Editora Globo, 2008, p. 29. Adaptado)


Segundo o texto, o processo de abolição da escravatura no Brasil

Alternativas
Comentários
  • O texto de Florestan Fernandes procura apontar, sem margem à dúvida, que a transição entre o sistema de trabalho escravocrata e o sistema de trabalho livre no Brasil não ofereceu qualquer suporte aos ex-escravos para a nova condição social, fosse através do Estado, fosse através da igreja ou de qualquer outra institucionalidade. A abolição simplesmente lançou homens e mulheres, até então escravos, ou seja, sem cidadania, direitos, deveres ou proteção legal, na sociedade sem apoio algum. As respostas B, D e E afirmam exatamente o oposto, portanto, estão erradas. A resposta C também vai de encontro ao texto de Fernandes, porém em um argumento mais pontual, o de que tal transição eximiu os antigos senhores de qualquer "responsabilidade pela manutenção e segurança dos libertos".
    A resposta, portanto, que sintetiza o que afirma o texto de Fernandes sobre o processo de abolição é a letra A.

    Gabarito: A
  • A) negou aos libertos o auxílio necessário para que se adaptassem às novas condições sociais.

  • “A desagregação do regime escravocrata e senhorial ocorreu, no Brasil, sem que se oferecesse aos antigos agentes do trabalho escravo assistência e garantias que os protegessem na transição para o sistema de trabalho livre ( A )

  • Gabarito (A)

    Questão interpretativa.

    "Os senhores foram eximidos da responsabilidade pela manutenção e segurança dos libertos, sem que o Estado, a Igreja ou qualquer outra instituição assumissem encargos especiais, que tivessem por objeto prepará-los para o novo regime de organização da vida e do trabalho.

    Bons estudos

  • De certa forma, a abolição da escravidão causou uma estratificação social de classe , pois o ex escravo, agora, era liberto, mas discriminado, sem trabalho; sem condições necessárias para sua sobrevivência restando, assim, continuar ao trabalho assalariado em condições desumanas.

  • sem que se oferecesse aos antigos agentes do trabalho escravo assistência e garantias que os protegessem na transição para o sistema de trabalho livre.

    Isso deixa claro que foi negado auxilio aos " libertos "