SóProvas


ID
2869642
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

“As mulheres trabalham, em média, três horas por semana a mais do que os homens, combinando trabalhos remunerados, afazeres domésticos e cuidados de pessoas. Mesmo assim, e ainda contando com um nível educacional mais alto, elas ganham, em média, 76,5% do rendimento dos homens. Essas e outras informações estão no estudo de Estatísticas de Gênero, divulgado pelo IBGE.”

(Mulher estuda mais, trabalha mais e ganha menos do que o homem. Agência IBGE Notícias. Disponível em https://agenciadenoticias.ibge.gov.br. Adaptado)


No Brasil, diferenças sociais entre homens e mulheres prejudicam a democracia porque

Alternativas
Comentários
  • A Constituição Brasileira de 1988 é muito clara ao afirmar que "TODOS são iguais perante a lei" em seu artigo 5º. Esta determinação constitucional joga por terra as respostas A e B. Nossa legislação não torna legítima a dominação entre gêneros, mas na vida cotidiana ainda persistem desigualdades sociais de diversas naturezas, inclusive de gênero, como revela a pesquisa citada na questão. Essa diferença prejudica nossa democracia, pois oferece às mulheres uma cidadania de segunda categoria na qual elas têm os mesmos deveres, porém gozam de direitos menores, tendo em vista que "os valores sociais do trabalho" são fundamentos de nosso Estado Democrático de Direito, conforme inscrito em nossa Constituição. Dessa maneira, a desigualdade não contribui em nada para nossa democracia, o que elimina a resposta C. A resposta E está errada, pois esta afirma que ampliar o poder social das mulheres seria prejudicial ao Estado de Direito. Estaria correta, se houvesse igualdade, mas diante da desigualdade, ampliar o poder social da mulher é buscar o equilíbrio, justamente a igualdade, logo, não pode ser prejudicial.
    A resposta, portanto, é a letra D.

  • D) a dominação de gênero impõe às mulheres uma cidadania de segunda categoria.

  • Gabarito (D)

    (A) Incorreto. Pois o Estado de Direito combate a desigualdade.

    (B) Incorreto. A nossa legislação veda a dominação.

    (C) Incorreto. Pois a desigualdade enfraquece as relações democráticas. A busca da igualdade do reconhecimento de outros grupos de pessoas é que fortalece a democracia.

    (D) Correto. "a dominação de gênero impõe às mulheres uma cidadania de segunda categoria."

    (E) Incorreto. A ampliação do poder social NÃO é prejudicial. O estado de direito quer convivência harmônica, inclusão das pessoas, igualdade perante à lei, etc.

    Bons estudos!

  • Com base no artigo 5 , inciso I, da Constituição Federal

    Homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações ...

    Se todos são iguais, o estado não pode secundarizar a mulher

  • a dominação de gênero impõe às mulheres uma cidadania de segunda categoria.

    Isso FERI a DEMOCRACIA. somos iguais perante a lei .